Como formamos 40 jovens como Desenvolvedores Java Full Stack em parceria com a Generation Brasil?

Luana Cabaco
Inside SumUp
Published in
3 min readMar 23, 2022

Em outubro de 2021 a SumUp firmou uma parceria com o programa Generation, uma ONG que tem como objetivo transformar sistemas de educação para o emprego de maneira a preparar, colocar e apoiar pessoas em carreiras transformadoras que, de outra forma, seriam inacessíveis. E essa semana tivemos a graduação da nossa primeira turma!

Através dessa parceria e com o investimento da SumUp, formamos uma turma de 40 jovens (entre estudantes externos e colaboradores da SumUp) Desenvolvedores Java Full Stack, sendo mais de 60% de mulheres, mais de 60% de pessoas pretas e pardas e mais de 30% de pessoas LGBTQIAP+.

Para essa formação, os jovens contaram com treinamentos intensivos em Full Stack Java, programa de mentoria com os nossos líderes da SumUp, suporte da equipe de bem estar da generation, além de todo o recebimento de equipamentos para que fosse necessário realizar o trabalho.

Após esses três meses imersos no mundo da tecnologia, 10 talentos estão sendo contratados para as nossas posições internas nas áreas de Hardware, Lending, Antecipa e Bank. Os demais estudantes participarão de feiras de emprego de outras empresas com o suporte total da Generation, que tem um índice super bacana de recolocação no mercado desses jovens (mais de 80%)

Hoje na área de tecnologia, sabemos dos grandes déficits de representatividade. Ainda temos números inferiores de mulheres na liderança, pessoas pretas, pessoas LGBTQIAP+, entre outros recortes de diversidade. Com a parceria da SumUp, acreditamos muito que podemos ajudar a demanda do mercado ingressando mais pessoas capacitadas na tecnologia, além de tornar a área mais diversa e inclusiva.

Nossa visão é ser uma empresa cada vez mais referência em diversidade e inclusão e que possamos ajudar cada vez mais as comunidades que atendemos, através de parcerias, como essa.

Ficamos muito felizes com mais essa incrível iniciativa da SumUp e desejamos muito sucesso a todes novos desenvolvedores Java Full Stack! Que seja uma jornada brilhante e muito feliz =)

Quer saber mais sobre como foi a experiência no programa? confira aqui um depoimento de uma das nossas estudantes:

Oi! Sou a Thatiane Pires, tenho 25 anos e sou agente de suporte há 2 anos e 11 meses. Em breve, uma desenvolvedora Java Full Stack Jr!

Em Outubro de 2021, a SumUp nos apresentou a Generation Brasil e eu fui uma das aprovadas para participar do bootcamp de tecnologia incrível que eles oferecem!

Estamos quase chegando ao fim e o impacto dessa experiência na minha vida pessoal e profissional já é notável.

A Generation emana diversidade e estimula interação e trocas entre todos da turma, com isso, aprendi muito com os meus colegas de classe e tive oportunidade de ensinar também!

Na minha carreira, o impacto não foi só da migração de área pois além de aprendermos a mexer nas novas ferramentas, aprendemos também mentalidades e habilidades comportamentais essenciais para um bom profissional.

Após 3 meses intensos de aprendizado (onde por muitas vezes pareceu ser impossível aprender tudo em tão pouco tempo), me tornei capaz de estruturar todo o back-end da minha aplicação em Java, subir a minha aplicação pra nuvem, manipular banco de dados, criar e estilizar meu front-end com html, javaScript e css. Também pude desenvolver minha orientação ao detalhe, persistência, comunicação e muitas outras soft skills que estão dentro do conteúdo programático da gen!

Tivemos vários momentos para falarmos sobre assuntos não-técnicos como : DIVERSIDADE e me sinto preparada para enfrentar os desafios que posso eventualmente encontrar como mulher na tecnologia. Também me sinto preparada pra garantir que outras mulheres, pessoas negras, pessoas LGBTQIA+ e/ou pessoas com dificuldades socioeconômicas se sintam capazes e encorajadas à ingressarem na área pois É POSSÍVEL!

A participação da SumUp foi 100% essencial no meu descobrimento como uma profissional da área tech, não só pela parceria com a Generation mas por ser uma empresa que não cria silos e que além de possibilitar, estimula a interação entre uma área e outra, fazendo assim com que eu pudesse ter contato com um dos times de Engenharia e Produto, onde conheci a rotina da área e percebi o quanto me identificava.

Estou animada para os próximos passos e sei que daqui pra frente os dias serão cheios de desafios e aprendizados, é isso que me motiva!”

Quer uma nova oportunidade de carreira com desafios globais? Confira nossas vagas em Engenharia e Produto e conheça mais sobre a SumUp.

--

--