Por dentro da área de Compliance da SumUp

Carolina Macuco
Inside SumUp
Published in
5 min readAug 25, 2020
Carolina Macuco, Gerente de Compliance na SumUp

Sou a Carolina Macuco, Gerente de Compliance da SumUp, e recebi algumas perguntas sobre como funciona a nossa área de compliance e quais os nossos principais desafios.
Entrei na SumUp em dezembro de 2013, logo que o Banco Central iniciou a regulamentação de meios de pagamentos e muita coisa mudou desde então. Por bastante tempo fui “um time de uma pessoa só” e com o passar dos anos, fui construindo o time que hoje conta com 36 pessoas entre gerente, coordenadores, analistas e assistentes, atendendo diversas áreas do compliance.
Para contar um pouquinho do nosso dia a dia, convidei a Tatiana Pucinelli e o Luiz Santos, dois excelentes especialistas do time, pra responderem algumas perguntas comigo.

Quais medidas a SumUp tem adotado para reforçar seu programa de Compliance?

Desde que iniciamos nossa operação no Brasil, em 2013, sempre tivemos como base o modelo de compliance que nossa matriz utiliza na Europa, adaptado para a realidade brasileira e para o momento que a empresa vivia. Sendo assim, desde sempre contamos com uma estrutura de compliance (principalmente PLD — Prevenção à Lavagem de Dinheiro), mesmo antes de ser formalmente exigido pelos nossos parceiros ou pelo próprio regulador. Hoje, quase 7 anos depois, nossa realidade é outra, e o que antes fazíamos por “boa prática” passou a ser exigência. Reforçar nosso programa de compliance para a nova realidade da SumUp, agora operando em um ambiente regulado, é imprescindível. A primeira medida que adotamos diz respeito ao próprio time de compliance e aos novos reforços de profissionais capacitados, experientes e com nível de senioridade capazes de contribuir para a construção e manutenção do programa de compliance, tanto em nível nacional quanto global. Entre 2019 e 2020, o time de compliance dobrou de tamanho para suportar as novas demandas regulatórias e garantir que nosso programa funcione de forma efetiva.

Outra medida que adotamos foi o aumento dos treinamentos sobre diversas áreas em compliance (proteção de dados, prevenção a lavagem de dinheiro, ouvidoria, entre outros) para a organização. Para operacionalizar os treinamentos e garantir que isso não atrapalhe o rendimento dos demais times, trabalhamos conjuntamente com as áreas de People e Operações em um calendário de treinamentos, que garante a frequência ideal para cada treinamento balanceado com as demandas das áreas (principalmente operacionais).

Para garantir que estamos sempre por dentro das novas normativas e para acompanhar o dinamismo dos produtos e ambiente regulatório, investimos em uma plataforma que nos auxilia na pesquisa e triagem das normas publicadas diariamente pelos diversos órgãos reguladores. Essa plataforma nos ajuda também a dar ciência aos gestores das diversas áreas de produtos e operacionais que precisam de direcionamento para executar suas atividades.

Quais serão os nossos principais desafios atuais e futuros?

Até pouco tempo a SumUp era uma empresa não regulada e fornecia um único produto (subadquirência para nano e micro negócios) e isso trazia uma menor complexidade para as áreas de compliance. Com o aumento do nosso portfólio de produtos, somado ao fato de que agora possuímos uma licença perante ao Banco Central, garantir compliance com tantas exigências é certamente mais crítico.

O principal desafio que enfrentamos atualmente é navegar pelo próprio ambiente regulatório no qual operamos que é muito dinâmico e é preciso se adequar às novas mudanças a todo momento. Isso exige uma atuação de compliance diferente do que tínhamos até então, é preciso estar próximo ao regulador, acompanhar as mudanças do mercado e, principalmente, contar com profissionais que nos ajudem a escalar o time e a estrutura de compliance para atender a nova fase em que estamos.

Adicionalmente, a SumUp busca lançar novos produtos e expandir sua área de atuação. Isso também traz desafios para a área de compliance porque temos que garantir que todas as novas operações estão de acordo com as exigências regulatórias.

Por ser uma empresa global, a área de compliance aqui do Brasil deve sempre alinhar-se com a área de compliance globalmente para garantir que todas as iniciativas e abordagem sejam realizadas de forma harmônica.

Qual o diferencial da área de Compliance da SumUp com relação à outras empresas? Você acha que a cultura da SumUp influencia no resultado do trabalho?

A área de Compliance na SumUp (assim como muitas áreas dentro da empresa) está exposta a desafios diários e temos que tomar decisões que influenciam não só o rumo da empresa mas também impactam a vida de milhares de empreendedores que utilizam nossos serviços. Nossa área também tem muita interface com as demais áreas de negócio, que nos consultam diariamente para definir novos fluxos, buscar soluções “fora da caixa” ou validar alguma decisão, isso é muito benéfico para os profissionais da nossa área, uma vez que essa prática permite uma exposição muito legal às áreas de negócio e como tomar decisões que garantem o compliance mas sem sobrecarregar desnecessariamente a operação.

Além disso, temos uma área de Compliance repleta de pessoas jovens, com bastante conhecimento e sempre dispostos a aprender mais, a se profissionalizar cada vez mais e trazer ainda mais conhecimento para nossa operação, isso torna nosso time diferenciado por si só, já que traz um ambiente enérgico e de construção. A cultura da SumUp promove um ambiente de total autonomia e colaboração no trabalho, onde todos buscam as melhores soluções que possibilitem o crescimento e a segurança do nosso negócio e clientes. Novas idéias são compartilhadas e incentivadas e temos um ambiente seguro para testar novas formas de realizar o trabalho. Isso com certeza é o maior diferencial da área de Compliance na SumUp.

Por que você acha que trabalhar em Compliance na SumUp é uma ótima oportunidade para profissionais da área?

As áreas de Compliance e de negócios da SumUp estão vivendo um momento único. Isso porque só os últimos 9 meses tivemos a implementação de 4 novos produtos e serviços, trazendo novos desafios e oportunidades. A velocidade de crescimento também traz um ambiente extremamente dinâmico e interessante para a área (que vira e mexe é vista como uma área “chata”). O mais legal desse novo momento da SumUp é que nós, como compliance, temos a oportunidade de influenciar não só decisões internas mas externas também, já que, dado nosso crescimento e relevância no mercado de pagamentos, hoje temos a possibilidade de debater assuntos críticos e sensíveis com outras empresas, associações e o próprio regulador.

Trabalhar na área de Compliance da SumUp é sinônimo de ampliar os horizontes, aprimorar as técnicas de compliance, aprender muito e se desafiar diariamente. O dia-a-dia da área de Compliance da SumUp também envolve muita interação com os times globais, possibilitando enriquecer o conhecimento sobre diversos temas e trocas de experiência ímpar.

Confira as oportunidades abertas no Brasil e venha fazer parte do nosso time.

Nos acompanhe pelo LinkedIn e Instagram.

--

--