Dicas: como realizar o desbloqueio criativo!

Se mantenha criativo, mesmo quando o bloqueio vir

Insania Publicidade
May 18 · 3 min read
Image for post
Image for post

Acreditamos que todas as profissões usufruem da criatividade para trabalhar, mas profissionais que trabalham com criação de textos, artes e estratégias de marketing devem tremer ao ouvir o termo: "bloqueio criativo" — os dedos até pesaram para digitar.

Aquele momento que nada faz sentido, que não consegue tirar um projeto da cabeça e colocá-lo em prática. Dá calafrios né? Você começa até a questionar sua própria vida e profissão, pode até chegar a síndrome do impostor.

Esse momento, que tanto nos amedronta pode ser menos doloroso e, as vezes, facilmente revertido com a aplicação de algumas técnicas de desbloqueio criativo.

Vivemos em um mundo repleto de informações, somos bombardeado por anúncios, mensagens, símbolos e isso faz parte da nossa vida. A questão é, o que fazemos com tanta informação?

O nosso maior banco de dados é nossa própria vida. Basta olhar para a janela do trem, ônibus ou ao caminhar na rua e teremos bagagem e referências suficientes para, no mínimo, discutir sobre gostos e preferências, até avaliar bons e ruins designs (claro, envolvendo o gosto pessoal).

A rua e nossa vivência nos transforma em seres criativos. Isso está ao alcance de qualquer pessoa.

Não adianta acharmos que somos auto suficientes e que uma ideia mirabolante sairá das nossas cabeças com um toque de um anjo criativo.

A busca por referências é a maior fonte de inspiração em bloqueios criativos, mas há um segredo que quase ninguém te conta…

As referências, normalmente, estão onde a gente menos espera!

Se você sempre procurar nos mesmos lugares, nas mesmas fontes, você nunca vai ser criativo, muito menos inovar.

A parte legal do desbloqueio é que, você pode achar a solução para a comunicação do seu escritório de contabilidade, lendo um texto de Leandro Karnal, ou mesmo você pode fundamentar toda a campanha de marketing digital do seu cliente, buscando referências em movimentos da moda!

O segredo é buscar referências em todos os lugares, sair da caixa de verdade, fugir do lugar comum. É muito fácil emperrar na criatividade se você olha para o próprio espaço, ou para o mercado em que atua.

Então se reconheça enquanto artista, olhe tudo com outra ótica, perceba todas as diferenças entre mercados e adapte isso ao seu favor. Jamais copie! Crie novos traços, nuances e significados através de toda a bagagem que você adquirir nessa nova observação.

Vale destacar, também, que muitas vezes o bloqueio criativo se dá por conta de stress e cansaço. Desligue-se um pouco, isso pode abrir muito espaço em sua cabeça.

Listamos para você aqui alguns perfis e sites que usamos para abrir nossa mente:

Clique aqui para baixar nossa apresentação de 2020 e confira nossos projetos!

Acha que a Insania pode ser a sua agência? Vem bombar sua comunicação com a gente:

Ligue: 11 3881 0053 | E-mail: susana@insania.com.br

insaniapublicidade

Escute sua marca.

Insania Publicidade

Written by

Não existe fórmula mágica, publicidade é uma para cada um.

insaniapublicidade

Escute sua marca. Ouviu algo? Aquietar-se num mundo vasto de informação não é a melhor opção, deixe a Insania mostrar o caminho. A Insania vai te surpreender

Insania Publicidade

Written by

Não existe fórmula mágica, publicidade é uma para cada um.

insaniapublicidade

Escute sua marca. Ouviu algo? Aquietar-se num mundo vasto de informação não é a melhor opção, deixe a Insania mostrar o caminho. A Insania vai te surpreender

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store