Inoversidade
Published in

Inoversidade

Inoversidade?

Promovendo a inovação educacional no ensino superior

Acreditamos que a educação oferecida pelo nosso sistema de ensino superior está muito longe do tipo de educação necessária no século XXI. Dado o contexto em que vivemos, de mudanças cada vez mais rápidas, é preciso repensar nossas estruturas sociais de transmissão e criação de conhecimento.

Trazendo esta discussão para a realidade de sala de aula, acreditamos que os modelos tradicionais de ensino e aprendizagem estão ocasionando um desperdício sem precedentes do potencial de jovens universitários, minando, muitas vezes, sua curiosidade intelectual e vontade de aprender.

Mas isso você já sabia, não? Todos nós, de uma maneira ou de outra, entendemos que existem muitos problemas na universidade. Seja você aluno ou professor, é bem provável que alguns destes o afetem diretamente.

Caso você tenha conversado com colegas de outras instituições, então provavelmente já identificou um padrão: muitos dos problemas da sua universidade também são problemas em outras instituições. De maneira geral, é possível dizer que muitos dos problemas do ensino superior brasileiro são generalizados.

Tão fácil quanto identificar essa panaceia de problemas é identificar tentativas de solucioná-los de diversas maneiras. Nesse sentido, quanto mais eficiente poderia ser o processo de mudança se compartilhássemos experiências e buscássemos soluções em conjunto, certo?

É com essa ideia em mente que surge a Inoversidade.

Somos um grupo de pessoas — alunos e professores de diversas universidades — que cansou de ouvir que mudar é impossível. Esta organização nasce da nossa vontade de transformar o ambiente universitário e alinhar a realidade deste com as necessidades do século XXI. Queremos, de maneira democrática e colaborativa, acelerar as mudanças por meio do compartilhamento de experiências, da garantia do incentivo e do apoio necessário à iniciativas pedagógicas inovadoras e da inclusão democrática de todos no processo.

Eixos de ação

Nossas ações serão pautadas em três eixos:

  • Compartilhar experiências: existem diversas pessoas tentando solucionar, cada um a sua maneira, os problemas do ensino superior. A falta de comunicação entre esses agentes de mudança, porém, prejudica a todos nós. Um dos nossos focos de ação é a criação de um espaço de compartilhamento de experiências educacionais, seus erros, resultados e aprendizados (este site!). Esperamos, assim, facilitar o acesso à informação e diminuir a barreira de entrada para professores, alunos e administradores dispostos a implementar e experimentar novos modelos pedagógicos.
  • Propor políticas públicas: sabemos que vários dos entraves para a inovação educacional vêm do grande conjunto de leis e regras que nossas instituições precisam seguir. Por isso, para garantir ações de impacto, queremos criar debates em torno de políticas públicas e legislações do setor que precisam mudar para garantir o apoio, os incentivos e agilidade para as mudanças propostas.
  • Produzir conhecimento: embora existam indicadores para falar de qualidade do ensino superior, ainda há muito a ser explorado. Novos tempos demandam novos tipos de análises e queremos usar nossa rede para entender melhor a realidade de alunos, professores e administradores nas universidades brasileiras.

Se interessou?

Quer receber nosso conteúdo no seu email? Assine a nossa Newsletter.

Estamos buscando interessados em participar da Inoversidade. Se você se identificou com a proposta e quer entrar para o nosso time, basta se inscrever AQUI. Mal podemos esperar para conhecer você!

Conhece alguém que tem tudo a ver com esse projeto? Divulgue por aí!

--

--

--

Promovendo a inovação educacional no ensino superior

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Adauto Braz

Adauto Braz

Data Scientist Manager, learning addict and music maniac| adautobraz.neto@gmail.com |

More from Medium

Dee Dee Bridgewater Records and Reflects on Her Malian Experience in The Landfill Chronicles

Breakfast with the King

MAYG: Tattoos and traits

Ryan Vandal The Next Big DJ