OSINT: A crise de oxigênio em Manaus através de posts e notícias

Recriando a cronologia dos acontecimentos que culminaram com a crise de oxigênio em Manaus usando técnicas de OSINT

Bianca Muniz
Insper Jor
2 min readNov 18, 2021

--

Cinco trabalhadores da saúde, paramentados com EPIs como máscara, colocam paciente em ambulância com uma maca.
Foto: Ministério da Saúde

No início do ano, a pandemia de covid-19 deixou um capítulo trágico no estado do Amazonas: a falta de cilindros de oxigênio, equipamento essencial para a manutenção de sinais vitais em pacientes internados em situação grave com covid-19, em um momento de explosão de novos casos no estado.

Diante disso, o grupo formado por Meyrele Torres, Ricardo Grinbaum e eu, propôs uma investigação desse momento da pandemia para o projeto final da disciplina de Open Source Intelligence, ministrada pelos professores Guilherme Felitti e Bárbara Marcolini, no Master em Jornalismo de Dados, Automação e Data Storytelling do Insper.

O objetivo foi recriar a cronologia dos acontecimentos que culminaram com a crise de oxigênio em Manaus por meio de posts obtidos através de técnicas de OSINT (como operadores de busca avançada, extensões que analisam interações em redes sociais, vídeos georreferenciados).

Como produto final, fizemos uma timeline, reproduzida abaixo (clique aqui para abrir em tela cheia), utilizando a ferramenta Timeline JS do KnightLab.

A descrição da metodologia, dados e códigos utilizados estão neste repositório do Github.

--

--