Entrevista inspiradora: Matias Salinas, o jovem paraguaio que impacta sua comunidade

Raphaele Godinho
InspiraSonho
Published in
6 min readAug 26, 2018

Uma das melhores experiências que tive durante a minha participação no programa Parlamento Juvenil do Mercosul 2016–2018 (um programa do Mercosul em parceria com os Ministérios da Educação de alguns dos países membros do bloco — como Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai — que visa aumentar e motivar o protagonismo juvenil e a participação política da juventude na região do bloco) foi o contato com jovens incríveis de outras partes da América Latina. Jovens engajados, pertencentes a realidades diferentes, cidadãos de países com necessidades e condições distintas, mas com uma ambição em comum: alcançar a integração latino-americana.

Aproveito a oportunidade para lhes lembrar que até o dia 09/09 as inscrições para a delegação brasileira 2018–2020 do Parlamento Juvenil do MERCOSUL estão abertas! Para participar você deve submeter sua inscrição juntamente com um projeto de sua autoria que abranja um dos eixos temáticos do projeto (que estão expostos no Caderno de Orientações) e o lema do “Ensino Médio que queremos”. Serão selecionados 27 jovens, um de cada estado do Brasil, para que participem de uma experiência extraordinária! Mais informações: http://pjm.mec.gov.br/

Conversei com diversos estudantes durante minha estadia em Montevidéu, no Uruguai, durante o 4° Encontro Internacional do PJM, porém meus laços se intensificaram com quatro jovens específicos, com os quais tive o prazer de, em outra ocasião, entregar a Declaração Internacional do PJM 2016–2018 para ministros da educação dos países do Mercosul e demais autoridades, em Outubro de 2017 em Brasília. Conversei com um desses jovens sobre suas atuações protagonistas, a fim de divulgar para o público do Inspira Sonho um exemplo de juventude protagonista que não costumamos ver na mídia: os latinos. Costumamos ler sobre as mentes brilhantes dos Estados Unidos e da Europa, mas não sobre nossos irmãos de placa tectônica. Com vocês o meu querido hermano Matias Salinas: paraguaio engajado, membro do Piensa e jovem embaixador.

Raphaele: Como começou seu trabalho no protagonismo juvenil?

Matias: Comecei na escola primária, onde eu era eleito por meus colegas quase todo ano como representante de sala, pois eu sempre gostei de propor novas coisas e sabia defender minhas ideias. Ali comecei a me interessar por liderança e descobri que tinha certas habilidade que poderiam me transformar em um bom líder. Quando comecei o Ensino Médio convivi com pessoas mais velhas e entrei para organizações juvenis, tanto religiosas como de ação social. Depois de um tempo meus colegas de grupo me elegeram como coordenador, primeiro da pastoral da juventude de minha paróquia e depois da organização social “Ñamopu’ã Valenzuela”.

Participei em 2015 do programa Escola de Protagonismo Juvenil da ONG Juventude que se Move (JQM), onde adquiri ferramentas muito úteis para desenvolver meu protagonismo. No ano seguinte me propus a criar o Centro de Estudantes do meu colégio e fui eleito presidente do mesmo pelos meus colegas. No mesmo ano fizemos uma parceria do colégio com um grêmio estudantil: a União Nacional de Centros de Estudantes do Paraguai (UNEPY). Neste grêmio aprendi muito sobre o trabalho com jovens de todo o país valorizando a diversidade, depois fui eleito representante departamental deste grêmio e hoje atuo na Condução Nacional da organização.

Atualmente sou parlamentar pelo (departamento de) Cordillera no Parlamento Juvenil do MERCOSUL, onde com outros 17 parlamentares, um representante de cada departamento mais a capital, estivemos em Montevidéu, Uruguai, debatendo sobre temáticas referentes à educação dos países membros do bloco. Me dei conta que posso ser muito útil para meu país, usando o protagonismo como uma ferramenta muito importante e um serviço para contribuir para a transformação social.

Raphaele: Como funciona seu projeto “PIENSA”?

Matias: PIENSA é uma organização que busca contribuir com o protagonismo juvenil de jovens de minha comunidade através de oficinas, debates e atividades dinâmicas. O nome é um conjunto das seguintes palavras: Participa; Impacto; Empodera; Navega, Soluciona; Ativa. Nosso objetivo é ajudar jovens a alcançar seu protagonismo por meio destes espaços para que possam desenvolver seu potencial, de talento e paixão, e cada um e cada uma, para levá-los a serem catalisadores de mudança social.

Raphaele: Como foi sua experiência no PJM? O que pensa sobre o projeto?

Matias: O Parlamento Juvenil do MERCOSUL é um espaço único onde pode haver um verdadeiro empoderamento juvenil e onde nossas vozes são escutadas! Minha experiência foi muito enriquecedora, por compartilhar ideias com estudantes de outros países e outras realidades fez com que meus horizontes se abrissem, e que eu aprendesse muito sobre os problemas educacionais do MERCOSUL. Passar os dias em Montevidéu e Brasília fez com que eu me desse conta que é muito importante manter sempre uma firme integração regional, e que apesar de todos e todas sermos de países diferentes, compartilhamos o mesmo desejo e espírito revolucionário, que faz com que nos movimentemos em nossas comunidades, escolas e organizações para para transformar as realidade em que vivemos. Esse projeto é, sem dúvida, um espaço único, onde aprendemos com a diversidade, e onde somos nós, os jovens, que protagonizamos a luta pelo ensino médio que queremos e merecemos.

Raphaele: Você é Jovem Embaixador*. Qual é sua atuação como tal?

Matias: Como jovem embaixador, tenho o desafio de implementar uma iniciativa em minha cidade, aplicando o que aprendi nos Estados Unidos e representando meu país diante de diferentes culturas. Durante o intercâmbio no E.U.A, nós compartilhamos (a viagem) com os Jovens Embaixadores do Uruguai, então foi uma experiência tricultural! E aprendemos a ser culturalmente sensíveis e expandir nossas capacidades como líderes.

*Lembrando que o Programa Jovens Embaixadores funciona no Paraguai de maneira muito semelhante a que funciona no Brasil. Saiba mais: https://www.inspirasonho.com.br/oportunidade/jovens-embaixadores-2019

Raphaele: Como é ser protagonista juvenil no Paraguai? E na América Latina?

Matias: Ser protagonista implica primeiramente em ser útil. Liderança significa serviço e entender que tudo o que fazemos conta, e que somos capazes de realizar transformações a partir do lugar onde estamos. No Paraguai, é um desafio ser um jovem protagonista, vivemos em uma (sociedade) muito conservadora, onde os direitos não são plenamente respeitados e a educação não tem a importância que merece. Mas estamos firmes, militando na luta por um país melhor, e o mais importante é sempre lembrar que é possível realizar uma mudança, e que não estamos sozinhos, há jovens que têm o mesmo entusiasmo e luta em suas realidades. Um exemplo é o PJM, nós lutamos de nossos lugares, a América Latina nos dá um sangue de humilhação, e nós sabemos e há companheiros e companheiras que estão lutando em todos os cantos da América Latina para superar a indiferença e a injustiça, e isso nos conecta .

¡Somos America Latina, un pueblo sin piernas pero que camina!

“Permaneçam firmes no caminho de alcançar seus ideais e objetivos, tudo é possível para um jovem convencido do que ele quer e que tem animosidade de mudança e transformação. Eu sei que a vida pode ser difícil em nossos países para os jovens, mas só temos o poder de superar o sistema todos os dias nos oprime, lutar contra a violência e a injustiça que a cada dia está prejudicando estudantes, mulheres, gays, lésbicas, bissexuais, transexuais, pessoas de cor, indígenas, trabalhadores e muitos mais, que sofrem com a invisibilidade de seus direitos. Devemos sempre lutar pelo que acreditamos e sermos justos.. Você tem que participar, e para isso você precisa de treinamento, ler e relatar constantemente, questionar, perguntar e acima de tudo você tem que organizar .Votar não é suficiente! Participar de organizações e se voluntariar sempre que possível. O Brasil precisa de você para melhorar, você é o presente, seja protagonista em seus espaços e se fortaleça. A luta é contínua!”

São histórias inspiradoras como essa que nos fazem acreditar não só em uma América Latina melhor, mas em um mundo melhor! Parabéns, Matias! :)

E corram para se inscrever no PJM e conhecer pessoas tão impactantes como o Matias!

--

--