7 tendências sobre marketing de relacionamento

A sua empresa está sempre acompanhando as tendências e novidades do mundo de marketing e inovação? Nesse post listarei sete atitudes que muitos empreendedores têm adotado na hora de fidelizar clientes ou fechar novas vendas.

Programas de fidelização

Uma das principais ações que têm sido adotadas nas empresas são os programas de fidelização. Você pode oferecer brindes e descontos àqueles clientes que já compraram com você duas, cinco ou dez vezes.

A cada compra que a pessoa fizer, ela ganhará pontos que serão trocados pelo brinde ou desconto. Já se você trabalha com assinatura ou mensalidade, uma sugestão é dar um presente àqueles clientes que estão com você há seis meses ou um ano.

Blogs corporativos

Comunicação é fundamental para um bom relacionamento com o cliente, além do valor que você agrega à vida dele. Uma solução para que sua empresa seja sempre lembrada é criar conteúdo.

Faça posts relacionados ao seu nicho de atuação e publique no site da empresa. Isso fará com que ela apareça no topo das pesquisas do Google e, se você divulgar nas mídias sociais, o conteúdo aparecerá para todos que se interessam no seu negócio.

As mídias sociais

Aliada ao conteúdo em blogs corporativos está a publicação constante nas redes sociais. Apareça no feed de notícias de seus seguidores com conteúdo relevante ou até mesmo divertido sobre a sua área.

Aproveite as tendências do momento, comentando os assuntos mais falados nas mídias sociais, sempre respeitando a identidade da empresa. Boas opções são links para seus posts e de empresas relacionadas (mas não concorrentes), gifs divertidos e fotos de seus clientes usando seu produto.

As mensagens SMS

Faz parte da estratégia de relacionamento de diversas empresas o uso das mensagens SMS. Elas servem para estabelecer um contato com os clientes, perguntar como está sendo o produto, se há uma dificuldade, etc.

Outras formas de uso são a divulgação de promoções, informe sobre os pontos nos programas de fidelidade, fornecimento de cupons de descontos e convites para os eventos da empresa. A grande vantagem das mensagens SMS é que elas têm uma taxa de abertura de 98%.

O e-mail marketing

Agora que você já cria conteúdo regularmente para a sua empresa, que tal enviar para o e-mail de seus clientes ou prospects? É possível utilizar ferramentas gratuitas e ter análises de aberturas e cliques.

Coloque em seu e-mail uma síntese dos posts publicados, além de vídeos e links para os conteúdos completos. Apenas cuida a frequência, envie no máximo uma vez por semana para não ser inconveniente com seus clientes.

Os chatbots

Hoje em dia, o relacionamento entre marcas e consumidores acontece muito nas mídias sociais. Se uma pessoa tem uma dúvida sobre produto ou serviço, muitas vezes utiliza os chats e comentários de redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter.

Você não precisa estar online 24 horas por dia para falar com essas pessoas. Para não deixar ninguém sem uma resposta, programe os chamados chatbots. São simulações de conversas, ou seja, um robô irá responder os seus clientes por você. É possível programar o Facebook Messenger para responder automaticamente as mensagens pela própria rede social.

Customer Success

“Sucesso do Cliente” é um conjunto de estratégias para fidelizar clientes, afinal, conquistar novos consumidores pode ser até 7 vezes mais caro! Customer Success pode ser um cargo ou um setor na empresa.

Essa pessoa ou departamento estará prestando atenção às sugestões, dúvidas e reclamações de clientes e constantemente sugerindo melhorias dentro da empresa. É uma estratégia voltada para uma melhor experiência do cliente com o produto ou serviço.

Conteúdo por Gabriela Stähler

Analista de Marketing na Facilita Móvel

www.facilitamovel.com.br

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.