Insights da Semana 20| Como viajar barato e com muitas histórias ❤

Ernesto Ferreira
InsideOut.mergulhe
Published in
4 min readSep 25, 2017

Viver para viajar ou viajar para viver? #eisaquestão

Aquela foto hipster do PEXELS

NESSE TEXTO VOCÊ VAI ENCONTRAR:

Metodologias de Projetos

Ferramentas para a vida

Fontes, fontes e mais fontes ❤

e — como sempre — unas cositas más ❤

Veja todos posts da semana aqui (tudo sobre INOVAÇÃO):

PORQUÊ VOCÊ QUER VIAJAR?

— Será que precisa viajar para conseguir isso? —

Antes de sair comprando a passagem para a cidade mais linda do mundo e “seguir o coração” e fazer “o que sente do momento” como muitos livros e blogs recomendam; para e pensa. Organizar uma viagem não é para ser um fardo mas também não pode ser ignorado.

Em 2015 fui pro Chile viver 1 mês e meio em Santiago. Fui sem dinheiro suficiente, sem planejamento e sem saber o que fazer. Me diverti? Sim. Conheci pessoas incríveis? Sim. Tive um experiência memorável? Sim. Tirei o máximo proveito da viagem? Não.

Quer tirar fotos incríveis?
Que tal um curso de fotografia e conhecer tua cidade de forma diferente?

Quer conhecer pessoas de fora? Que tal abrir a casa para estrangeiros?

Viajar não é a única opção e nem sempre é tão fofo quanto nas fotos. #dealwithit

MONEY?

— Tá foda pra todo mundo —

Sair da zona de conforto as vezes é mais barato que tentar manter padrões e estilos de vida.

Sim, sou bem chinelão nas viagens, deixo de comer na rua, levo água de casa, não vou em todas as festas, não vou em todos os museus, não fico no hostel lindo. Porque se eu faço isso tudo eu não viajo.

Em um análise pré-viagem, recomendo ver opções de jobs como Garçom, freelas e etc. Ou até mesmo Uber, uber eats e etc.

Agora vamos falar de economizar money ❤

COUCHSURFING

—Surfando em sofás, mais barato e muito muito mais legal ❤ —

Couchsurfing é basicamente dormir em casas de pessoas aleatórias em troca de conversas, ajudas, e etc. Eu já passei por +10 casas em viagens por Santiago, Montevideo, Curitiba, São Paulo, Rio de janeiro e Viña del Mar.

1 — ENTENDA QUE É UMA TROCA
Sim, pessoas te recebem no amor, sim pessoas não te pedem nada, não te cobram, não exigem. MESMO ASSIM, ofereça uma troca, ofereça um presente, ofereça uma história incrível e faça o dia do teu host ser sensacional.

Eu e meu primeiro host no Chile. Grande Serrão!

2 — ESTEJA ABERTO A DIFERENTES REALIDADES
No Chile eu fui do bairro mais nobre ao bairro mais simples da cidade. Do centro à periferia; estar aberto a respeitar diferenças e conviver com diversidade proporciona histórias únicas.

3 — CUIDE DA REDE
Eu utilizei de redes de escoteiros em todas as minhas viagens e essa é um dívida eterna que tenho com o movimento; em algumas semanas minha casa ficará aberta para uns 5 escoteiros por 10 dias. Mesmo que não possa compartilhar teu espaço, ofereça algo, comida, trabalho, ANYTHING. Enriqueça a comunidade.

COMO FAZER???
Eu sempre usei Facebook e Whats e vou andando em redes de amigos + amigos de amigos. Existem alguns jeitos mais estruturados a se fazer::

CUIDE DO SEU DINHEIRO

— Anote cada centavo —

Eu sempre uso esse app; a dica é: anote num caderno o valor na moeda que gastou e depois passe para o App convertendo pelo quanto que comprou a moeda.

ORGANIZE-SE COM ANTECEDÊNCIA

— E economize grana demais! —

O Voopter é uma plataforma pra fazer monitoramento de passagens. Semana passada recebi passagens por R$ 950 ida e volta de Amsterdan. Coloque suas cidades e fique de olho ;)

RESUMINDO

  • Viajar não é para poucos;
  • Se organizar direitinho todo mundo se diverte rsrsrsr;
  • Quando for viajar me chama.

PS:: ouve esse som genial do Serrão, sonzera ótima pra arrumar as malas e partir pra esse mundão.

THANKS!

Se você chegou até aqui lendo tudo isso, eu mereço pelo menos um feedback, não acha? ❤

Eu escrevo para pessoas lerem e gostarem, e por isso eu PRECISO de feedbacks e que pessoas compartilhem o conteúdo.

Faço isso totalmente por amor, e gostaria saber se é amor correspondido ❤ rsrsrs

Curte, compartilha e me segue aí no medium ❤

--

--

Ernesto Ferreira
InsideOut.mergulhe

Engenheiro de Sonhos, ciclista, escoteiro, guitarrista, pirata e Guerreiro Sem Armas; basicamente, mais um jovem apaixonado por mudar o mundo.