Insights da Semana 15 | Vários projetos ou um só?

Ernesto Ferreira
InsideOut.mergulhe
Published in
4 min readAug 21, 2017

Você precisa de foco ou precisa abrir mais a mente? Ou será os dois?

EIS A QUESTÃO

NESSE TEXTO VOCÊ VAI ENCONTRAR:

Metodologia de Projetos

Dicas de autoconhecimento

Fontes, fontes e mais fontes ❤

e — como sempre — unas cositas más ❤

Veja todos posts da semana aqui (tudo sobre INOVAÇÃO):

“Você faz projeto demais!”

Ouvia isso todo o ano de 2014, o ano que fundei a Lusco-Fusco, fiz 8 cadeiras na UFRGS, estagiei e organizei uma viagem para o Uruguai com 40 jovens. No meio disso eu participei do Estaleiro, participei do lançamento de um livro, tive um acampamento interamericano e fui voluntário da AIESEC entre mutirões e etc.

“Fazendo vários projetos, nenhum ganha atenção; não vai dar certo.”

Mentira. O que aprendi na AIESEC, apliquei na Lusco-Fusco, o que trabalhava na Lusco-Fusco, usei para escrever o livro e organizar a viagem; o Estaleiro me forneceu uma rede de apoio e por aí vai. Resumindo: cada projeto se apoia um no outro e essa rede é riquíssima. 3 projetos não custam 3 vezes mais tempo. Aprendizado cruzado é demais.

Quanto mais melhor, então?!

Também não, o ano de 2014 foi incrível academicamente e profissionalmente, de fato, mas — na real — eu precisava descansar, foi estressante e minha qualidade de vida não foi aquela que busco.

DOUBLE DIAMOND

— foca no momento, no processo e esqueça as verdades absolutas —

Essa é uma Metodologia de Criação de projetos, baseada em 2 Divergências e Convergências conseguintes — geralmente o primeiro é focado no problema e o segundo na solução.

E se nos víssemos como um projeto?

Comecei esse experimento logo em 2014, e entendi que eu me colocava no começo de uma abertura; leia-se: diga sim para tudo e vive a vida. Agora um passo a passo característico:

1˚ DIVERGÊNCIA

Sensação: perdido e sem saber do que gosta e do que não gosta.
Como não há foco, muitas vezes é visto como “não vejo vontade de fazer nada” e que pode ser lido também como “às vezes quero fazer tudo”.
A fazer: TUDO, exclua o não do vocabulário e se abra a experimentar; foco na experiência em si e não necessariamente no projeto.

1˚CONVERGÊNCIA

Sensação: saco cheio de diversos tipos de projetos. (Não quero mais organizar viagens nem limpar canil plmdds).
Como há experiências, podemos dizer não gosto mais disso, sou bom nisso.
A fazer: gerenciar, eu decidi manter projetos em duas grandes áreas (direitos humanos e empoderamento juvenil) e começar a organizar os conhecimentos e aprendizados.

Se inscreve aqui no lado (embaixo no mobile) e recebe 1 vez por semana o meu texto ❤

2˚ DIVERGÊNCIA

Sensação: perdido de novo; mas agora buscando um prazo maior de resultado e para isso — geralmente — precisa-se ampliar uma nova área.
Como há experiência numa parte do novo projeto e outra parte está em branco, é complexo; por um lado é preciso executar o que sabe fazer, por outro experimentar.
MEU CASO: Busco me desenvolver em negócios sociais, aprendi muito sobre “SOCIAIS” no meu primeiro momento; agora é negócios.
Estou buscando estágio, cursos online, estudando para consultorias e buscando eletivas nesse caminho.

2˚ CONVERGÊNCIA

Sensação: uma completude maior de ferramentas e início de um processo mais executivo.
Aqui espero desenvolver um (ou mais rsrsrs) projetos que contemplem esse ciclo todo.

THIS IS NOT LINEAR

Esse processo não é tão fluido, direto, nem mesmo sempre avança; pode sim voltar e reiniciar.

Comigo vem acontecendo de forma — mais ou menos — constante 1,5 anos cada parte até então.

Se você chegou até aqui lendo tudo isso, eu mereço pelo menos um feedback, não acha? ❤

Eu escrevo para pessoas lerem e gostarem, e por isso eu PRECISO de feedbacks e que pessoas compartilhem o conteúdo.

Faço isso totalmente por amor, e gostaria saber se é amor correspondido ❤ rsrsrs

Curtiu o texto? Faltou algo? Sobrou info?
Me diz e vamos melhorar para o da semana que vem!

Curte, compartilha e me segue aí no medium ❤

--

--

Ernesto Ferreira
InsideOut.mergulhe

Engenheiro de Sonhos, ciclista, escoteiro, guitarrista, pirata e Guerreiro Sem Armas; basicamente, mais um jovem apaixonado por mudar o mundo.