O que a vitamina D tem a ver com produtividade?

Tudo! É mesmo?!? Sim, ela é extremamente importante para uma vida saudável e vou te dar uma dica sobre como obtê-la facilmente

Luciana Farias
Insight Produtivo
5 min readApr 16, 2018

--

Pois é, a vitamina D é essencial para que nosso corpo execute mais de 85 funções, como ajudar no bom funcionamento do sistema imune e nervoso, no movimento muscular e no transporte de cálcio, além de ativar milhares de genes importantes. Eu também não tinha essa consciência até duas semanas atrás. Então, nesse post te explico o que descobri, mas antes me diz ai: você consegue ser produtivo se não for saudável? Posso afirmar com segurança que EU não :(

E infelizmente a ficha caiu da pior maneira possível, ficando doente e privada de exercícios físicos por mais de um mês (ainda estou, já que não é algo que se resolve da noite para o dia). Primeiro foi uma dor no braço direito, no cotovelo e no ombro, depois uma dor nos joelhos, sendo mais forte na lateral do joelho esquerdo. Só a falta de exercícios físicos, para mim, já gera uma queda de produtividade. Afinal, eu jogo tênis e amo ficar ao ar livre durante uma hora, duas vezes na semana, batendo na bola e trabalhando o corpo, enquanto a mente descansa.

Então pensei: vamos resolver logo essa dor, né? Maratona de médicos (ortopedista seguido de reumatologista e nutrólogo) e exames clínicos, de sangue, urina, fezes e ressonância. Ainda estou no processo, não cheguei no diagnóstico, falta o resultado de alguns exames. Enquanto espero, pacientemente, percebi que a única alteração no exame de sangue foi uma deficiência de vitamina D. Minha taxa não era nada que eu pudesse me orgulhar, 28,16 ng/mL em outubro do ano passado, e agora caiu para 18,73 ng/mL, o que me deixou preocupada, pois perdi 10 "pontos" em apenas seis meses. Ahhhhh, muita atenção pois existem dois tipos de vitamina D: a D2 (ergocalciferol) e a D3 (colecalciferol), estamos falando do segundo tipo e o mínimo é 20 ng/mL, segundo o laboratório que eu fiz o exame. Não tenho como concluir se essa é a causa dos meus sintomas, mas decidi ir atrás de informações sobre o que poderia fazer para voltar à normalidade (e me manter lá). Afinal, saúde e produtividade caminham de mãos dadas.

Sei que o Dr. Google não é a melhor consulta para definir um diagnóstico, mas para mim é um forte aliado para entender o que as coisas significam e a importância que elas tem na nossa vida. E nessa navegada eu encontrei algumas informações interessantes: Você sabia que a vitamina D é, na verdade, um hormônio? E que nosso corpo é capaz de sintetizá-la? E, por fim, que apenas 10 a 20% da quantidade necessária dela é obtida pelos alimentos que você ingere? Ihhhh, se não é comendo, como obtemos essa vitamina? Minha conclusão foi: somos uma fábrica de vitamina D e a matéria prima são os tais raios UVB. E é por isso que eu e você precisamos de SOL todo dia!

A dica do dia é: tome sol e contribua com sua saúde. Atenção, pois existem algumas regrinhas a serem seguidas para dar certo:

  • O tempo de sol varia de acordo com o horário e o tipo de pele: entre 10 a 15 minutos para peles claras e entre 45 minutos e 1 hora para peles escuras, sem protetor solar com, no mínimo os braços e as pernas expostos (quanto menos partes do corpo expostas, mais tempo de sol será necessário para a “fábrica” gerar a mesma quantidade).
  • A posição do sol influencia na produção de vitamina D, daí o ideal é tomar sol entre as 10h e as 16h. Se preferir os horários de sol mais ameno, aumente o tempo de exposição.
  • Quando a deficiência é identificada por exame, que foi o meu caso, para agilizar a reposição também é necessário tomar suplementação por um tempo, até que o nível retorne ao normal.

E olhe que legal, essa dica funciona super bem combinada com outras, isto é, você pode fazer multitarefa para cumpri-la! Escolha uma atividade que você goste de fazer e faça no sol: leitura, música, caminhada, … Pode ser na varanda do seu apartamento, na praça perto do seu trabalho, ou até bem pertinho, na porta da rua do lugar que você estiver! Lembre-se de procurar um lugar ventilado, para não sentir muito calor.

Uma caminhada de 15 minutos pode ser uma ótima pedida!

Eu estou fazendo assim: todos os dias, antes do almoço, eu saio para o pátio que tem dentro do prédio onde trabalho, pego uma cadeira, coloco no sol, sento com meu celular e ouço 15 minutos de música ou de um podcast ;-) Se você preferir checar as redes sociais, também vale (aumente o brilho da tela para enxergar direitinho)! Quando termino o banho de sol, me sinto com muito mais energia. O segredo é colocar um alarme para tocar e te trazer de volta para a realidade. Garanto que o tempo vai acabar e você vai querer ficar só mais um pouquinho, rsrsrs.

Tá, mas se você não fez exame e não tem nenhum sintoma, essa dica ajuda? Ajuda, sim! Os sintomas da deficiência são bem sutis, você pode ter e não saber. E mesmo se hoje você não tiver deficiência, o sol vai te auxiliar a permanecer saudável. Além disso, a síntese natural de vitamina D é apenas um dos efeitos benéficos de tomar sol. E fique tranquilo, pois não há risco de "superdosagem" por sol, já que seu corpo não fabrica mais do que ele precisa (já com suplementação, é possível passar do limite recomendado). Experimente e veja se é tão bom para você quanto é para mim!

E ai, que estratégias você imaginou para incluir o sol no seu dia-a-dia? Quando vai começar? Compartilhe comigo!

Ahhhhh, além do sol, também fiz algumas descobertas sobre o sono e a água. Aguarde mais um pouquinho e eu compartilho com você nos próximos posts.

Para mais dicas de produtividade e organização, me siga também no Facebook e Instagram.

Se interessou em saber mais sobre o assunto? Esses foram os melhores artigos que eu li:

--

--