O que 10 startups jornalísticas aprenderam em um programa de aceleração

Luiza Bodenmüller
Insper Jor
Published in
2 min readAug 27, 2021

--

Iniciativas brasileiras participaram do Startup Lab, idealizado pela Google News Initiative em parceria com a Echos e o Insper

Durante 20 semanas, 10 startups brasileiras participaram da primeira edição do Startup Lab, um programa de aceleração inédito, focado em iniciativas jornalísticas. Realizado pela Google News Initiative em parceria com a Echos e o Insper, o programa ofereceu mentoria em tópicos como audiência, produto, modelo de negócio e crescimento.

Selecionamos os principais pontos apresentados no relatório final. Vamos aos insights.

Audiência

  • Programas de membros têm mais chances de prosperar quando estão atrelados a nichos de audiência. O Guia do Membership Puzzle traz outras contribuições importantes para quem deseja desenvolver um programa de membros, muito alinhado ao achado do Startup Lab.
  • Pesquisas com audiências são essenciais para compreender as expectativas e necessidades e entregar um produto que atenda às principais demandas. Tais pesquisas podem ser quantitativas ou qualitativas. Entrevistas e construção de personas, por exemplo, são ferramentas importantes e ajudam a entender melhor a audiência.

Produto

  • No Startup Lab, a experiência do usuário foi o ponto central para pensar a distribuição do conteúdo jornalístico sem sobrecarregar a audiência.
  • Construir uma proposta de valor clara e precisa é o ponto de partida para desenvolver a mentalidade de produto em uma organização jornalística.
  • Times multidisciplinares, entrosados e com autonomia aumentam a agilidade de processos como testes e validações de protótipos.

Modelo de negócio

  • Repensar o modelo de negócios de uma organização jornalística passa pela revisão da missão e dos valores da empresa e pela projeção do futuro do mercado.
  • Modelos de negócios sustentáveis vão além da fonte de receita e incluem também canais, parceiros e audiência.

Crescimento

  • As estratégias para o crescimento digital de iniciativas de jornalismo devem partir da coleta e análise de dados sobre a audiência para adaptar o produto e os canais de modo a atender às demandas do público.
  • Redes sociais e newsletter são ferramentas importantes para o crescimento, pois geram visitas aos sites e demais produtos e podem ser acessórias nos caminhos de retenção e conversão.

As startups que participaram da primeira edição do Startup Lab são: Agência Bori; Agência Tatu de Jornalismo de Dados; Alma Preta; AzMina; Fervura; Galápagos Newsmaking; MyNews; Núcleo Jornalismo; Ponte Jornalismo; São Paulo para Crianças.

Leia o relatório completo com os estudos de caso aqui.

--

--