O que é carreira para você?

Ludmilla Boga
Inside SumUp

--

Neste artigo quero compartilhar o que eu aprendi sobre carreira e as experiências pessoais que me fizeram mudar a forma como eu via o assunto, chegando a tomar a decisão por uma migração de área.

Aceitando as curvas

Um importante aprendizado que tive é que precisamos nos permitir a explorar, nos permitir mudar de opinião e tomar decisões novas, porque carreira não é uma linha reta.

Essa é uma afirmação muitas vezes difícil de aceitar, porque sempre estudamos ou trabalhamos na expectativa de alcançar algo, e quando isso não acontece, ou quando o que alcançamos não faz sentido com o nosso momento atual, pensamos que estamos prejudicando a nossa carreira ou até mesmo que não estamos construindo uma carreira.

A primeira barreira que eu precisei quebrar para conseguir verdadeiramente focar no meu desenvolvimento foi a frustração de não ter atuado na área em que me formei. Apesar de ter sido uma escolha consciente, carreguei por um bom tempo um peso desnecessário sobre esta mudança, questionando minhas decisões e capacidades, e acreditando que estava prejudicando a minha carreira..

Sou formada em Direito e quando tomei a decisão de cursar Direito eu não tinha experiência profissional ainda, o que eu sabia é que eu não gostava de cálculo, não queria trabalhar na área da saúde e adorava falar e ser representante de classe na escola, estava sempre tentando resolver um problema mesmo que não fosse meu, então esses foram os critérios da minha decisão e na época fazia muito sentido.

Mas foi aí a primeira curva que a minha carreira fez, enquanto estudava Direito eu já trabalhava, para pagar a faculdade e ter o meu dinheiro, comecei a trabalhar com atendimento ao cliente e de lá fui migrando para outros setores, sempre atuando em atividades que me faziam pensar:

“Não vejo a hora de ir trabalhar com o que eu estou estudando, preciso trabalhar na área e começar a minha carreira” .

O que eu ainda não tinha notado era que eu já estava construindo a minha carreira, trabalhando no setor de monitoria recebi a oportunidade de ir para o BackOffice e lá tive a oportunidade de liderar pessoas, após essas etapas percebi que a minha carreira já estava sendo construída a cada passo que eu dava, e ela não tinha relação com a minha formação ou título, mas com as habilidade que vinha desenvolvendo.

Então chegou o momento em que tive que fazer uma escolha, ir estagiar na área de direito ou aceitar a oferta e ser líder do backoffice. Era uma fase da minha vida onde a estabilidade, o progresso e a questão financeira estavam em prioridade e foi então que eu percebi que não fazia mais sentido para mim iniciar uma posição na área de Direito, eu queria continuar e abraçar aquele novo desafio, aquilo brilhou os meus olhos e então decidi aceitar a minha curva.

Na época eu não percebi isso, achei que havia sido uma escolha puramente financeira, mas hoje tenho compreensão de que eu sei os motivos pelos quais tomei essa decisão e isso era o que fazia sentido no meu momento.

O mesmo aconteceu na SumUp, tudo o que eu havia vivido na minha experiência anterior me permitiu executar o meu trabalho como Team Lead, e tudo isso me direcionou para a migração que fiz há 1 ano.

A história que você conta sobre você

A notícia boa que eu quero te contar é que tudo o que você faz, cada posição que você ocupa e cada habilidade que você aprende e desenvolve, tudo faz parte da sua carreira.

A partir do momento que você entende que todo conhecimento e aplicação dele faz parte da sua carreira, você passa a ajustar as lentes com as quais você enxerga o assunto e vê que nem sempre será uma linha reta e com critérios objetivos, porque a cada conhecimento que você adquire você se torna uma pessoa diferente de quem você era e isso vai te moldando e te permitindo olhar por outros ângulos e desejar ou priorizar outras coisas.

O ponto chave é você conseguir conectar tudo o que já aprendeu, o que fez, o que te energiza, o que você busca e contar a sua história de modo que isso tenha valor para você. É essencial que você saiba identificar suas escolhas, suas motivações porque essas etapas constroem a sua carreira.

Ahhh, muito importante também você ter em mente que cada carreira é única, cada um tem o seu caminho e o seu tempo, então não se compare, use as histórias para se inspirar e acessar várias opções, mas confie na história que você está escrevendo.

Jogo das cadeiras

Muitas vezes confundimos carreira com cadeira, pensamos que a posição em que estamos e o título que a nossa função tem define a nossa carreira e próximos passos, mas a realidade é que a posição em que você está faz parte da sua carreira, e isso não te limita.

Um exemplo prático sobre isso: quando fui monitora de qualidade essa era a minha posição, eu estava na cadeira de monitora, mas isso não limitou a minha carreira, isso fez parte dela, porque como monitora eu aprendi a analisar dados, me relacionar com pessoas de diferentes áreas e níveis, criar documentações e fazer apresentações, gerar relatórios, dentre outras tarefas. Depois ocorreu o mesmo com o BackOffice, tudo o que eu aprendi alí me possibilitou a entrar na SumUp como Team Lead, e não foi diferente, cada habilidade desenvolvida e atividade realizada, cada interação com as pessoas e experiências que vivi na cadeira de Team Lead na SumUp me permitiram fazer a migração para a posição de UX Researcher Ops.

Abrace a sua história

Carreira é literalmente uma caminhada, é a soma de passos que vamos dando, e onde encontraremos altos e baixos, retas e curvas, chuva e sol, pessoas conhecidas e desconhecidas, foco e distração, ânimo e tédio….

Através desse conteúdo eu te convido a refletir sobre a história que você tem contado sobre você e abraçar cada curva que tem feito durante a caminhada.

A SumUp pode fazer parte da sua jornada, acompanhe nossas vagas gerais AQUI e para pertencer ao nosso time de engenharia AQUI.

--

--