Criando clubes de Inglês na escola

Minha experiência com o English Game Arena

Luka Faccini
InspiraSonho
3 min readJul 28, 2020

--

Por muitos anos, procurei aprender inglês incessavelmente. Livros, músicas, filmes, séries… Dei meu máximo para poder falar uma língua estrangeira com a melhor fluência possível. Quando finalmente consigo atingir um nível suficiente para me comunicar com nativos, um pensamento vem à minha cabeça:

“Aprendi inglês. Mas, para quê?”

Não poder utilizar a língua no meu dia a dia foi algo que me incomodou por muito tempo. Por mais que eu tentasse achar maneiras de consumir conteúdos em inglês, minha experiência acabava sendo limitada ao mundo virtual, em que eu apenas consumia conteúdo mas não podia me expressar muito bem na língua.

Em 2018, no meu primeiro ano do Ensino Médio, tive a oportunidade de conhecer um professor que mudou minha vida. Ele me mostrou a importância de atividades extracurriculares, e como eu podia tornar o ambiente escolar mais divertido. Também, foi com ele que fundei o English Game Arena, um clube de Inglês em que praticamos o idioma através de jogos de tabuleiro.

Com o English Game Arena, pude finalmente colocar em prática todos os anos de estudo de inglês, além de criar uma comunidade incrível com pessoas de interesses parecidos. Além de praticar e ensinar inglês, estávamos criando um ambiente divertido na escola.

Fotografia de participantes do clube junto aos monitores

Nossas reuniões aconteciam toda quarta-feira às 12h, durante o intervalo de almoço da minha escola. Esse era o momento ideal em que alunos de ambos períodos (matutino e vespertino) podiam participar. Logo que entravam na sala, formavam grupos com colegas, e escolhiam jogos de diferentes níveis para jogar–visto que um dos nossos maiores objetivos é garantir que todos possam jogar e aprender, independentemente do conhecimento na língua.

A partir desta experiência, venho dividir dicas e alguns aprendizados que vivi para você que também deseja criar algum tipo de clube na sua comunidade.

O primeiro passo para poder criar um clube é juntar pessoas com interesses similares. E é aí que os amigos entram.

Já com a sua ideia em mente, discuta com seus amigos como o clube irá funcionar. Assim, todos poderão contribuir com ideias diferentes, para que no final as reuniões sejam produtivas e divertidas. Com seus amigos, é importante levantar questões, como regras ou definições, que podem ajudar a estabelecer o funcionamento do grupo. Confira algumas possíveis questões a se pensar:

  1. Haverá posições no clube, como presidente e vice-presidente?
  2. Qual a capacidade máxima de membros do clube?
  3. Quais assuntos serão abordados? De que forma?

A metodologia do clube pode variar, dependendo da situação que você está inserido. Assim como o English Game Arena foge um pouco da estrutura de clubes tradicionais, onde existem algumas regras estabelecidas, seu clube pode inovar com diferentes abordagens. Já pensou em fazer karaokês em inglês? Ou até mesmo clubes de culinária, dança, debate… Utilize a imaginação, sem esquecer de incluir o uso inglês!

Vale lembrar também que tudo que foi citado pode ser aplicado para qualquer idioma, e qualquer tipo de clube. Tendo um propósito e pessoas que compartilham dele, você pode criar uma comunidade única e diversa.

Indicação de leitura

Para aqueles que têm interesse em criar um clube de inglês, eu recomendo conferir os materiais do American English, do Departamento de Estado Americano. Lá você encontra guias que podem te ajudar na formação de um clube. Minha indicação é English Clubs: The Concise Guide for Leaders and Members.

Também, convido você que está lendo a participar do English Game Arena! Estamos com a Online Edition, que acontece durante algumas noites de sábado no aplicativo Discord. Para ficar por dentro das novidades, confira nosso Instagram: @english.gamearena

--

--