Inside PicPay
Published in

Inside PicPay

A Carreira em Produtos

Ilustração por Marina Galsi.

Recentemente, lançamos em conjunto com nosso departamento de Pessoas&Cultura, a carreira para Product Managers do PicPay.

Um dos nossos primeiros desafios enquanto Chapter de Produtos, foi criar a carreira dos Product Managers do PicPay. Quando nosso time se formou, a demanda era latente pela visibilidade de caminhos de carreira, papéis e responsabilidades, e um plano claro de desenvolvimento dos PMs. Era esperado que, além da carreira, tivéssemos delineado claramente o papel do PM na empresa e também como ele interagiria com outros papéis.

Começamos o trabalho fazendo benchmarks com outras empresas e pensando em papéis e responsabilidades. Utilizamos a famosa matriz RACI, para tentar delinear esse escopo. Esse foi o nosso primeiro aprendizado.

A RACI enquanto uma tabela de responsabilidades, desce muito o nível para tarefa, sentimos que colocou pessoas em “caixinhas” e passou a impressão de que não é possível ultrapassar fronteiras. E nós, acreditamos em empoderamento e autonomia. Pronto, primeiro rascunho no lixo.

Nossa segunda tentativa montou um papel de PM baseado nas melhores práticas do mercado. Cagan, Teresa Torres, os melhores dos melhores. Também não funcionou, porque estes não contemplam cenários e demandas específicas da empresa.

Mas vem comigo que agora deu certo! Em um esforço conjunto, trouxemos os principais líderes de produto da empresa e relacionamos suas dores, suas necessidades e principais desafios do PM e com isso, montamos um grupo de trabalho.

O grupo de trabalho seguiu os seguintes passos:

  • Relação de dores de todas as áreas;
  • Benchmarks com outras empresas;
  • Definição das principais tarefas do Product Manager;
  • Definição das competências (hard e soft skills) necessárias para desenvolver e performar cada vez melhor;
  • Definição do esperado em cada nível de competência;
  • Definição da nomenclatura de cada nível de Product Manager.

Com o resultado desse trabalho, foi possível criar o Radar de Competências, ferramenta desenvolvida pelo time de Pessoas&Cultura, que facilitará o Plano de Desenvolvimento Individual e a conversa com o Gestor, reduzindo — e muito — a subjetividade na avaliação do PM pelo gestor.

Além disso, o processo de contratação e treinamento fica mais simples, padronizado e focado nas competências.

E aí você me pergunta: o que faz um Product Manager e quais são as competências necessárias para ser um, no PicPay?

A pessoa Product Manager é responsável por identificar, dar visibilidade e priorizar as necessidades das pessoas clientes e usuárias, considerando a estratégia e oportunidades de negócio, com o objetivo de maximizar o valor da empresa. Define junto com o time a solução com foco em gerar resultado e qualidade.

Sobre as competências

Temos as nossas competências divididas em 3 pilares: técnicas, comportamentais e de negócios.

As competências técnicas são:

Discovery

Diz respeito à capacidade de analisar problemas ou necessidades não atendidas do usuário e conduzir de maneira eficaz experimentos para validar possíveis soluções, mitigando riscos de negócio, entrega de valor, viabilidade e usabilidade, a fim de identificar novos possíveis produtos ou melhorias em produtos existentes visando alcançar um determinado objetivo.

Delivery

Diz respeito ao planejamento das entregas, priorização, acompanhamento do desenvolvimento, estratégia do rollout, coordenar as ações de comunicação e monitoramento das métricas de sucesso do produto.

Decisão baseada em dados

Diz respeito à identificação e mapeamento do problema, através de análises baseadas em dados (qualitativos, quantitativos e de negócios), visando desenhar estratégias e elencar prioridades. Além disso, definir as métricas de sucesso e a capacidade de utilizá-las para o acompanhamento do ciclo de vida do produto.

As competências comportamentais são:

Liderança

Diz respeito ao ato de inspirar uma visão contundente, bem como criar um senso de objetivo comum. Esta competência também avalia a habilidade de compartilhar conhecimento para o autodesenvolvimento do grupo e influência para a ação. Habilidades fundamentais para manter um diálogo aberto e criar um clima onde as pessoas queiram fazer o seu melhor.

Comunicação e Impacto

A competência de comunicação engloba a habilidade de dialogar com os membros do time, stakeholders, para transmitir uma mensagem, demonstrar o valor e despertar o interesse, a partir de uma escuta ativa e resposta adequada.

Adaptabilidade e Flexibilidade

Refere-se ao dinamismo para enfrentar as adversidades, com resiliência e foco nas entregas, bem como de adaptar-se às novas situações e orientações, buscando interagir adequadamente às diferentes exigências das mudanças em curso.

E por fim, as competências de negócios, sendo:

Visão Estratégica

Refere-se à orientação para o futuro, com o objetivo de antecipar consequências e tendências com rapidez e precisão. Além disso, esta competência avalia a atitude de apresentar cenários factíveis, com possibilidades e probabilidades, para proposição de uma estratégia feita a partir de análise do setor e do mercado, clientes atuais e potenciais e habilidades de organização em comparação ao ecossistema externo ao PicPay.

Visão de Negócios e Produtos

Refere-se ao entendimento do contexto do negócio, produtos e soluções do PicPay, e a capacidade posta em prática de propor soluções que geram impacto, conforme as necessidades do negócio e da estratégia.

Priorização

Habilidade de tomar decisões baseadas no maior impacto para os usuários, análises de indicadores e objetivos estratégicos, mesmo que complexas e sob pressão, responsabilizando-se pelos erros e acertos e construindo aprendizados.

A nossa carreira dará oportunidades para o crescimento tanto Técnico quanto para Gestão, segundo as aptidões e desejos de cada #PicPayLover.

E aí, quer ser PM no PicPay? Temos vagas!

Acreditamos que uma ótima forma de evoluir é por meio do compartilhamento de conhecimento. Aqui você encontrará artigos dos mais variados times que constroem diariamente as soluções usadas por milhões de pessoas. Boas vindas ao Inside PicPay!

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Priscila Ribeiro Chagas

Priscila Ribeiro Chagas

More from Medium

A systems design project : Sabzi Mandis and waste collection

The ghost design element that refuses to die

Top Product Pitfalls To Avoid — Empathy (Part 1 of 5)

Things can go wrong when we attempt to walk a mile in their shoes.

Becoming an interaction designer: DSI 08 — week 4