Conheça a primeira turma do Master em Jornalismo de Dados, Automação e Data Storytelling do Insper

Luiza Bodenmüller
Insper Jor
Published in
8 min readJul 29, 2021

--

Ao longo de um ano, os alunos terão contato com professores premiados em disciplinas que vão de mineração de dados a design da informação

Nesta semana, a primeira turma do Master em Jornalismo de Dados, Automação e Data Storytelling começa a sua jornada no Insper. Reunimos um grupo diverso de 31 profissionais de várias regiões do país.

No decorrer do curso, os alunos terão a oportunidade de incrementar o seu portfólio com projetos digitais desenvolvidos sob a orientação dos professores do Insper. Os bastidores desses projetos também serão compartilhados aqui no nosso Medium.

Conheça os comunicadores que fazem parte da turma:

Alessandro Feitosa Jr é formado em Comunicação e Multimeios pela PUC-SP e é repórter de tecnologia do G1. Ele também foi repórter do site Gizmodo Brasil.

Amanda Ferné Audi é jornalista com 13 anos de experiência em veículos nacionais. Formada pela UFPR, com especializações em jornalismo literário e sociologia política.

Bianca Aparecida Muniz Pereira é estudante de Jornalismo na Escola de Comunicação e Artes da USP, biomédica formada pela Universidade Federal de São Paulo e mestranda em Ciências pela mesma instituição. Atualmente, é estagiária de jornalismo de dados na Agência Pública de Jornalismo Investigativo.

Carina Dourado Rodrigues é formada em Jornalismo pela UFG com especialização em Relações Internacionais e é editora na TV Brasil/EBC, onde trabalha há 16 anos. É vencedora de prêmios como Petrobras (2015), Embratel/Claro (2014) e Direitos Humanos de Jornalismo (2019), entre outros.

Erika Yukari Ferreira Kamikava é jornalista formada pela USP com quase 10 anos de experiência em Comunicação, tendo passado pela Editora Abril, Caros Amigos, Fundação Abrinq e agências de assessoria de imprensa, marketing digital e SEO. Hoje coordena a área editorial do projeto Clever Ping, da startup norte-americana ElevenRush.

Gabriela Caesar é formada em Jornalismo pela PUC-Rio e é jornalista de dados no G1, onde participa dos projetos “Monitor da Violência”, “Fato ou Fake” e “As promessas dos políticos”. Gabriela também trabalhou na Folha de S.Paulo, Estadão e Poder360.

Ingridy Rayane da Silva é formada em em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto e atua há 5 anos como redatora em agências de marketing digital.

Isabela Fleischmann do Amaral é formada em Jornalismo pela UEL e tem pós-graduação em Comunicação e Cultura Política pela mesma instituição. É repórter do LABS (Latin America Business Stories, labsnews.com), site de notícias de nova economia e negócios da América Latina em inglês, português e espanhol, bancado pela fintech EBANX.

Jamile Santana é gerente de Jornalismo na Énois Laboratório de Jornalismo. Tem experiência de 11 anos em jornalismo diário e local. Participou de projetos nacionais guiados por dados como o Monitor da Violência (G1) — vencedor do Data Journalism Awards (2018).. É fundadora do projeto de jornalismo de dados independente Painel Jornalismo.

Jéssica Avelar é formada em jornalismo pela UFOP. Trabalha com comunicação e marketing há 5 anos, com foco em estratégias de conteúdo, SEO e inbound marketing. Tem experiência em jornalismo como freelancer em política, variedades e tecnologia.

Juliana Gomes Ribeiro é jornalista e tem pós-graduação em Ciência Política e em Comunicação Empresarial e Relações Públicas. Já trabalhou com grandes empresas e ministérios do Governo atuando como repórter, relações públicas e produtora de conteúdos.

Kaluan Bernardo é jornalista e mestre em comunicação pela Cásper Líbero. Editor-chefe do Gizmodo Brasil e Bitniks, com passagens por UOL TAB, Folha, Nexo, entre outros. Ex-professor de jornalismo na FMU.

Karen Schneider Couto é formada em Jornalismo e bacharel em Direito pela UFRGS e é assessora de imprensa na prefeitura de Canoas. Tem experiência em impresso, rádio e televisão.

Kelly Roman Pavan é mestre em gestão internacional pela ESPM e é analista de marketing na IE University. Atuou nos setores de equipamentos hospitalares e bancário, além do serviço público, antes de ingressar no setor educacional.

Lara Soares de Freitas Deus é formada em jornalismo pela USP e especialista em big data e comunicação pela Anhembi Morumbi. É jornalista com foco em SEO na Notícias da TV e repórter-correspondente de Pirituba na Agência Mural de Jornalismo das Periferias. Antes, editora de Alimentação, Família e Beleza no Minha Vida.

Larissa Sayuri Futino Castro Santos é doutora em estatística pela UFMG e é cientista de dados no Sympla. Tem interesse em desmistificar técnicas de Aprendizado de Máquina e de análise de dados em contextos sociais. Já trabalhou com dados de Marketing digital, fraudes no SUS e sub-notificação dos crimes de estupro em mulheres no Brasil.

Layane Serrano é jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui experiência em comunicação corporativa, assessoria de imprensa e produção de matérias e entrevistas nacionais e internacionais. Participou do programa “Jornalismo Sem Fronteiras” em Madrid, Espanha. Atualmente, é produtora de conteúdo da CNN Brasil.

Lucas Thaynan Gomes dos Santos é jornalista formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e cofundador da Agência Tatu, startup alagoana voltada a análise de dados públicos e a produção de produtos e projetos para o contexto local. Participou do Startup Lab, programa de aceleração do Google Brasil para iniciativas de jornalismo.

Luiza Ferraz Christino é formada em Jornalismo pela PUC-Rio e é repórter no Pipeline, do Valor Econômico. Participou do trainee do Estadão e passou pelas redações da revista piauí, Bloomberg, jornal O Dia e alguns outros lugares, além de ter colaborado para o Financial Times.

Meyrele Torres Nascimento é formada em Design pela PUC-Rio e especializou-se em Visualização de Dados e Infografia. Atua como Design Associate no CPI Brasil e trabalhou para diversas editoras no Brasil desenvolvendo projetos gráficos de livros, capas de livros, catálogos, sites e diversos outros materiais promocionais.

Reinaldo Chaves é jornalista. Trabalhou com economia e política no Diário de S.Paulo e na Folha de S.Paulo. Fez projetos orientados a dados na Repórter Brasil, The Intercept Brasil, Volt Data Lab e Transparência Internacional. Atualmente é coordenador de projetos na Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo).

Renan Cavalcante Eugenio é formado em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu e é repórter da Agência Mural desde 2018 como correspondente das regiões de Pirituba e Jaraguá. Trabalhou durante três anos na área de TI com monitoramento dos sistemas do ABN — LaSalle Bank.

Renan Oliveira de França é formado em Jornalismo pela PUC-Rio com MBA em Marketing e estratégias digitais pelo IBMEC e é especialista em SEO e conteúdo na Trybe. Atuou como repórter nas revistas Veja Rio e Exame, além do jornal O Globo.

Ricardo Satovschi Grinbaum é jornalista. Começou a carreira como repórter de polícia e se especializou em Economia, Negócios e Finanças. Trabalhou como repórter na Veja e na Folha de São Paulo e como editor na IstoÉ Dinheiro e na Época. Foi para o Estadão em 2006 e desde 2016 atua como coordenador geral de produção.

Sara Ferreira de Magalhães é formada em Jornalismo pela FMU e é repórter digital na Editora Caras, onde escreve matérias nas editorias de beleza, saúde e bem-estar para três sites da Editora e apresenta lives nas redes sociais das Revistas Caras e Contigo.

Schirlei Alves é repórter freelancer em Florianópolis (SC) com passagens pelos principais jornais da região Sul. Seus trabalhos mais recentes foram para The Intercept Brasil, BBC News e O Joio e o Trigo. Atua principalmente nas áreas de segurança pública e direitos humanos. Recebeu os prêmios ABC de Jornalismo, Unimed e RBS.

Talita Burbulhan é formada em Jornalismo pela UFSC e é assessora de mídias sociais na Rede Jubileu Sul Brasil. Foi assessora parlamentar na Câmara Municipal de Florianópolis e, como autônoma, prestou serviços para a agência Papel Social.

Tiago Aguiar é formado em Jornalismo pela USP, pesquisador de propaganda política e desinformação pelo NETLAB da UFRJ, com experiência em reportagem, pesquisa de roteiro, produção audiovisual, coordenação de projetos e curadoria de conteúdo.

Thiago Araújo é jornalista graduado pela UFV e atua no mercado de comunicação digital desde 2011. Trabalhou nas editoras Abril e Trip, no portal HuffPost Brasil, gerenciou a área digital do ABC, estúdio de branded content; a área de conteúdo da 99; e mais recentemente a área de Marketing e Distribuição do Nexo Jornal.

Victor Farias Barbosa é formado em Jornalismo pela UnB e é repórter no O Globo. Foi estagiário no Correio Braziliense, O Globo, Poder 360 e GIZ.

Vinícius Marques é formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho — UNINOVE. Apaixonado por jornalismo e comunicação, atualmente é analista de conteúdo do site Estratégia Concursos. Pretende atuar nas coberturas de política e economia.

--

--