Desafie-se.

Se está difícil, duplique.

William Kunitake
Insightful

--

Estive pensando durante esta semana sobre este assunto e até dei um sneak peak na página do Insightful no Facebook (http://bit.ly/29pKlI4).

Não sei se acontece com você, mas já aconteceu muito comigo: não importa o que eu fosse fazer, eu não conseguia finalizar. Podia ser o aprendizado de uma música nova (sou guitarrista), assistir um novo seriado, cumprir um checklist com os afazeres do dia ou algum outro projeto.

No início mil maravilhas: lá estava eu começando todo empolgado, mas era só chegar na metade do processo que eu já perdia aquele gás todo e consequentemente minha vontade e comprometimento iam por água abaixo.

Até que a partir de um dado momento eu parei e comecei a pensar em tudo que eu nunca consegui concretizar, e fiquei espantado com a quantidade de coisas.

Creio que a autorreflexão é um belo tapa na cara que te ajuda (e muito) a mudar de mentalidade e sua forma de agir. Pude ouvir minha voz interior falando claramente:

“Até quando você vai fracassar?”

Este “sermão” me acordou e pude ver que a partir de então as coisas não poderiam continuar iguais.

Não é fácil tomar uma atitude e mudar, porque somos muitos suscetíveis a nos acomodarmos e deixar as coisas quietas, mas aprendi que nunca obteria um resultado diferente se continuasse fazendo o mesmo. Foi aí que comecei a utilizar a técnica do “If you are in trouble, double”, ou na adaptação para o português, “Se está difícil, duplique”.

Basicamente esta técnica consiste em duplicar a sua meta. Como assim?

Exemplo: digamos que você resolva dar uma caminhada de 5km toda manhã. No início está tudo bem, até que no terceiro dia chegar nos 2,5km já se tornou uma tortura e você está quase desistindo.

Ao aplicarmos a técnica mencionada acima, se dobrarmos nossa meta o objetivo inicial será muito mais fácil de concretizar. Ou seja, você deve agora caminhar por 10km, e não somente 5.

O que acontece é que agora você determinou um objetivo que é mais difícil, porém você sabe que pode cumprir. E a partir do momento que você iniciar, atingir os 5km terá se tornado muito mais fácil, e conforme você for duplicando cada vez ficará mais tranquilo caminhar trajetos maiores, pois seu organismo estará habituado aos desafios.

“Não limite seus desafios. Desafie seus limites.”

Esta técnica pode ser usada em qualquer área de sua vida. Quer outro exemplo? Alimentação saudável.

Com a correria do dia a dia nunca conseguimos comer de forma correta e fugir de alimentos saudáveis parece ter se tornado um hábito bem comum pra quem mora em grandes centros urbanos. Porém, se você quer começar a comer frutas/verduras, defina um objetivo do quanto quer comer, e quando ficar difícil, duplique! Quando você ver, já tornou-se um hábito alimentar-se melhor e seu corpo já estará acostumado e até vai reclamar se você comer besteira novamente.

Agora o ponto mais importante: comprometimento.

De nada adianta você duplicar os objetivos se não houver um propósito por trás do que fizer. Se você ir para a caminhada ou ter uma alimentação saudável só porque as pessoas postam fotos no Instagram, é muito provável que a sua meta não seja cumprida por muito tempo. Agora, se você resolver iniciar este desafio porque sabe das recompensas na saúde e qualidade de vida, aí sua mentalidade estará voltada ao resultado, então ficará muito mais fácil de cumprir a meta, já que o seu gatilho mental estará ativado.

É necessária muita resiliência e persistência no início, pois digo com afinco que não é fácil. Mas eu sei que deve existir algo que você tem muita vontade de fazer e que não pode simplesmente começar e parar, então utilize a técnica ensinada e duplique os seus objetivos para você concretizá-los cada vez mais.

--

--