Insights da Semana 18 | 5 dicas de como começar a escrever

Ernesto Ferreira
InsideOut.mergulhe
Published in
4 min readSep 10, 2017

E porque você deve começar agora ❤

NESSE TEXTO VOCÊ VAI ENCONTRAR:

Metodologia de Projetos

Dicas de gestão do tempo

Fontes, fontes e mais fontes ❤

e — como sempre — unas cositas más ❤

Veja todos posts da semana aqui (tudo sobre INOVAÇÃO):

Por que começar a escrever?

— E porque não, uai? —

O texto que me motivou a começar a escrever (e não encontrei no google) contava a história de dois programadores iniciantes: um escrevia semanalmente seus aprendizados e o outro não. Ambos começam do ZERO e — conforme se escreve — um se destaca e torna-se relevante e o outro é mais um programador. (não sei contar a história alheia, sorry, vou tentar achar de novo, prometo ❤)

O resumo do aprendizado é:
• Compartilhar tudo o que se sabe desde o início é rico — pois constrói todo o caminho e não só o final da maestria;
• Mesmo não tendo profundidade nem qualidade no início; é DESSA FORMA que vai conseguir melhorar esse tópico;
• A escrita de abre portas e te conecta com pessoas inimagináveis.

Ahh mas a parte foda é que eu não tenho conteúdo pra escrever toda semana…

Em relação a essa frase duas respostas:
1˚ : TU TEM SIM, duvido que dos +20 anos de vida não te ensinaram NADA que vale a pena ser lido em textos de 3 minutos;

2˚ : E se em 7 dias tu não aprende 3 min de conteúdo, temos de mudar essa rotina, migo.

Qual o teu objetivo?

— A partir daqui é possível desenhar uma métrica de sucesso —

Meu objetivo é simples e claro:

  • Melhorar minha escrita;
  • Organizar meus materiais;
  • Resumir minha semana.

Logo, escrevo primordialmente para um sucesso pessoal e não dependo de NINGUÉM (influencers, mídia, e etc) para bater essa meta inicial. É claro que como objetivos secundários tenho público e etc.

Começa rabiscando isso, e assim, tua meta vale teu fracasso? E se tudo der errado?

SE TUDO DER ERRADO E NINGUÉM LER TEU TEXTO. NINGUÉM VIU.

Relaxa e erra a vontade; alguém vai ler, me manda que eu leio ❤ hahahah

COMO EU PRODUZO MEUS TEXTOS

— Como um bom engenheiro, tenho processos bem claros | dentro dos limites —

Eu gasto de 60 a 90 minutos pra escrever um texto: dentre leitura, pesquisa de fotos, giff e tudo mais. Sento pra escrever e em até 90min tá pronto. Sabendo ou não sobre o que vou escrever.

  • Início e fim padronizados;
  • Estilo padronizado;
  • Em até 5 minutos.

Esses são meus limitantes, e graças a eles que a produção se tornou um processo fluido, caso eu tranque eu volto aos limitantes e tudo flui.

Sobre dicas de escrita, deixo pro Gustavo Tanaka:

TENHO LISTAS:
Links para escrever sobre;
Tópicos para escrever;

TENHA MÉTRICAS

— O que é um texto bom? —

Você que ainda não escreve; não se prenda a métricas, experimenta e testa de tudo um pouco antes de começar a quantificar.

TEMPO GASTO ESCREVENDO < (TEMPO DE LEITURA) x (N˚ LEITORES)

Esse é o meu sucesso externo (depois de atingir os primários comentados anteriormente). Aqui é interessante que eu domino duas das três variáveis do processo. Esse domínio me tranquiliza e reduz minha ansiedade.

Os dados que o Médium me oferece

OS VIEWS GERAM PELO MENOS 50% DE LEITURA

Essa métrica é importante para ter o pé no chão; o texto tem de cativar do começo ao fim.

Esse texto tem 75%, um dos meus melhores nesse tópico ::

COMEÇA AGORA E SÓ PARA NO 10˚TEXTO

— O tempo para aprender algo novo —

Eu demorei em torno de 20h de escrita ampla pra chegar no texto abaixo (que ficou demais); e demorei 20h de novo para fazer o meu primeiro texto a atingir (e ainda ultrapassar bastante) as 200 leituras.

O texto abaixo conta como foi o processo e a importância desse tempo.

RESUMINDO

  • Começa a escrever, tu não tem nada a perder;
  • Os ganhos são inúmeros e dependem do teu foco;
  • Escreve e aprende sobre o processo a cada escrita, o próximo texto vai ser mais fácil.

THANKS!

Se você chegou até aqui lendo tudo isso, eu mereço pelo menos um feedback, não acha? ❤

Eu escrevo para pessoas lerem e gostarem, e por isso eu PRECISO de feedbacks e que pessoas compartilhem o conteúdo.

Faço isso totalmente por amor, e gostaria saber se é amor correspondido ❤ rsrsrs

Curte, compartilha e me segue aí no medium ❤

PS : Texto dedicado em especial aos amigos Diego, Marcus e a Victoria; galera com muito conteúdo que estão se enrolando pra começar a escrever. #prontofalei ❤

--

--

Ernesto Ferreira
InsideOut.mergulhe

Engenheiro de Sonhos, ciclista, escoteiro, guitarrista, pirata e Guerreiro Sem Armas; basicamente, mais um jovem apaixonado por mudar o mundo.