Inoversidade?

Promovendo a inovação educacional no ensino superior

Adauto Braz
May 15, 2016 · 3 min read

Acreditamos que a educação oferecida pelo nosso sistema de ensino superior está muito longe do tipo de educação necessária no século XXI. Dado o contexto em que vivemos, de mudanças cada vez mais rápidas, é preciso repensar nossas estruturas sociais de transmissão e criação de conhecimento.

Trazendo esta discussão para a realidade de sala de aula, acreditamos que os modelos tradicionais de ensino e aprendizagem estão ocasionando um desperdício sem precedentes do potencial de jovens universitários, minando, muitas vezes, sua curiosidade intelectual e vontade de aprender.

Mas isso você já sabia, não? Todos nós, de uma maneira ou de outra, entendemos que existem muitos problemas na universidade. Seja você aluno ou professor, é bem provável que alguns destes o afetem diretamente.

Caso você tenha conversado com colegas de outras instituições, então provavelmente já identificou um padrão: muitos dos problemas da sua universidade também são problemas em outras instituições. De maneira geral, é possível dizer que muitos dos problemas do ensino superior brasileiro são generalizados.

Tão fácil quanto identificar essa panaceia de problemas é identificar tentativas de solucioná-los de diversas maneiras. Nesse sentido, quanto mais eficiente poderia ser o processo de mudança se compartilhássemos experiências e buscássemos soluções em conjunto, certo?

É com essa ideia em mente que surge a Inoversidade.

Somos um grupo de pessoas — alunos e professores de diversas universidades — que cansou de ouvir que mudar é impossível. Esta organização nasce da nossa vontade de transformar o ambiente universitário e alinhar a realidade deste com as necessidades do século XXI. Queremos, de maneira democrática e colaborativa, acelerar as mudanças por meio do compartilhamento de experiências, da garantia do incentivo e do apoio necessário à iniciativas pedagógicas inovadoras e da inclusão democrática de todos no processo.

Nossas ações serão pautadas em três eixos:

  • Compartilhar experiências: existem diversas pessoas tentando solucionar, cada um a sua maneira, os problemas do ensino superior. A falta de comunicação entre esses agentes de mudança, porém, prejudica a todos nós. Um dos nossos focos de ação é a criação de um espaço de compartilhamento de experiências educacionais, seus erros, resultados e aprendizados (este site!). Esperamos, assim, facilitar o acesso à informação e diminuir a barreira de entrada para professores, alunos e administradores dispostos a implementar e experimentar novos modelos pedagógicos.
  • Propor políticas públicas: sabemos que vários dos entraves para a inovação educacional vêm do grande conjunto de leis e regras que nossas instituições precisam seguir. Por isso, para garantir ações de impacto, queremos criar debates em torno de políticas públicas e legislações do setor que precisam mudar para garantir o apoio, os incentivos e agilidade para as mudanças propostas.
  • Produzir conhecimento: embora existam indicadores para falar de qualidade do ensino superior, ainda há muito a ser explorado. Novos tempos demandam novos tipos de análises e queremos usar nossa rede para entender melhor a realidade de alunos, professores e administradores nas universidades brasileiras.

Quer receber nosso conteúdo no seu email? Assine a nossa Newsletter.

Estamos buscando interessados em participar da Inoversidade. Se você se identificou com a proposta e quer entrar para o nosso time, basta se inscrever AQUI. Mal podemos esperar para conhecer você!

Inoversidade

Promovendo a inovação educacional no ensino superior

Inoversidade

Promovendo a inovação educacional no ensino superior

Adauto Braz

Written by

Data Scientist Manager, learning addict and music maniac| adautobraz.neto@gmail.com |

Inoversidade

Promovendo a inovação educacional no ensino superior