Conheça o processo seletivo para Software Engineers na SumUp

Felipe Frontoroli
Inside SumUp
Published in
3 min readJul 15, 2020

Saiba quais são as etapas e veja 5 dicas para se dar bem.

Felipe Frontoroli — Tech Recruiter

Na SumUp, você lida com desafios reais de um desenvolvedor desde a primeira etapa do processo seletivo. Para garantir isso, criamos as avaliações com os times que a pessoa candidata vai se envolver no dia a dia.

Para tornar a experiência mais fiel, a pessoa candidata pode usar a linguagem de programação que mais gosta para concluir os desafios, e não cobramos conhecimento na linguagem que usamos pois a syntax pode ser aprendida no dia a dia.

Por isso, o que nós avaliamos é a lógica para chegar no resultado, o alinhamento dela com o problema, e o quanto foi “brain over muscle”.

O processo seletivo para Software Engineer é dividido em 5 etapas

1. Coding

Apresentamos um problema de lógica e discutimos a melhor solução para o problema. Depois, esperamos que você code a solução proposta. Como o importante é a lógica, não queremos que se preocupe com syntax, indentação ou até se o código compila, então essa etapa não é feita usando um ambiente de desenvolvimento integrado/IDE e você pode até usar pseudocódigo se precisar.

2. Arquitetura de Software

Propomos um novo problema de software, similar à etapa de Coding, e pedimos que a pessoa candidata desenhe uma arquitetura que solucione o problema. Aqui a ideia é mostrar conhecimento em, por exemplo, bancos de dados, monitoramento, microsserviços, CI/CD, dentre outros.

Está tudo bem se a solução final for diferente da que usamos, o importante é saber explicar porque optou usar determinada arquitetura ou os “trade-offs” de cada tecnologia.

3. Engineering Manager Interview

Normalmente esta etapa é feita com o gestor de engenharia do squad ou da tribo, que vai apresentar como é o time e como será o dia a dia da. Além disso, vai buscar entender como você aplica seus conhecimento, melhores práticas e se os objetivos de carreira da pessoa candidata estão alinhados com a SumUp.

4. Avaliação Cultural

Nesta etapa avaliamos os valores da pessoa candidata em relação à SumUp.

5. Feedbacks

Nós nos preocupamos com a melhoria contínua — não só nos nossos sistemas. Sempre vamos pedir feedback sobre a experiência da pessoa candidata e dar feedback sobre sua avaliação, independente da decisão.

Então, no “bate papo com o recruiter” vamos entender como foi a experiência no processo e dar dicas de melhorias.

5 dicas para você se dar bem

  • Nós nos preocupamos com a lógica e a qualidade da arquitetura, não com linguagem de programação ou quão fácil você chegou na solução;
  • Gostamos de aplicar testes no seu código. Mas, não chegar na resposta à tempo não significa que a pessoa candidata não será aprovada;
  • Na etapa de Arquitetura de Software esperamos que você desenhe uma solução que seja disponível e escalável, mas não tem resposta certa;
  • Queremos que você, pessoa candidata, pergunte o máximo possível pra entender o desafio, mas que chegue sozinha na solução. Nossos Software Engineers estarão à disposição para sanar dúvidas e dar dicas, mas quanto autonomia você teve para chegar à resposta?
  • Pesquise e entenda sobre a Cultura e Valores SumUp. Eles são parte do nosso cotidiano e chave para o sucesso em nossos times. Para saber um pouquinho mais sobre como é trabalhar na SumUp, confira aqui o artigo da Lari Maza — Software Engineer na SumUp.

Gostou das dicas? Então clique aqui para fazer parte do nosso time de Software Engineers.

Nos acompanhe no LinkedIn e Instagram.

--

--