A minha primeira oportunidade

Ana Thommen
InspiraSonho
Published in
3 min readAug 4, 2020

Minha introdução à ciência foi algo bastante motivador. Desde pequeno sempre gostei do termo ciência, mas nunca pratiquei. Meu primeiro contato foi no ensino médio e foi algo incrível e que mudou bastante minha visão do mundo, em como funciona e em como progredir. Ciência para mim significa nada mais que agir para transformar, mas não peguei esse conceito desde cedo, só foi depois de uma participação em uma importante feira, a FEBRACE — Feira Brasileira de Ciência e Engenharia.

FEBRACE nada mais é que um mundo de inovação e conhecimento. Assim que é definido por muitos participantes que já passaram por inúmera coisas incríveis após participar da feira e eu digo que o mesmo aconteceu comigo. Participei da FEBRACE com um projeto na qual desenvolvi uma metodologia que usa a robótica de baixo custo para ensinar fenômenos físicos, algo que após a feira virou multidisciplinar e cresceu bastante até que virou um grupo que faz projetos relacionados. Como essa oportunidade fez tudo isso acontecer?

Entrevista para a rede local de São Paulo.

A feira conta com mais de 300 projetos e recebe um público de cerca de 12 mil visitantes durante os 3 dias de apresentações, que são intensos e contam com avaliações. As avaliações ocorrem e sempre sobra espaço para sugestões e melhorias, até por professores que não avaliavam. Cada proposta e cada história contada acrescentou bastante na visão do meu grupo com o projeto e em como ele pode crescer e se espalhar, já que o projeto foi bem trabalhado e buscava mudar problemas enraizados na educação brasileira, que são a falta de preparo, de estrutura e de metodologia em assunto mais complexos.

A ideia principal é, ao chegar no evento, existem inúmeros projetos com abrangência social e bastantes promissores para conhecer. O simples fato da organização da FEBRACE atrair pessoas dos mais diversos lugares e das mais variadas classes sociais, faz que seja necessário pensar em todas essas pessoas que podem ser atingidas .Esse planejamento é essencial para participar da feira e conseguir ser bem avaliado e até ganhar prêmios. Logo um dilúvio de informações e histórias me atingiu, cada projeto conhecido, cada amizade feita, uma proposta de networking e troca de conhecimento que se eu falar para vocês que dura até hoje talvez vocês nem acreditem…

Conversar como pessoas de outros estados, conhecer novas realidades é um presente que não só a FEBRACE proporciona, mas várias feiras ao redor do Brasil. Por isso que quando nós temos a OPORTUNIDADE, não podemos desperdiçá-la, porque não importa o quão difícil e desafiador seja, é com experiências como essa que evoluímos como ser humano, ganhando aprendizado e sempre buscando o melhor para a sociedade.

Escrito por: Gustavo Brandão

--

--