SumUp e o trabalho remoto na prática

Gabriel Collese
Inside SumUp
Published in
3 min readMar 30, 2020

Rodrigo Kleinert divide seus conhecimentos como Product Manager (PM) e dá dicas de como lidar com os desafios em liderar e engajar times a distância.

O mundo está passando por um momento único, no qual, grande parte de nós teve que se adaptar de forma quase que instantânea, a uma realidade até então inédita.

Nossos sofás e mesas de jantar se transformaram em local de trabalho. Nossos quartos, em salas de reunião. E com isso, nossa rotina mudou.

Já não temos mais aquele bate papo nos corredores com colegas que dividem o café de todos os dias. Muito menos, a facilidade de juntar o time em uma sala para começar ou continuar um dos muitos projetos ativos.

Mas o que podemos fazer para manter a liderança e a motivação dos times em alta, diante deste cenário que parece não ter hora para acabar?

Para resolver esta e outras questões, batemos um papo com o Rodrigo Kleinert, Product Manager responsável pelo squad de engajamento de consultores na SumUp.

Rodrigo Kleinert, PM do squad de engajamento de consultores na SumUp.

Reúna o time todos os dias.

Esta pode até parecer uma iniciativa óbvia, mas o Rodrigo reforça que “Promover dailies (encontros rápidos de 15 minutos onde cada membro do squad compartilha com os demais o progresso que teve desde o dia anterior, e se precisa de alguma ajuda)”, é muito importante para sincronizar o andamento do plano de ação do time e dar espaço para que cada um avance com a sua frente de maneira ágil e em conjunto.

Compartilhe muito mais.

A falta de proximidade pode causar um desencontro de informações:

"Compartilhar o contexto 10x mais do que o normal é muito importante, pois como não temos espaço para as "conversas de corredor", a informação acaba sendo difundida com mais dificuldade".

Divida sentimentos e sensações.

"Nas reuniões, compartilhe como está se sentindo e escute os outros. Se está nervoso(a), é confortante compartilhar com o time. Se está feliz, isso traz energia. Lembre-se também de não deixar de fazer piadas, brincadeiras e joguinhos."

Afinal de contas, não é porque a reunião é virtual que precisa ser chata, dura ou formal.

Divirta-se enquanto trabalha. Trabalhe enquanto se diverte.

Manter um canal de descontração aberto é fundamental para não perder a humanidade. Uma das ações que o Rodrigo compartilhou, que anda acontecendo nos times de tecnologia, foi a utilização do canal #sao-copa-do-6 no Slack para simular uma das copas do escritório.

"Qualquer um pode entrar em uma sala do ZOOM, permanentemente aberta, para tomar um café com quem estiver por lá. Porque para nós não existe nada mais SumUp que conversar tomando um cafezinho. Mesmo que seja virtual".

Empatia gera empatia que gera produtividade.

Rodrigo comenta também que um ponto muito importante são os momentos de troca e compreensão quanto à realidade de cada pessoa. "Ter empatia pelo time é muito importante. Nem todos têm condições bacanas ou ideais de trabalho em casa. E isso faz parte".

Esperamos que essa conversa tenha sido tão rica para você quanto foi para nós.

Se ficou com alguma outra dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que a gente responde!

Confira as oportunidades abertas no Brasil e venha fazer parte do nosso time.

Nos acompanhe pelo LinkedIn e Instagram.

--

--

Gabriel Collese
Inside SumUp

Curious Copywriter that floats between music, games, movies, bikes, animals and how to cook proper Eggs Benedict.