Mulheres na tecnologia

Ana Carolina Lopes
Inside SumUp
Published in
2 min readMar 8, 2022

As mulheres tiveram grandes participações na história da ciência e tecnologia, mas seus feitos são pouco compartilhados. Grace Hopper, Katherine Johnson, Dorothy Vaughan, Mary Jackson, e Margaret Hamilton são alguns nomes famosos dentre muitas mulheres que contribuíram para que a tecnologia se tornasse como a conhecemos hoje. E mesmo assim, é provável que muita gente não conheça suas histórias.

Grace Hopper | Katherine Johnson | Dorothy Vaughan | Mary Jackson | Margaret Hamilton

Sem dar destaque à participação das mulheres, fica difícil incentivar que elas sigam esse caminho. Isso somado aos estereótipos propagados na infância de que “tecnologia não é coisa pra mulher” e alguns outros fatores, fez com que por muito tempo essa área fosse considerada uma área para os homens.

Nos últimos anos isso tem se modificado, vejo que a pauta sobre a inclusão de mulheres em tech tem se tornado cada vez mais presente nesse mercado. Nós, que desde criança éramos incentivadas a seguir outros caminhos que não o da tecnologia, hoje ocupamos posições nessa área tão aquecida do mercado.

É inegável que só foi possível chegar até aqui por causa de muita luta, uma luta que ainda não acabou, porque isso não é o suficiente. Trazer mulheres para o mercado de tecnologia não basta. É preciso apoiar, incentivar, fazê-las se sentir mais representadas. Elas ainda são minoria em cargos de liderança, por isso, oferecer um espaço seguro para que se mantenham na profissão e desenvolvam suas carreiras é essencial.

Para mim, ser mulher em tecnologia demanda muita coragem e resistência para abrir espaços e desbloquear caminhos para que nós e outras mulheres depois de nós possamos ascender, inspirar e dar continuidade à nossa busca pelo direito de estar no lugar que quisermos ocupar.

Hoje, dia 08 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher, uma data histórica para que não esqueçamos da luta feminista pelos direitos das mulheres, e dos desafios enfrentados para conquistar o espaço que temos hoje. É também para nos lembrar que apesar do progresso, ainda há muito a ser feito e qualquer pessoa pode ser uma aliada: ouça mulheres, incentive mulheres, divulgue mulheres, apoie mulheres!

Quer uma nova oportunidade de carreira com desafios globais? Confira nossas vagas e conheça mais sobre a SumUp.

--

--

Ana Carolina Lopes
Inside SumUp

Desenvolvedora de Software, apaixonada por gatos e cozinheira amadora quando sobra um tempo.