Doce e Intensa

Mania de Música — Marisa Monte

Rosa Scarlett
Literatura e Cinema
3 min readFeb 13, 2022

--

Andei comentando que tenho mania de ficar ouvindo alguma música repetidamente. Não costuma ser alguma música da moda ou do momento, eu escolho meus chicletes, assim como gosto de definir que portas vou abrir. Mas por um feliz acaso do mundo musical a cantora que não consigo parar de ouvir está com novo álbum: Portas que também é o título da música que abre o disco.

Portas servem para sair e para entrar, assim entro neste texto dizendo que na não consigo escolher disco ou música preferida de Marisa Monte. Amo diversas composições, assim como amo a sua voz tão doce, mas também intensa, forte e com uma beleza incrível.

Fico impressionada com a diversidade de ritmos que ela já gravou e imensamente agradecida por suas parcerias e regravações. Sim, através dela temos contato com tanta gente boa da música popular brasileira: Candeia, Luiz Gonzaga, Paulinho da Viola, Caetano Veloso, Carlinhos Brown, Arnaldo Antunes, Novos Baianos, Jorge Ben Jor, Lulu Santos, Seu Jorge etc.

Outro dia estava vendo o vídeo da música Ainda Bem e pensei como é incrível ser artista e poder entregar algo bom para o público. E no caso de Marisa Monte, pode-se dizer que ela do bem. Não gosto de rótulos e não a conheço pessoalmente, mas suas músicas têm conteúdos tão positivos, tão alto-astral que sendo intencional ou não acabam por cuidar do meu emocional. Quem chegou aqui deve estar se perguntando e as músicas como De Mais Ninguém? Bem, essas, eu fico ouvindo apaixonada pelas belíssimas interpretações. Quem nasceu com essa voz pode cantar o que quiser e a gente agradece.

Amor é um tema recorrente na discografia da cantora e isso permite muitas conexões. Uma vez, eu estava num evento sobre adoção e uma mãe apresentou um vídeo contando a história desde o primeiro dia em que ela conheceu a filha num abrigo. E a música utilizada no vídeo era Ainda Bem. Eu que sempre ouvi esta música pensando no amor romântico, assisti o vídeo como se a música falasse de amor maternal. A letra se encaixava incrivelmente com a história daquela mãe com sua filha.

E assim, sigo amando o trabalho dessa cantora. E como eu não me aguento, acabei escrevendo uma letra de música inspirada no trabalho de Marisa Monte e, é claro, pedi meu amigo Charles Souza (que também é fã) para musicar. Quando enviei o começo da letra, ele falou que naquele dia estava ensaiando a música Calma. Muita gente diria que isso é coincidência, mas eu digo que é a energia do amor que une os fãs. Quem sabe um dia eu posto o vídeo por aqui? Quem sabe um dia, eu tomo coragem de enviar para ela? Preciso pensar com Calma, existem muitas Portas, mas como Marisa Monte nos ensina, elas também servem para abrir e deixar o ar entrar.

Em se tratando de Marisa Monte, não tenho um disco preferido, então vou apenas contar minhas músicas grudes do momento, sem ordem de preferência: Calma, Portas, Ainda Bem, O Xote das Meninas, Alta Noite, Segue o Seco, Arrepio, Beija Eu, Pra Melhorar e Na Estrada. E quero dar um destaque especial para A Menina Dança, a gravação dela com os Novos Baianos é tudo!

Rosa Scarlett

--

--

Rosa Scarlett
Literatura e Cinema

Sou apaixonada por cinema e amo escrever. Acredito que as histórias podem trazer novos significados para a vida e contribuem para transformar o mundo.