Promovida grávida, na pandemia. Sim!

Ana Mesquita
Inside SumUp
Published in
4 min readNov 16, 2021

Em 2018 iniciei uma nova jornada na área de Sales, como Account Manager, para ajudar o time a organizar processos. E desde então, não parei de crescer. Passei por algumas áreas, como Logística, Marketing e Digital Payments. E talvez essa última tenha sido a mais desafiadora (você vai entender o por que jaja). Sou formada em Administração de Negócios e nunca imaginei que trabalharia e me encontraria com desafio de produto.

Falando em produto, entrei no time em maio de 2020 com um dos maiores desafios da minha carreira: lançar um novo produto, o SumUp Shop, sozinha. Eu não tinha time, era apenas o apoio de outras áreas. Esse era o meu desafio, que me ajudaria no meu desenvolvimento profissional que eu sentia que ainda faltava um passo para eu me tornar Especialista.

Estruturar o suporte, o produto, realizar entrevistas e pesquisas com o usuários, testar o produto… tudo isso sendo a minha primeira vez. E como tudo tem a primeira vez, dessa vez eu tive duas ao mesmo tempo: eu descobri que estava grávida. A preocupação bateu na porta. Uma nova fase pessoal e profissional ao mesmo tempo. Eu sabia que precisava estar muito focada para aprender coisas novas e para me dedicar à gravidez.

O medo estava gigante, mas chegou a hora de contar. Como meu líder vai reagir? Será que ele vai entender o meu momento? Será que vou ser um peso? Será que vou ser demitida? Como será a minha carreira daqui pra frente? Mas eu precisava encarar… E para a minha surpresa, nenhuma dessas perguntas foram um empecilho. Naquele momento caiu a ficha de que tenho líderes humanos, compreensivos e apoiadores. E não há nada melhor do que isso. Obrigada, Renan, Malaquias e Georgio, vocês foram essenciais nessa nova fase.

Nesse meio tempo, eu nunca me permiti trabalhar menos. Dado o desafio, aquilo me energizava e eu queria mais. Me deixava tranquila, diminuía minha ansiedade, era um momento bom do meu dia. (Tanto é que trabalhei até 2 semanas antes do Francisco nascer.)

1 semana depois que saí, recebi uma mensagem do meu líder ‘’podemos marcar uma conversa?’’. Eu congelei. Chegou a hora da minha demissão? Aquele momento eu tinha certeza. Mas para a minha surpresa: EU FUI PROMOVIDA! Sim, grávida e já em licença maternidade.

O mais surpreendente foi que quem me promoveu foi o Fabiano Camperlingo, CEO da SumUp. Ele ficou surpreso com tudo que eu tinha entregado nesses últimos meses mesmo grávida e se colocou no meu lugar, reconhecendo o quão difícil é esse período para a mulher.

Aquilo meu deu um gás que não sei explicar. Mesmo sabendo que seria difícil o retorno, eu queria muito voltar. Essa promoção foi um reflexo de toda dedicação, esforço, amor e comprometimento que eu tinha (e ainda tenho) com a SumUp.

E eu voltei, promovida, com meu filho nos braços e com um novo desafio, para o time de Digital Payments, que tem como missão a transição de pequenas empresas para o digital, oferecendo o melhor ecossistema para vendas online. Estava prestes a liderar um novo produto. Mais complexo e difícil do que o anterior, e em nenhum momento o fato de ser mãe foi um empecilho.

Foi uma fase extremamente importante na minha vida e a SumUp estava comigo, me apoiando e incentivando em cada passo. Não tenho como agradecer por essa confiança, oportunidade e apoio. Meu retorno foi muito cauteloso e me sinto muito privilegiada de ter passado essa fase com a SumUp. Em nenhum momento eu tive a consciência pesada de me dividir entre trabalho e meu filho. Não precisei passar o que muitas mães passam, um conflito entre ser mãe e profissional. Eu pude escolher os momentos em que precisava focar no trabalho e no meu filho. Eu me senti bem nos dois papéis.

A principal mensagem que quero deixar aqui é: VOCÊ PODE TUDO! Você pode ser uma boa mãe e uma boa profissional. Você pode ser bem sucedida em vários aspectos da sua vida. E você merece tudo isso, não aceite menos!

Hoje o Francisco tem 10 meses. Ele é uma criança muito alegre, sorridente, brincalhão, esperto, ativo, sociável… Pude amamentá-lo por até 8 meses, e pude escolher a hora de parar.

Estar ali em todos os seus momentos, gerou nele muita confiança.

É muito desafiador e difícil? É! Mas ter a oportunidade de ver meu filho engatinhar, fazer a transição alimentar, colocá-lo para dormir, não tem preço. São vários detalhes que faz dele uma criança muito feliz e a SumUp tem grande parte nisso.

Obrigada, SumUp!

Quer uma nova oportunidade de carreira com desafios globais? Confira nossas vagas e conheça mais sobre a SumUp: https://go.sumup.com.br/eb-medium-vagas-gerais

--

--