Como é ter o primeiro estágio na Weni?

Nara Souza
Weni
Published in
3 min readAug 26, 2021
Estagiário fofinho trabalhando

Antes de responder o próprio título, é interessante falar de forma resumida (e eu prometo ser resumida mesmo) como cheguei aqui. Em uma linha de tempo bem quebrada e rápida, eu comecei a cursar Psicologia em 2018 e me envolver com muitas atividades fora das quatro paredes da sala de aula.

Entrei em comissões organizadoras de eventos, fui pra Enactus (e aqui sim é uma longa história), Centros Acadêmicos, Programa da UNICEF Brasil e algumas coisinhas mais. Tudo isso de forma voluntária.

Todas as minhas atividades extracurriculares eram voluntárias e dentro do campo da Psicologia Organizacional e de Gestão, até que, a pandemia chegou e fiquei me perguntando: o que eu vou fazer agora?

Morando no interior do Ceará, é bem complicado conseguir estágio dentro desse campo e principalmente pensar em gestão e diversidade nas organizações.

Fiquei procurando vários campos até que a Weni chegou aos meus olhos. Inicialmente tentei uma vaga para analista de recrutamento e seleção e ao final acabei ficando como estagiária de Gente & Gestão, com foco em atividades em Treinamento & Desenvolvimento.

Eu e meus amigos comemorando o estágio

Pronto! Depois dessa pequena introdução, vou responder a pergunta do título “Como é ter o primeiro estágio na Weni?”.

Três pontos são super importantes: comunicação, aprendizagem e organização. Eles precisam estar unidos, pois, é assim que consigo ter uma atuação mais efetiva nas minhas atividades.

Comunicação

Por ser uma organização Remote First é preciso se adaptar ao que estava acostumada com a comunicação imediata do presencial. Todo mundo quer respostas e informações rápidas, então precisei me acostumar com formas de comunicação assíncrona.

Além disso, percebi o quão importante é conseguir compartilhar minhas ideias de uma forma simples para compreensão de todos. Uma boa comunicação me ajuda a evitar possíveis problemas que podem acontecer pela má interpretação.

Aprendizagem

Como estagiária, o que mais venho entendendo é que não há melhor lugar para aprender. Lido com questões da minha própria área, com a liderança, com colegas de outras áreas, com a criação de fluxos para nossa bot de G&G (sim, é uma menina, a Amazoninha!), etc.

Para aproveitar ao máximo minha experiência de estágio, preciso estar aberta a todo e qualquer tipo de conteúdo que cada pessoa com quem converso me proporciona. Isso me ajuda, inclusive, com meu próprio PDI, pois esse aprendizado me ajuda a chegar onde eu quero.

Além disso, existe uma afirmação muito importante durante todo esse processo que pode te ajudar: “eu não sei fazer isso, mas quero aprender” (essa é a frase mágica pro mundo da aprendizagem). Ou seja, você precisa estar aberto para receber algo novo e aceitar que não sabemos de tudo. Lembre-se que esse é seu primeiro contato com o mercado de trabalho.

Organização

Com minha liderança eu consigo organizar minhas atividades da semana, e na daily passar os reports de possíveis travamentos que possam estar acontecendo, e isso se torna essencial para que eu consiga:

  • Entender o que eu estou fazendo, e não agir de forma mecânica e automática;
  • Ter espaço para entender o que deu errado, em caso de problemas, e conseguir melhorar;
  • Visualizar minhas prioridades das atividades e ter um acompanhamento contínuo do que preciso fazer ou ajustar.

E pra finalizar, coloco aquela música animada no fone e inicio meu dia. Você tem alguma experiência de estágio? Compartilha aqui nos comentários! :)

--

--

Nara Souza
Weni
Writer for

estudante de psicologia com entusiasmos nos estudos de mulheres e trabalho, com visão materialista e apaixonada pela democracia corintiana.