Insights da semana 31 | O que o atletismo me ensinou sobre empreender

Ernesto Ferreira
InsideOut.mergulhe
Published in
4 min readDec 10, 2017

E a importância de não se superar.

NESSE TEXTO VOCÊ VAI ENCONTRAR:

Cuidados com esporte;

Dicas de autoconhecimento;

Como treinar algo novo;

e — como sempre — unas cositas más ❤

Veja todos posts da semana aqui (todos sobre INOVAÇÃO):

COMEÇE AGORA

— Não adianta esperar o momento certo —

Comecei a correr no inverno de 2015. Primeiro dia correndo: o dia mais frio do ano em Porto Alegre. Motivo? Eu queria correr.
Corri 3km e voltei caminhando (às 20h da noite do centro) sem ar nem pernas para mais nada.
Esse primeiro passo foi bem estúpido, sim, de fato; mas como padrão eu coloco na agenda que vou correr no final de semana — e eu corro NÃO IMPORTA O QUE aconteça!

Analisando minhas corridas no runalyze, descobri que a maioria dos dias que corri estavam chovendo!

TENHA REFERENCIAS FODA

— O que é correr rápido pra você? —

Eu sou o de fluorescente ali

Logo entrei pra equipe de Atletismo da UFRGS (melhores pessoas ❤), com treinadores, atletas de competição e — principalmente — uma galera muito gente boa. (Tudo isso for free, me chama que te boto na equipe). E ali comecei a me desenvolver de fato; com treinamento regular e dividindo o treino em tiros, longos e fartleks (ritmos variando entre altos e baixos). Mas o principal: ter uma referência, uma meta; alguém a buscar.

#RELATO
Tive um treino de tiros de 300m, foco era buscar os 50 segundos; após 2 tiros me mantive longe. Até que um parceiro se propôs a correr metade comigo acima da minha velocidade. Dito e feito, bati os 50 segundos.

Quando estamos começando um esporte não temos noção de velocidade, ritmo; tenha gente foda por perto.

GO HARD OR GO HOME

Então, eu gosto de treinar. O desafio do meu corpo; romper meus limites, né Nike?

Eu levo bem a sério; só saio de treino se tiver mancando ou se superar os ritmos propostos do treinador.

3 meses treinando, com um bom biotipo (magricela), atingi um objetivo incrível! Ganhei minha primeira corrida.

O custo?

Torci o pé no aquecimento e corri no máximo do meu ritmo buscando me superar. De fato, me superei. Uhul o/

Depois passei 4 meses tratando a minha primeira lesão: inflamação no tendão.

Aqui está o primeiro grande aprendizado do atletismo na minha vida: treine para vencer na temporada; não na prova.

GO HARD OR GO HOME

— “Empreender é como uma corrida; você corre uma maratona no ritmo de 100m rasos” . AHAM, VAI NESSA —

Treine enquanto seu concorrente dorme; e você terminará: em uma cama de hospital.

No meu caso, numa cama de fisioterapia.

Bem na boa, esqueça que resiliência é continuar um movimento constante ignorando o teu corpo e teus limites.

No texto abaixo de Harvard os escritores trazem à tona o comparativo entre Resiliência, “Recarga” e Suporte. Um dos dados interessantes é que a gente trabalha de madrugada; dá o sangue e — em média perdemos 11 dias INTEIROS por termos a produtividade reduzida.

Medite, respire, tenha hobbies; principalmente se tu empreende: a saúde do empreendedor é a saúde do negócio. Conheço diversos empreendedores que passaram semanas no hospital e — só assim também — hoje cuidam da saúde.
PS: não é mesmo, Anie?

RESUMINDO

1. Comece agora, chega de desculpas;
2. Se junte com uma equipe de excelência;
3. Entenda o teu nível dentro da equipe;
4. Respeite o tempo do teu corpo de se desenvolver;
5. Aproveite o caminho.

Vamos tomar um café?

Eu vivo de rede, de apresentar pessoas, cases, ideias; e quero abrir mais a minha mente. ❤

Me chama no whats ;)
(51) 9 9928–2929

PS: Obrigado a todo mundo da equipe de Atletismo da UFRGS, da Fisioterapia da UFRGS e a quem corre comigo (intencionalmente ou não) pelas ruas de POA ❤

--

--

Ernesto Ferreira
InsideOut.mergulhe

Engenheiro de Sonhos, ciclista, escoteiro, guitarrista, pirata e Guerreiro Sem Armas; basicamente, mais um jovem apaixonado por mudar o mundo.