Essays para iniciantes

Nina
InspiraSonho
Published in
8 min readJun 18, 2020

Minha história com essays começou em 2018, quando eu decidi aplicar para o programa Reach Cambridge, uma escola de verão da faculdade, e não sabia nada sobre essays. Ao me aplicar para o programa, dei de cara com o tema da essay que eu teria que escrever, que era algo do tipo “Se você tivesse 1 bilhão de dólares, como usaria esse dinheiro para melhorar seu país?”. Não lembro as palavras exatas, mas lembro o sentimento de preocupação e confusão mental de toda vez que eu pensava sobre essa essay. Vi alguns vídeos dando dicas sobre como escrever essays, mas nada me ajudou muito, pois eu não sabia exatamente como estruturar esse texto.

Eu pensando sobre a essay

As redações que eu fazia na época, e as que eu achava mais plausíveis de serem feitas para enviar a uma universidade, eram as estilo ENEM. Logo, obviamente fiquei muito confusa ao ver aquele tema de redação. Naquela época, eu não sabia que as essays de programas e faculdades internacionais serviam para você contar sua história e que havia uma abertura para explorar a sua criatividade. Assim, acabei fazendo uma redação parecida com a do estilo ENEM, mas em inglês: dissertei sobre o tema que minha solução seria focada, no caso a falta de investimentos em educação pública, e no final disse que usaria esse dinheiro para melhorar a educação pública do meu país. Ou seja, apesar da ideia ser boa, minha essay ficou “quadrada” e nada chamativa à atenção dos corretores, eu imagino. Resultado: não fui aceita.

Eu depois de fazer essay, vídeo, não sei mais o que, e não ter sido aceita. Inocente? Sim.

Por isso, decidi fazer esse artigo para iniciantes sobre essays, onde no final colocarei alguns recursos que provavelmente me ajudariam muito caso alguém tivesse os enviado para mim há 2 anos atrás — até por que, um dos motivos de eu não saber fazer essays era por eu nunca ter visto alguma.

Primeiramente, as essays para aplicação de programas no exterior não são iguais às que fazemos no Brasil para entrar em universidades, como ficou visível na minha história acima. Enquanto nas redações do ENEM devemos apresentar o tema proposto, argumentar sobre o nosso ponto de vista e concluir com uma proposta de intervenção, nas essays devemos contar uma história, usando a criatividade como uma aliada, e mostrar quem somos, nossas histórias e por que “merecemos” entrar em tal programa.

Uma técnica muito comum e valiosa na escrita de essays é a “Show Not Tell” (Mostrar em vez de falar). Ou seja, se o tema de essay é “What does leadership mean to you?”, em vez de simplesmente dizer com uma frase o que liderança significa para você, você pode mostrar isso contando uma história: algo que aconteceu na sua vida que te fez entender/significar o que é liderança, alguma atividade que você participou em que você ficou em posição de liderança e o que isso te ensinou, e por aí vai, mas SEMPRE lembrando: essays servem para os avaliadores entenderem quem VOCÊ é. Então, é importante usar os caracteres disponíveis para falar do que importa: você, suas experiências, o que você aprendeu com elas, o que você tem a oferecer — e, é claro, de forma realista e genuína. Mas, vale lembrar: cada abordagem vai depender de qual é o estilo do programa que você está se inscrevendo.

Se você está aplicando para um programa de summer camp, summer school ou outros, os avaliadores querem entender quem você é, como você pensa e ver, por meio da sua essay, se o seu perfil se encaixa no programa — se faz sentido você ser aprovado(a) ou não — tanto pela história que você conta quanto pela qualidade da sua essay. Agora, caso você esteja aplicando para uma competição de essays, é sempre bom pesquisar as essays ganhadoras das edições passadas e ver qual é o estilo delas — se os autores falam sobre eles nelas, se focam estritamente no tema, etc — , para ter certeza do que a competição pede.

Outra coisa importante é o limite de caracteres. “Tem problema se eu ultrapassar o limite de caracteres?”, a resposta é sim. Além disso, se você tem 300 caracteres disponíveis para contar a sua história, use-os com sabedoria. Por exemplo, pessoas que não conhecem muito sobre essays podem cair na armadilha de, ao ver um prompt (tema) direto como “What does leadership mean to you?”, responderem como se fosse apenas uma pergunta — mas não é uma pergunta, é uma reflexão. Tendo um limite de palavras grande, use seu espaço para contar uma história sem superficialidades e de forma não generalista. Você é profundo e DEVE explorar isso em suas essays. Eu sei que parece confuso, pois senti a mesma coisa quando comecei a aplicar para mais programas. Diversas vezes desviei os assuntos de minhas essays para coisas menos importantes e que me destacassem menos, pois eu não achava que tinha coisas muito especiais e importantes para dizer sobre mim ou minhas experiências. Porém, depois de algum tempo de reflexão e exercícios de autoconhecimento voltado para essays (link do que eu usei: https://www.collegeessayguy.com/blog/feelings-needs-exercise), consegui material para diversos textos que, hoje em dia, me orgulham muito.

A prática também é um segredo para melhorar suas essays quando você tem alguém que possa corrigi-las. Se você tiver algum amigo/a que se disponibilize a corrigir suas essays quando necessário, peça essa ajuda! Caso você não conheça ninguém que pode te ajudar, tente encontrar na internet essays modelos/bem sucedidas no programa para que você vai aplicar ou grupos que corrijam essas essays. Alguns exemplos GRATUITOS e extremamente bons: para quem vai aplicar para o programa Yale Young Global Scholars, a escola de verão da Yale, existe o grupo YYGS Fellowship Brazil (https://www.instagram.com/yygsfellowshipbr/) criado por ex-participantes do programa, que nesse ano estão planejando uma mentoria fortemente voltada ao application, que envolve a ajuda com essays; para o Stanford Pre-Collegiate Studies há o https://www.facebook.com/groups/1831236843756645/?ref=group_header, que tira dúvidas e auxilia aplicantes do programa; e, se você quer aplicar para terminar o seu ensino médio fora com bolsa, numa “boarding school”/colégio interno internacional, há também o Prep Change, mentoria focada nisso (https://www.instagram.com/prepchange/). Já, para quem quer aplicar para universidades fora, existem algumas mentorias também GRATUITAS e de alto nível que ajudam estudantes brasileiros a entrarem em universidades de ponta no exterior todo ano, como a BRASA e o Prep Estudar Fora. Porém, vale lembrar que a maioria desses grupos selecionam seus mentorados por meio de processos seletivos, então fique ligado(a) nas datas de inscrição. Pesquise sobre esses grupos na internet, pois eles podem te ajudar a alcançar seus objetivos.

Realmente muito bom.

Enfim, agora eu gostaria de dar alguns exemplos práticos. Já vi muitas pessoas aconselhando começar essays com um elemento que chame a atenção do leitor, o que realmente é uma ótima dica e te destacará muito num processo com váaarios aplicantes e várias essays. Ou seja, a ideia é você começar sua essay com um elemento único e não-clichê, um elemento que poucas pessoas vão usar. Por exemplo: na essay “What does leadership mean to you?”, se você começar falando diretamente algo como “Liderança para mim é acompanhar o meu grupo em prol de um objetivo comum”, há chances desse início ser um “lugar comum” e muitas pessoas começarem de forma parecida. Porém, ao escolher usar um “fator atenção” para falar de algo especial e específico da sua experiência que será contada ao longo da essay, por mais que várias pessoas utilizem essa técnica, é muito improvável que o conteúdo das outras seja igual a sua. Numa essay com esse tema, um “fator atenção” pode ser citar nomes ou acontecimentos que tenham a ver com o que é liderança para você e que se relacionem com o que você discorrerá no resto do texto. Mesmo assim, de uma forma ou outra, se você preferir começar seu texto com uma frase genérica, e usar o desenvolvimento e conclusão para falar uma história ÚNICA e inteiramente SUA, sobre algo que você experienciou e suas percepções sobre isso, também é algo super válido e pode gerar uma ótima essay! Vou dar exemplos de 2 essays minhas, uma em que eu comecei com o “fator surpresa” e outra não.

A que eu não comecei com o fator surpresa tinha o prompt “Tell us about who you are. How would your family, friends, and/or members of your community describe you? If possible, please include something about yourself that you are most proud of and why” e na primeira frase eu literalmente falei 3 características que as pessoas próximas de mim usariam para me descrever. Depois, usei os parágrafos do desenvolvimento para explicar o porquê dessas características — aí eu citei experiências passadas da minha vida que provavam aquilo como verdade — e no final usei a conclusão para fechar com o que eu mais me orgulhava sobre mim, que era uma característica relacionada as que eu havia citado anteriormente, e por que.

Já, a que eu comecei com o fator surpresa tinha o tema “What is important to you? And why?”. Depois que eu havia decidido o foco da minha essay, ou seja, o que é importante para mim, eu escolhi contar a história de uma situação que ocorreu no meu estado, Rio de Janeiro, que tinha a ver com isso. No caso, o que era importante para mim foi “colaboração”, e eu comecei minha essay contando sobre um episódio durante o carnaval carioca de 2018, onde uma vendedora de água tinha perdido seu filho na multidão e todos do bloco ficaram em silêncio para ajudá-la. Contei brevemente sobre o acontecimento, que tenho 99% de certeza que mais nenhum aplicante usou como elemento de sua essay, deixei claro no mesmo pequeno parágrafo qual era o meu foco — colaboração — , e usei os outros parágrafos para discorrer sobre o POR QUE isso era importante pra mim, quais experiências da minha vida fizeram que aquilo fosse importante pra mim, etc. Particularmente, eu gostei muito da forma que eu introduzi essa essay, pois usei um elemento muito único para mim (algo que ocorreu no meu estado e que me cativou).

Por fim, sei que apenas um texto talvez não consiga ajudar você a melhorar suas essays, da mesma forma que na época em que eu estava entrando nesse mundo os vários textos que li não me ajudaram. Então, gostaria de compartilhar 3 recursos que serão muito úteis a todos que querem se aperfeiçoar na escrita de essays. O primeiro link te levará a um drive cheio de essays de estudantes brasileiros que aplicaram para universidades no exterior em 2019, para que você possa analisar como cada uma foi escrita e quais foram bem sucedidas. O segundo link é de uma plataforma incrível chamada College Essay Guy. Você vai perceber que ele tem alguns cursos pagos de essays, mas também tem vários conteúdos gratuitos, inclusive um programa de bolsas para mentoria com experts em essays (Matchlighters Scholarship, que foi divulgado no site do InspiraSonho), e pode agregar muito nesse processo! O último é um livro chamado “50 Successful Ivy League Application Essays”, que apresenta essays bem sucedidas de alunos que aplicaram para as melhores faculdades dos Estados Unidos, dicas de profissionais que trabalham no processo de admissão de faculdades e 25 erros que você não deve cometer nesses textos.

https://drive.google.com/drive/u/3/folders/1ffv_rWxGGsiEy5qd4_hogD11NyHHQP7i

https://www.collegeessayguy.com/college-application-hub

“50 Successful Ivy League Application Essays” — Gen e Kelly Tanabe

Bons estudos, boa prática e sucesso em seus futuros processos seletivos!

--

--