Seu funcionário gosta de trabalhar na sua empresa?

Luísa Cusnir
Inova Gente
Published in
3 min readMar 1, 2018

Se você tem medo de fazer essa pergunta, é melhor refletir sobre o que está fazendo.

Todo mundo tem um amigo que ama a empresa em que trabalha, mas também tem aquele que odeia, qual a diferença entre eles e o impacto que isso pode gerar para a produtividade?

O colaborador satisfeito fala bem da sua empresa, comenta como é bom trabalhar lá e como se sente realizado e valorizado. Esse funcionário divulga espontaneamente sua marca, tem orgulho de falar sobre os produtos ou serviços, atrai talentos e fica feliz em gerar resultado para a organização.

Quando há uma vaga aberta, uma nova oportunidade, esse funcionário faz questão de indicar os melhores candidatos. Quando precisa trabalhar um pouco mais, ele entende que a necessidade é legítima e faz com orgulho. Um colaborador motivado é o que garante o sucesso da sua empresa.

O colaborador infeliz fala mal da companhia, compartilha o que acha errado, expõe as falhas internas, divulga a falta de realização e gestão, não recomenda sua marca, trabalha sempre pensando em outra vaga, outra oportunidade. Trabalha esperando a sexta-feira.

Um colaborador que não recebe atenção, reconhecimento e cuidado, pode acabar com o seu negócio, ele espalha esse sentimento para outras pessoas da equipe e cria um ambiente pouco produtivo e extremamente desgastante.

Se esse perfil lhe soa familiar, posso dizer que há muito a ser feito e mais do que isso, PRECISA ser feito!

Pense em quais são os “calcanhares de aquiles” da sua corporação, do que os colaboradores reclamam? Do que sentem falta? Como é a gestão das equipes, há confiança nos líderes? A empresa se preocupa legitimamente com os colaboradores?

Avalie como sua empresa está posicionada nos seguintes itens:

O ambiente é saudável?

• Pergunta-se a opinião da equipe?
• Há direcionamento sobre a estratégia da empresa e para onde estão caminhando?
• Respeita-se a diversidade?
• Há investimento para que se desenvolvam?
• Valoriza-se a forma, ou somente os números?

Essa lista poderia ter uma infinidade de itens, mas partir desses já ajudará bastante no diagnóstico. É importante entender que, se a sua empresa sofre com turnover excessivo, faz processos seletivos muito rápidos e sempre perde pela falta de gestão do conhecimento, você está gastando dinheiro com as coisas erradas.

É possível trocar 4 funcionários desmotivados por 1 motivado e alcançar a mesma produtividade, ou seja, você está gastando 4 vezes mais do que deveria para alcançar os mesmos resultados.

Que tal investir essa verba em melhorar o ambiente e o clima da sua empresa? Faça um estudo da cultura organizacional que você tem e a que deseja ter, invista na qualidade de vida do seu colaborador, planeje reconhecimentos por conquistas, pergunte do que o seu funcionário sente falta e busque solucionar.

Nenhuma empresa é perfeita, mas as que tem mais sucesso são transparentes, coerentes e tem uma opinião comum: estão onde estão graças à pessoas.

--

--

Luísa Cusnir
Inova Gente

Cofundadora e COO da N2B, é formada em Adm pela EAESP — FGV, trabalhou com RH, endomarketing, benefícios e seguros antes de empreender