Insights da Semana 24|Como fazer um trabalho em grupo?

Ernesto Ferreira
InsideOut.mergulhe
Published in
5 min readOct 22, 2017

Desde trabalhos de faculdade a projetos na ONU ❤

NESSE TEXTO VOCÊ VAI ENCONTRAR:

Metodologia de Projetos

Ferramentas para projetos

Ferramentas para vida

e — como sempre — unas cositas más ❤

Veja todos posts da semana aqui (tudo sobre INOVAÇÃO):

Trabalhos em grupo,

Seja na faculdade, seja na firma, seja em eventos: é sempre foda. Nesse texto vou contar ferramentas e gatilhos que tenho pra fugir de fracassos que já fiz (e repeti algumas vezes pra ter certeza).

TRABALHO É EM DUPLA

— Ou no máximo trio —

Subida ao cerro Província, nos Andes. Altitude do pico: 2750 m. Altitude de partida: 1000 m. Diferença vertical: 1750 m. Tempo de subida: 6h. Tempo de descida: 3h. Recuperação do joelho: 10 dias

O trabalho no dia-a-dia, a construção de fato, tem que ser feita em times pequenos, minúsculos. (Discussão e debate dentre grupos eu falo mais abaixo).

Esse insight surgiu após uma trilha em que começamos em trio e terminamos em dupla e ali percebi uma grande diferença no ritmo da equipe:

Em trio: quem dita o ritmo é o mais lento, há de se cuidar do grupo a partir dele;
Em dupla: quem dita o ritmo é o mais rápido, o segundo tem de estar sempre próximo ao máximo e com uma comunicação clara em relação aos seus limites.

Equipes maiores reduzem a responsabilidade a cada tarefa e reduzem o sentimento de construção (“EU FIZ ISSO”), e portanto: divide teu grupo e experimenta ;)

COLABORAÇÃO É LINDA

— Mas não é mágica, é engenharia —

PRIMEIRAMENTE

Sim, é linda; tive a experiência de trabalhar com jovens de 30 países em uma comunidade em Santos; foi fantástico desenvolver um projeto unindo a tudo e a todos. Esse projeto foi construído a partir do Jogo Oasis, se liga no link abaixo:

COLABORAÇÃO PRECISA

1. Comunicação clara e empática

2. Confiança em si e no grupo

3. Regras acordadas por todos

4. Metodologias + metodologias + metodologias

Esses 4 pontos se veem presentes em todos os ambientes nos quais eu vi colaboração acontecer de fato.

1 :: Comunicação ruidosa e “maneiras de dizer” não são óbvias, livre-se delas; pense como o outro vai entender isso! (Meu grupo na ONU teve uma BRIGA por conta desses comentários, história para outro post).

2 :: Sem confiança em si tua produtividade vai à zero e não agrega nada ao grupo; sem confiança no grupo o retrabalho vai surgir e a perda de tempo vem abraçada.

3 :: “Regras” é o que irá colocar todos na mesma página; é óbvio? É evidente? MESMO ASSIM: escreve e coloca no papel. Isso muda tudo. (Leia mais sobre esse aspecto psicológico com o Dan Ariley)

4 :: Metodologias em todo o caminho; elas são as ruas, o guia. Para grupos que nunca trabalharam juntos: sigam à risca; aos mais experientes, criem as suas. 95% dos grupos de faculdade tem preguiça em fazer esse passo, e por isso trabalhos de faculdade são tudo um lixo. #prontofalei

PROBLEMAS

Vamos à vida real, teus colegas de faculdade/ trabalho não vão parar 30 minutos para construir isso; como proceder?

Então, eu sigo uma modelo bem simples:
1˚: Organizo toda a estrutura e todo o guia do trabalho; assim a Qualidade está garantida e é fácil de dividir;

2˚ : Me afasto e espero quem domina o tópico; e então me aproximo e peço uma tarefa simples — perco qualidade mas ganho tempo;

3˚ : Me coloco como organizador; assim cuido única e exclusivamente do grupo e não necessariamente dos cálculos e pormenores.

O Gab Gomes fez um texto genial sobre colaboração, saca só:

Resumidamente: ele conta sobre uma dupla (AHÁ, EU AVISEI) fantástica com a qual ele trabalha e lista diversas dificuldades no trabalho colaborativo.

Leitura indispensável!

VAMOS ÀS PLATAFORMAS

— WE LOVE FERRAMENTAAAASSS ❤ —

GOOGLE DRIVE

Sim, é óbvio, tu já conhece; todos conhecem! Esse é o ponto: quase ninguém usa as ferramentas colaborativas maravilhosas do Drive!!!

Eu uso o Google Docs para construir: Narrativa, Estrutura, Problemas.

Uso o Google Sheets para calcular, equacionar e programar aspectos simples.

Termino no Google Presentations montando o PPT com Gifs e — principalmente — terminando o trabalho em última hora. Eles vem crescendo muito, já é possível fazer efeitos de transparência, comentários e usar modelos que o google seleciona a partir do teu conteúdo.

MOMENTO HISTORINHA
Em Israel meu grupo brigou demais na apresentação de um projeto — TE(A)CH — e chegamos à conclusão 5 minutos antes da apresentação: nos colocamos por último e enquanto a menina do nosso grupo apresentava, O GRUPO INTEIRO terminava a apresentação ❤ foi lindo demais

TRELLO

Simples, tão simples que é o melhor de todos. Pensa numa parede cheia de postits: esse é o trello.

WUNDERLIST

Minha memória é um lixo e eu tenho consciência disso, o Wunderlist permite criar listas compartilhadas e ajuda a não esquecer de nada. MUST USE em eventos!

E QUANDO ACABA?

Gente, por favor, vamos fazer rodadas de feedback SEMPRE. Terminou, foi-se, sem estresse mais; agora senta todo mundo e responde às seguintes perguntas:

  • Como está se sentindo?
  • Como foi o processo?
  • O que foi incrível?
  • O que poderia ser melhor?

Essa ordem é importante, primeiro tu te abre, mostra quem é, depois conta de forma geral como viu o que aconteceu; elogia o grupo/participante. Só então vai à parte mais delicada (e importante): perceber os problemas.

Se está na faculdade esse é mais importante ainda, se brigou com o grupo, mais ainda:

FACULDADE é pra fazer merda e aprender pra não repetir depois, se tu foge de cada erro que comete; tá numa perda de tempo completa.

THANKS!

Se você chegou até aqui lendo tudo isso, eu mereço pelo menos um feedback, não acha? ❤

Eu escrevo para pessoas lerem e gostarem, e por isso eu PRECISO de feedbacks e que pessoas compartilhem o conteúdo.

Faço isso totalmente por amor, e gostaria saber se é amor correspondido ❤ rsrsrs

Curte, compartilha e me segue aí no medium ❤

--

--

Ernesto Ferreira
InsideOut.mergulhe

Engenheiro de Sonhos, ciclista, escoteiro, guitarrista, pirata e Guerreiro Sem Armas; basicamente, mais um jovem apaixonado por mudar o mundo.