Orgulho no peito e mão na massa para celebrar o ano todo
Assim como uma marca, várias características poderiam ser usadas para me apresentar para você, mas vou me apegar a duas: líder do time de marca empregadora (ou Employer Branding — EB) da SumUp Latam e líder do Comitê SumUpride, grupo que representa as orientações sexuais não-hétero.
E é justamente por ser essas duas Aimées (se é que esse é o plural do meu nome) que eu vim hoje apresentar para você a responsabilidade que a área de EB tem em meses como o de junho, também conhecido como mês do Orgulho LGBTQIAP+. Vou me ater a este mês, pois é aqui que tenho lugar de fala, mas isso vale para toda data que se celebra a existência de algum grupo minorizado.
Vamos começar por aí: celebrar.
Por mais que o termo ‘celebrar’ leve consigo uma denotação positiva, no que diz respeito à Diversidade, Inclusão e Equidade, o termo precisa adotar uma conotação de “o que ainda precisamos fazer para melhorar e chegar onde precisamos chegar?”. E é justamente nessa definição que, no ambiente corporativo, times de EB e Marketing possuem uma responsabilidade enorme ao atuarem como aliados de grupos minorizados.
E precisa ser verdade (o óbvio precisa ser dito).
Porque quando não é verdade, nós, da comunidade LGBTQIAP+, sabemos e dói. Dói porque é difícil aceitar que estão fazendo dinheiro enquanto muitos de nós somos alvos de preconceito nas suas mais variadas formas durante o ano inteiro.
O que me leva ao segundo fato óbvio que precisa ser dito: as ações devem acontecer durante o ano todo e não só próximo da data a ser celebrada. É lógico que a data traz consigo uma oportunidade de posicionar as empresas como apoiadoras da frente de Diversidade & Inclusão (D&I), mas é justamente isso: o problema não é divulgar o apoio e sim mostrar a consistência em que a empresa trabalha o assunto para além de uma data específica.
E é por isso que eu, com o meu chapéu de Marca Empregadora, entendo que é parte da minha responsabilidade contar os avanços internos que a empresa que represento tem conseguido alcançar em várias frentes, sendo Diversidade & Inclusão uma delas. Entendo ainda mais que tenho sim um papel de cobrar mudanças, mas mais do que isso, ser uma das pessoas que vai arregaçar as mangas e fazer as mudanças acontecerem.
E esse depoimento é sobre isso. É para te contar que existem inúmeras atividades que acontecem dentro da SumUp durante o ano que são resultado de muito esforço de várias pessoas que querem pegar a conotação da palavra “celebrar” e garantir que estamos construindo consistência.
E o que a SumUp tem construído para ter consistência em D&I focado na comunidade LGBTQIAP+?
Abaixo, irei dividir com vocês um pouco das ações que já fizemos, fazemos e iremos fazer.
Ações que acontecem durante o ano todo
- Surgimento dos grupos SumUpride e Identidade TQI+, que são os grupos que representam as comunidades de orientação sexual não-hétero e de identidade de gênero não-cis respectivamente no início de julho de 2020. Todos os grupos possuem um orçamento próprio para viabilizar atividades de maneira autônoma.
- Criação do Guia de Diversidade, feito em conjunto com todos os grupos da SumUp, com o objetivo de conscientização para toda a empresa.
- Auxílio para o processo de retificação para o nome social: a SumUp cobre o valor de todo o processo para pessoas trans com o objetivo de ajudar em um passo de serem reconhecidas como de fato são.
- Treinamento de Diversidade & Inclusão para liderança: na verdade, é um pacote de treinamentos e guias que visam cobrir assuntos como microagressões, recrutamento, quebra de vieses e inclusão no dia a dia de trabalho para que a relação líder e pessoa liderada seja positiva.
- Patrocínio executivo para os grupos e pessoas trans e LGBA+ com mentoria de mão duplas, ou seja, atuam como uma pessoa mentora nos tópicos de liderança para uma pessoa integrante do grupo e também como pessoa mentorada em tópicos de diversidade.
- SumUp Talks com a Gabriela Augusto da Transcendemos para gerar mais informações sobre a comunidade trans para todos SumUppers do Brasil.
- Programa de Inclusão e desenvolvimento (que não vou dar o spoiler já que teremos uma comunicação só sobre ele em breve) tem 60% dos participantes membros da comunidade LGBA+.
- Adoção de pronomes nos canais internos de comunicação para incentivar o processo de autoidentificação e desestimular conclusões precipitadas.
- Opção para a pessoa candidata indicar, no momento da sua candidatura, por quais pronomes prefere ser chamada (com o mesmo objetivo mencionado acima).
- Happy Hours temáticos a cada mês: por exemplo, no mês da Consciência Negra (novembro), convidamos membros do grupo SumAfro (grupo de pessoas pretas da SumUp) e do SumUpride (grupo de pessoas LGBA+) para contar mais sobre os preconceitos que enfrentam sendo das duas comunidades, em um ambiente seguro e descontraído que permite a troca.
Ações que irão acontecer em especial neste mês de junho
- Webinar global: vários temas, sendo que durante o mês de junho de 2021, falaremos sobre o papel da pessoa aliada em um painel que será transmitido para todas as pessoas SumUppers e traduzido simultaneamente entre as seguintes línguas: Português, Inglês e Espanhol.
- Empowering Diversity: vídeos feitos por SumUppers para SumUppers com o objetivo de gerar mais informação sobre o que significa ser membro da comunidade LGBTQIA+ no Brasil, no Chile, na Alemanha, ou então o que significa ser membro da comunidade e também ser membro de outras comunidades minorizadas, aprofundando o tema de interseccionalidade.
- SumUp Talks: momento para pararmos toda a organização do Brasil para ouvirmos mais sobre o movimento e sua importância com a presença de uma convidada pra lá de especial (não vou dar spoiler, mas vamos compartilhar mais pra frente quem é).
- Sessão de acolhimento para os membros do grupo SumUpride com profissional da psicologia referência em atendimento dentro da comunidade.
Essas são algumas das ações que acontecem durante todo o ano ou em especial para este mês de junho, mas o mais importante é que posso dizer com toda a tranquilidade de que é real e pensado em como informar mais todos os SumUppers, além de acolher quem é da comunidade.
Para você que pensa em se juntar à SumUp, é essa mensagem que deixo como Marca Empregadora e membro do SumUpride: aqui temos muitos motivos para celebrar o mês do orgulho, em todos os sentidos da palavra, principalmente no sentido de nos desafiarmos diariamente para construir um ambiente cada vez melhor para nós. Precisamos de pessoas com muita energia para fazer a diferença. De verdade.
Vem com a gente?
Vem ser SumUpper, vem trabalhar com a gente por um ambiente mais inclusivo! ;)