Insights da Semana 23|Como eu abandonei minhas desculpas: das favelas à ONU

Ernesto Ferreira
InsideOut.mergulhe
Published in
4 min readOct 15, 2017

Fundei um coletivo, passei por mais de 10 ONG e vários projetos de impacto nesse caminho

Jardim Gramacho — Obra por Vik Muniz

Esse texto é para 2 pessoas:

Jovem — perceba aonde você está nesse caminho e entenda o que tem que ser feito em cada etapa
Adulto que trabalha com jovens — NÃO PULE A FUCKING ETAPA, obrigado

Veja todos posts da semana aqui (tudo sobre INOVAÇÃO):

Esse texto é

a minha experiência de como me construí como um jovem maker e desenvolvi projetos em diversas comunidades, favelas, grupos. Enfim, me tornei ativo à mudança. Percebi nesse caminho 3 grandes fases:

Construção Ética
Reconhecimento de potencial
Socos no estômago 1 e 2

CONSTRUÇÃO ÉTICA

— 0 aos 14 anos —

Basicamente entender que:

Pessoas são iguais;
Direitos humanos é o mínimo;
Todos somos responsáveis por todos.

Nada de mais, nem muito mistério, mas se ninguém te diz tu não aprende (ou melhor, se ninguém te diz, a sociedade te ensina o contrário). Aprendi e vivenciei esses aspectos no movimento escoteiro e em casa, thx ppl ❤.

RECONHECIMENTO DE POTENCIAL

— 15 aos 17 anos —

Como tu pode ser ativo no mundo se tu não reconhece nem o teu potencial?

Quando comecei a desenvolver projetos científicos e tirar notas interessantes* na escola eu passei a me entender melhor e me reconhecer como alguém que consegue executar projetos. (O que — convenhamos — não tem nada de mais; mas para alguém no Ensino Fundamental foi importante).

Nesse processo participei de alguns projetos mentorados (Mini Empresa) e outras experiências; cada vez mais me construindo a noção de :

Perceba que eu não falei de construção técnica ou de habilidades; ainda a pegada é bem junior, é mais

deixar de se entender como ameba e passar a se entender como gente mesmo

SOCO NO ESTÔMAGO — 1

— ai —

Então o primeiro soco é o video abaixo, se não viu ainda; assiste.

Chorou? Eu também; o mais importante aqui foi:

Ver jovens que nem eu, pessoas IGUAIS a mim MUDANDO O MUNDO

Caraca, isso foi demais, foi um soco muito pesado, fiquei desesperado; eu entendia como esse trabalho era importante, entendia meu potencial dentro disso e agora chegou a hora de botar a mão na massa.

SOCO NO ESTÔMAGO — 2

— Esse sim doeu muito, muito, muito mais —

Entrei no site do TETO e me inscrevi na primeira construção: Jardim Gramacho RJ— o antigo maior lixão a céu aberto da América Latina, um espaço insalubre que o governo e todos ignoram existir. O filme Lixo Extraordinário (imagem capa desse post) e diversos outros foram feitos lá.

Quando eu — estudante de engenharia estagiando — chego para conversar com uma mulher, mãe de 2 filhos e responsável por 12 — uma mulher analfabeta que trabalha durante a madrugada limpando quarto de motel e dorme 4 horas por dia — eu começo a entender o que significa querer mudar o mundo.

O mudar o mundo dessa mulher não era em escala global; mas mudar o mundo de cada uma daquelas crianças; ela — literalmente — passava fome para poder dar um brinquedo às crianças. Crianças essas que nem filhos dela são; metade são crianças de vizinhos que passam o dia com ela enquanto as mães trabalham; outra metade é de parentes falecidos.

Porque ela cuida dessas crianças?
PORQUE SÃO CRIANÇAS, COMO NÃO VAI CUIDAR???????

Primeira parte do soco:

Porque essa mulher tem tanta responsabilidade em relação a essas crianças e eu não? Só porque nasceu mais perto??

E agora pra afundar a mão:

Se ela dedica 20h/dia pra mudar o mundo dessas crianças; o que tu, mero estudante, consegue fazer?

Então foi assim que ressignifiquei o que é ser HARDWORK, empreendedor, dar o sangue e tudo mais. Sim, eu trabalho muito, sou mega ativo, vários projetos e tal; mas

VOCÊ JÁ CONVERSOU COM UMA MÃE NUMA FAVELA?

CHAMADA PARA AÇÃO
Se liga nos textos abaixo (que contam o caminho que segue); e/ou me chama inbox pra irmos à prática!

Esse texto contou bem a história sobre acabarem as desculpas; agora o abaixo conta um pouco mais do caminho até a ONU ;)

Aqui é o meu TEDx em que conto algumas histórias a mais nessa caminhada ;)

THANKS!

Se você chegou até aqui lendo tudo isso, eu mereço pelo menos um feedback, não acha? ❤

Eu escrevo para pessoas lerem e gostarem, e por isso eu PRECISO de feedbacks e que pessoas compartilhem o conteúdo.

Faço isso totalmente por amor, e gostaria saber se é amor correspondido ❤ rsrsrs

Curte, compartilha e me segue aí no medium ❤

PS: minha mãe é super foda também, veio do interior pra construir a vida em Porto Alegre — uma história muito semelhante às mulheres que conheci em favelas — mas demorei demais para reconhecer isso e por tal motivo não citei no texto. te amo mãe ❤

--

--

Ernesto Ferreira
InsideOut.mergulhe

Engenheiro de Sonhos, ciclista, escoteiro, guitarrista, pirata e Guerreiro Sem Armas; basicamente, mais um jovem apaixonado por mudar o mundo.