Insights da Semana 16 | Quero ajudar o mundo, o que eu faço?

Ernesto Ferreira
InsideOut.mergulhe
Published in
3 min readAug 28, 2017

Crio um projeto? Faço voluntariado? Aonde? Quando? Como? Hoje, no Globo Reporter

O que fazer nesse mundo de possibilidades?

NESSE TEXTO VOCÊ VAI ENCONTRAR:

Metodologia de Projetos

Dicas de autoconhecimento

Fontes, fontes e mais fontes ❤

e — como sempre — unas cositas más ❤

Veja todos posts da semana aqui (tudo sobre INOVAÇÃO):

O PRIMEIRO PASSO

VAI LÁ E FAZ! AGORA!

O primeiro passo é um movimento de ABERTURA, experimentação, tentativa. Aqui o foco é muito mais no sentir, no aprender e no conhecer do que de fato sair gerando resultados incríveis, por isso o recomendado é PROJETOS PONTUAIS.

Escrevi um texto que conta um pouco sobre esse processo e cada etapa, se liga no link abaixo.

NÃO COMECE BUSCANDO UM PROJETO GIGANTE

Na real, se tu ainda não convive com ambiente de voluntariado, de inovação social, de projetos de impacto, CALMA O CORE, MIGA. Respira e vai e testa um intervenção, um encontro, uma parceria, um voluntariado. Aqui é importante tu entender o que gosta e não gosta, conhecer pessoas e compartilhar teus sonhos e habilidades com elas.

Tu quer fazer projetos ou ter feito projetos?

Isso é impotantíssimo!!! Muitos de nós queremos ter escrito um livro, ter feito um curso mas estar lá sentado as 22h de domingo não parece tão legal assim, eaí, tu quer fazer ou ter feito?
Essa pergunta é crucial na fase inicial — principalmente porque o processo pode se tornar torturante e massivo.

EXEMPLO PRÁTICO
Há algumas semanas tive de decidir sobre me inscrever num programa de uma Consultoria — a qual a inscrição me tomaria diversas horas — e a chance de passar era/é ridícula de tão baixa (pelo número de inscritos e minhas habilidades).
Aí vem a análise: se eu estudar e não passar, vale?
SIM, VALE
Estou na segunda fase da seleção e estamos fazendo treinamentos pro nosso time da 2˚ etapa! #GOIRIS

Tá, eu vou fazer um projeto mas não encontro o que quero!

Sonhar é bom, desenhar um projeto incrível de impacto maravilhoso que acontece no lado da nossa casa é demais, né? ❤ Mas ok, o mundo não é bem assim.

Não adianta sair buscando um projeto perfeito e por isso não participa de todos os outros que existem. Se tu está no começo do processo: tira o “não” do vocabulário. EXPERIMENTA, arrisca, se abre.

SENDO MAIS PRATICO

1 — Pesquisa o que existe

Pesquisa por proximidade geográfica — avalia de 1 a 5
Pesquisa por interesse — avalia de 1 a 5

2 — Se atira

Cruza os dados e escolhe algum, vai de coração aberto para experimentar o novo e — principalmente — aprender

3 — Colhe o que aprendeu

Eaí, valeu a pena? Não? Quem conheceu lá?

4 — REPETE O CICLO

Esse ciclo se repete até tu concluir a primeira divergência descrita no texto lá de cima. Esse processo foi 1,5 anos da minha vida.

FAZER O BEM OLHANDO NO OLHO DE QUEM

Aprende, troca, ensina, ouve, compartilha, experimenta. E se quiser CRIAR um projeto, chama aí, logo vou fazer um texto sobre o/

Se você chegou até aqui lendo tudo isso, eu mereço pelo menos um feedback, não acha? ❤

Eu escrevo para pessoas lerem e gostarem, e por isso eu PRECISO de feedbacks e que pessoas compartilhem o conteúdo.

Faço isso totalmente por amor, e gostaria saber se é amor correspondido ❤ rsrsrs

Curtiu o texto? Faltou algo? Sobrou info?
Me diz e vamos melhorar para o da semana que vem!

Curte, compartilha e me segue aí no medium ❤

--

--

Ernesto Ferreira
InsideOut.mergulhe

Engenheiro de Sonhos, ciclista, escoteiro, guitarrista, pirata e Guerreiro Sem Armas; basicamente, mais um jovem apaixonado por mudar o mundo.