Insights da Semana 17 | 5 aprendizados depois de “um dia de consultor” na Mckinsey

Ernesto Ferreira
InsideOut.mergulhe
Published in
5 min readSep 4, 2017

Ferramentas, aprendizados e erros do que fiz e vivi em 1 semana nesse processo.

EDIT :: esse é o meu texto mais lido, obrigado por compartilharem

O primeiro Case é sempre especial ❤

NESSE TEXTO VOCÊ VAI ENCONTRAR:

Metodologia de Projetos

Dicas de gestão de equipe

Fontes, fontes e mais fontes ❤

e — como sempre — unas cositas más ❤

Veja todos posts da semana aqui (tudo sobre INOVAÇÃO):

Como chegamos aqui?

— Essa experiência faz parte de um processo maior —

Como contei anteriormente, eu estou num processo de abertura e experimentação em linhas e oportunidades “mais business”. Leia-se: aprender sobre negócios mais estruturados, empresas, gestão, processos e etc.

Leia mais sobre(desde os projetos de ONGs e intervenções até esse ponto) aqui:

O que é isso?

— Ou melhor: tudo que aprendi nas 2 semanas que vivi/vivo esse mundo —

A Mckinsey é — dentre outras frentes — uma empresa de consultoria estratégica; ou seja, ajudam grandes e médias empresas a tomarem decisões e entenderem problemas. Ex: Coca-Cola quer ir para o mercado de saudáveis, como fazer isso? (OK, fui MUITO sucinto).

OLHA EU NO VIDEOOO !!! ❤

Eles criaram um evento — o Mckinsey Impact Experience — para levar estudantes do Brasil inteiro à SP e vivenciar o trabalho. Objetivos eram:

  • Apresentar a empresa;
  • Conectar jovens :: entre eles e à essas oportunidades;
  • Trabalhar com impacto de ONGs;

1˚:: QUAL O TEU PAPEL?

— Qual a tua versão para o melhor grupo? —

Conheci meu grupo 7 dias antes do evento; 4 pessoas, 4 estados e 4 cursos diferentes. Pessoas fantásticas, extremamente competentes; no entanto, tínhamos pouca experiência com case.

NEM SEMPRE O TEU MELHOR É O MELHOR PARA O GRUPO

Nesse momento me coloquei como facilitador, minha prioridade: CUIDAR DO GRUPO, cuidar do processo; aprender e ensinar ao máximo. A termos práticos:

  • Fizemos reuniões a cada 48h
  • Fizemos capacitação com a Bia Groxco — trabalha com ONGs do Brasil Inteiro
  • Resolvemos 3 cases em grupo para aprendermos como trabalhar

Por mais que eu ame de paixão números, me afastei desse mundo e foquei no que percebi que geraria mais resultado: o grupo.

2˚ :: QUAL O OBJETIVO?

— Porque você está resolvendo isso? —

PRIMEIRO: pensa em quem vai ler a tua entrega!
Nosso primeiro grande erro: entregar resultados como uma prova de faculdade; quando de fato estávamos entregando resultados a um CEO.

SEGUNDO: Objetivos pessoais
Fui pela experiência, pelo aprendizado e pelo processo. Então estive mais leve e focado em feedback e me analisar muito mais do que o resultado de fato da equipe.

O objetivo final guia o foco, guia a equipe e baliza as métricas de sucesso ou fracasso. Não adianta começar a trabalhar sem alinhar objetivos antes. SÉRIO.

3˚ :: TIME TIME TIME

50 a 50 entre homens e mulheres; mas há muito que se trabalhar em diversidade ainda, né?

— E se tudo der errado? —

Primeira regra do nosso time: se tudo der errado, já deu tudo certo.

Nosso foco foi aprendizagem, antes do evento estudamos e nos preparamos, durante o evento erramos e tivemos feedback; nós geramos o nosso resultado sem — praticamente nenhuma — dependência do evento e nem da Mckinsey.

4˚ :: FERRAMENTAS

— Passo a passo bem direto —

CONHEÇA O GRUPO
Vai além do currículo e busca aonde as habilidades encaixam e aonde todos falham. Nosso caso: ninguém jamais tinha resolvido um case.

TESTA E DESCOBRE AS DIFICULDADES
Focado no nosso problema. Resolvemos um case todos juntos.
A CADA QUESTÃO feita analisávamos: “O que deu certo?”, “ O que deu errado?”, “Como corrigir?” e — principalmente — “Como estão se sentindo?”.

Resolvemos esses cases que estão no site deles:

www.mckinsey.com/careers/interviewing/diconsa

COMUNICAÇÃO HONESTA
“PRECISO DE SILENCIO PELAMORDEDEUS” é uma frase excelente para momentos de tensão. Mas melhor ainda é “estou estressado, me dá 5 minutos para respirar.” Sem julgamento, fale com intenção e ouça com atenção.

RESILÊNCIA NÃO É CONTINUAR APANHANDO
Resiliência é como nos “recarregamos”. Estar estressado e nervoso e continuar apressando o processo é inútil; não é demonstração de força. Para, respira e volta: resiliência é como tu se recarrega.

5˚ :: OS CASES

— O desafio maior ainda foi a gestão —

PRIMEIRO CASE — pré-organização fez a diferença
No nível esperado, alinhado com nossas habilidades; seguimos bastante alinhados com o objetivo.

SEGUNDO CASE — “Você tem um plano até levar o primeiro soco.”
Um case acima do esperado e com dificuldades bem mais elevadas criaram desespero e medo; gestão foi-se embora e os resultados reduziram muito. Aprendemos demais a gerir um pouco do caos.

TERCEIRO CASE — Nada é tão ruim que não possa piorar.

Case difícil e ainda com “pegadinhas” bobas (como gráfico de uma página com “números fictícios” que nos fez perder metade do tempo). A falta de “recarga” bateu na porta e o foco — novamente —foi impactado.

RESUMINDO

APRENDI A:

  • Focar em um papel
  • Cuidar da equipe
  • Analisar quantitativamente Cases
  • Entregar pensando no cliente e não no professor
  • A importância dos dados em argumentos

Se você chegou até aqui lendo tudo isso, eu mereço pelo menos um feedback, não acha? ❤

Eu escrevo para pessoas lerem e gostarem, e por isso eu PRECISO de feedbacks e que pessoas compartilhem o conteúdo.

Faço isso totalmente por amor, e gostaria saber se é amor correspondido ❤ rsrsrs

Curte, compartilha e me segue aí no medium ❤

PS: Thx Mckinsey pela oportunidade ❤
PSS: Parabéns à galera da Mckinsey que organizou tudo isso voluntariamente! Respeitei.

--

--

Ernesto Ferreira
InsideOut.mergulhe

Engenheiro de Sonhos, ciclista, escoteiro, guitarrista, pirata e Guerreiro Sem Armas; basicamente, mais um jovem apaixonado por mudar o mundo.