O time de Research do PicPay

Um breve conto sobre o time que tem um pouco mais de um ano, dobrou de tamanho e tem deixado um legado na empresa

Diana Fournier
Inside PicPay
4 min readOct 16, 2020

--

Atual time de UX Research do PicPay — da esquerda para a direita, de cima para baixo: Diana Fournier, Mariana Antoniazzi, Bruna Peres, Aline Vieira, Sheylla Lima, João Uliana, Arthur Santos e Géssica Sena.

Sou Diana Fournier, Coordenadora do time de Pesquisa com o Usuário do PicPay e vim aqui nesse artigo contar um pouco da história desse time maravilhoso com o qual trabalho desde Fevereiro/2020. Comecei um mês antes do isolamento social por causa da pandemia começar, então tive a oportunidade de conhecer pessoalmente algumas pessoas do time e também de conhecer o escritório lindo que trabalhávamos.

O time de Research começou junto com a área de produto do PicPay, lá no meio do ano de 2019, o que já mostra que a cultura de pesquisa iniciou junto com a cultura de produtos. No começo, o time funcionava como se fosse uma consultoria interna — quem quisesse fazer pesquisa com o usuário na área de produtos (Product Managers e Product Designers), independente de qual fosse o tipo de pesquisa (de descoberta, exploração ou validação)* criava uma espécie de briefing para o nosso time e alguma das UX researchers pegava a "demanda" para executá-la. Acontece que esse formato se tornaria inviável, pois a partir do momento que o time de Design e Produtos começou a crescer "loucamente" e pedir pesquisa, isso se tornaria um gargalo no processo.

Com a minha chegada, a primeira coisa que realizamos foi um mapeamento de pesquisas— colocamos lado a lado as pesquisas que já haviam sido feitas, as que estavam em andamento e as que estavam no backlog. Ao fazer isso, ficou claro que as maiores perguntas dos briefings eram as mesmas entre os times, tais como:

  • Quem é o nosso usuário Pessoa Física/Pessoa Jurídica?
  • Quais são suas motivações?
  • Suas dores?
  • Por que eles nos abandonam? etc.

Com essa constatação, mudamos o formato que o time atuava. Deixamos de fazer as pesquisas pontuais e de validação — que são pesquisas do "Espaço da Solução" — e passamos a atuar principalmente nas pesquisas de descoberta e exploração — que são as pesquisas do "Espaço do Problema"**. As pesquisas pontuais, no contexto dos times, passaram a ser realizadas pelos PDs e PMs com nossa ajuda por meio de mentorias. Nessas pesquisas atuamos mais como um suporte para construir o planejamento, o roteiro/questionário e no momento da análise. Quem de fato executa é quem está desenvolvendo a solução.

Modelo ao qual atuamos na área de Produtos e Design. Fonte do modelo/framework: Triple Agile Track

Para que isso acontecesse de forma escalável, foi necessário desenvolvermos um Guia do Processo de Pesquisa (papo para um outro artigo!) no PicPay. Esse guia está em constante evolução e sempre estamos atualizando-o. Além disso, desenvolvemos 3 treinamentos de pesquisa para a área de Produtos e Design, que abordavam questões como: "O que é pesquisa?" "Como fazer validação?" e "Como tabular e analisar?".

Com a reformulação da atuação do time, passamos a ter três grandes objetivos:

  1. Ser mais uma fonte de dados sobre os usuários e não usuários para as tomadas de decisões estratégicas das áreas — principalmente a área de Produtos e Design;
  2. Ser o time guardião do Processo de Pesquisa com o Usuário dentro da empresa. O processo oficial e acordado com as áreas de Segurança da Informação, Privacidade (LGPD) e Atendimento é o que o time de Research alinhou e fechou com tais áreas. Isso tem sido feito para que as pesquisas não sejam centralizadas em nosso time e que permita que os times de produtos (PMs e PDs) possam realizá-las de maneira mais rápida e pontual, sem depender de nossa priorização (como era feito antes);
  3. Ser o time com o papel de HUB de Conhecimento sobre o usuário e o mercado financeiro dentro da empresa. É o nosso papel mapear todo o conhecimento obtido em pesquisas, testes, etc. (inclusive de outras áreas), unificá-lo em uma plataforma e dar acesso democrático e fácil para todos da empresa.

Nossa atuação é por vertical/público, justamente por estar fora dos times e do "Espaço de solução" olhando para o usuário final e as oportunidades de cada um deles. Hoje, o time de UX Research está focado nos públicos de Pessoa Física, Pessoa Jurídica e Desenvolvedores, além de ter alguém focado para a unidade de negócio de Card & Crédito. Hoje contamos com o foco 100% de um Data Researcher na parte de Data Analytics, além de atuar diretamente com a área de Data Science para alguns mapeamentos e entendimentos de comportamentos dos usuários por meio de modelos matemáticos inteligentes. No futuro próximo, teremos outras pessoas pesquisadoras para olhar para outras áreas e necessidades, como as áreas de Marketing & Branding e Growth. Com isso nosso time dobrará (mais uma vez) de tamanho e teremos atuando conosco Market Researchers e Branding Researchers (mas isso também é papo para outro artigo).

Estrutura do time com UX e Market Researchers. Círculos sem alguém são vagas em aberto ou em processo de abertura. #TemosVagas

Hoje o time é composto por Mariana Antoniazzi e Aline Vieira como UX Researchers PF, Bruna Peres, Sheylla Lima e Arthur Santos como UX Researchers PJ, Géssica Sena como UX Researcher DEV e João Victor Uliana Felix como Data Researcher.

--

--

Diana Fournier
Inside PicPay

manauara, head of product user researcher at @picpay, catlover, tattoed girl