O que No Man’s Sky tem para te ensinar

Gabriel Alexandre
Insightful
Published in
5 min readAug 23, 2016

Você já se perguntou o que existe na vastidão da nossa galáxia? E de outras galáxias, até mesmo do universo?

Eu sei que sim, todo mundo já pelo menos refletiu sobre isso! Agora se imagine perdido em um planeta coberto de vegetação e animais (extremamente) bizarros. Você está perdido nesse planeta porque sua nave (SIM, SUA NAVE) teve uma falha crítica e você teve que forçar um pouso no planeta mais próximo.

É assim que começa a sua história em No Man’s Sky. No jogo, seu objetivo é alcançar o centro do universo, e isso é um mistério. Você começa em um planeta remoto, milhares de anos luz do seu objetivo. Para chegar lá, você precisa sobreviver em planetas e galáxias muitas vezes hostis para sua existência. Melhore sua nave, colete os elementos e materiais necessários e continue avançando até o centro do universo.

Não parece, mas o centro do universo está muito, muito longe mesmo!

Apesar de ser um jogo eletrônico, No Man’s Sky não é só mais um jogo. A Hello Games, equipe responsável pela produção, é formada por 15 pessoas e levou cerca de 6 anos para concluir o game.

O destaque do jogo é como ele funciona: Basicamente todos os planetas e elementos presentes nos planetas são aleatórios. Some isso com a vastidão do universo criado com as possibilidades criadas pela Hello Games e você tem cerca de 18 quintiliões de planetas únicos para serem explorados.

Se você está se perguntando o que é um quintilião, aqui vai:

1,000,000,000,000,000,000

Agora multiplique tudo isso por 18 e você tem a quantidade de planetas no jogo:

(1.8×1019) = 18,000,000,000,000,000,000

Para você ter noção de quão grande é tudo isso, uma pessoa sozinha levaria cerca de 5 bilhões de anos para explorar todos os planetas.

Como 15 pessoas foram capazes de desenvolver tudo isso em menos de 10 anos? É aí que entramos no assunto de 5 coisas que No Man’s Sky está me ensinando e pode te ensinar!

Não existe limite para a inovação e o seu potencial

Sean Murray (cofundador da Hello Games e programador líder) começou o projeto de No Man’s Sky sozinho, prototipando tudo em segredo. Meses após o seu trabalho solo, ele revelou o projeto para a equipe. Todos ficaram fascinados com a proposta e concordaram de trabalhar no jogo. Eles concluíram o que jamais imaginaram para um programa de computador.

Tudo isso foi feito graças à nossa querida matemática! O principal elemento na produção do jogo é a geração randômica de planetas, naves e itens, que é gerado proceduralmente.

Um sistema procedural nada mais é do que a produção de um resultado aleatório entre dois números. Não é mágica, é ciência!

Isso significa que equações matemáticas foram desenvolvidas pela equipe, e o computador decide como será o próximo planeta que você vai visitar, de acordo com o que foi programado.

No Man’s Sky não foi o primeiro jogo a utilizar essa mecânica, mas impactou e revolucionou o cenário de videogames com a sua inovação.

Isso nos mostra que temos diversas maneiras de inovar, não importando se o que temos planejado já foi abordado posteriormente. Saber inovar é aplicar ideias inusitadas em cenários jamais imaginados.

Distância é apenas um obstáculo, não um limite

Em No Man’s Sky, tudo é baseado em distâncias reais. Os planetas tem o tamanho de um planeta de verdade! Se você quiser sair do ponto A e caminhar até o ponto B do outro lado do planeta, você vai levar dias dependendo da dimensão do astro.

A melhor maneira de se chegar ao ponto B é usando sua nave (caso ela esteja preparada para isso) e usando os recursos a sua disposição.

Já imaginou a distância de um sistema solar para o outro? Jogue e descubra!

Assim como na vida, sempre teremos um caminho a ser percorrido. Dependendo dos nossos recursos no momento, levaremos meses e anos para alcançarmos nossos objetivos. Isso nem sempre é verdade se procurarmos novas alternativas e soluções para os nossos problemas. Tudo é uma questão de perspectiva e de saber usar os seus melhores recursos!

Seja estratégico

Seu maior objetivo além de alcançar o centro do universo, é explorar e sobreviver a qualquer custo!

Colete o máximo de recursos que você puder, mas cuide com o limite do quanto você pode levar com você. Sobreviva às condições tóxicas ou radioativas da maior parte dos planetas e não faça nada de errado a não ser que você queira arrumar encrenca com os Sentinelas espalhados pelo universo.

Sobreviver, explorar novas oportunidades, ser inteligente no gasto e consumo são exemplos precisos do que fazemos diariamente. Bom, você precisa fazer isso se quiser chegar no centro do seu universo, certo?

Não relaxe

Após algumas horas de exploração naquele planeta hostil, você descobre um novo totalmente pacífico e cheio de elementos raríssimos. Você decide passar horas e horas naquele planeta, pois tudo o que você mais precisa está ali e ninguém pode te impedir.

É esse o seu objetivo? Eu pensei que era chegar naquele ponto brilhante lá na vastidão do universo, e não se acomodar com a mesmice!

Se acomodar e relaxar demais onde você está é a parte mais fácil, mas é isso o que você quer para a sua vida? Não se esqueça do que te move e a sua missão aqui. Não é fácil abandonar sua zona de conforto, mas é necessário fazer isso para concluir seu objetivo principal.

Você jamais estará sozinho

18 quintiliões de planetas, e mais de 90% disso jamais será explorado. Cada planeta que você visita jamais foi tocado antes, e você foi o primeiro jogador a pisar nele!

Vai chegar uma hora e você verá o quão imenso é o universo, e aquele vazio vai bater dentro de você. Mas jamais esqueça Capitão, o universo está repleto de outros exploradores rumo ao mesmo objetivo que você!

Na sua jornada da vida, não vai bater aquela vontade de jogar tudo pro alto só uma vez, mas várias. Você não está sozinho em tudo isso, e saiba que tudo que acontece em sua jornada não é exclusividade sua. Jamais esqueça que outras milhares de pessoas estão batalhando para te superar!

Explore as possibilidades, sobreviva às adversidades e jamais perca a fé de inovar, você nunca estará sozinho! Logo o universo vai retribuir toda a sua dedicação.

No Man’s Sky já está disponível para PlayStation 4 e PC.

--

--