Jovem Senador: uma utopia construída coletivamente

Darlan Filho
InspiraSonho
Published in
6 min readMay 23, 2018

Antes de começar, tenho de confessar a vocês: Nunca, mas nunca imaginei que seria o que sou hoje. Ainda hoje surpreendo-me comigo mesmo (digo isso sem egocentrismo), e quero nesse post contar um pouco, de maneira dinâmica, sobre minha participação no programa Jovem Senador. Espero que possa contribuir com vocês, e quem sabe surja o interesse de participação.

Vocês estão prontas crianças? Vamos começar.

Conheci o Jovem Senador com 15 anos de idade, em meu 1º ano de ensino médio, após um episódio bem chato de bullying (isso é péssimo, não deveria acontecer com ninguém). Para fugir dos seres de luz que me atormentavam, corri e me escondi em um depósito da escola, que para minha imensa sorte estava sem a maçaneta, onde agora me encontrava trancado. Massa demais isso!

Trancado lá dentro, comecei a curiar o depósito para ver se me acalmava um pouquinho e aguardar alguém abrir a porta, e como em cena de filme vi jogado vários papéis e livros, e bem ao no meio estava um encarte do Jovem Senador, que lá dizia: “ Participe! Esse é o seu papel. Seja um senador ”.

Sabe quando a Rey descobre que tem poderes Jedis e tal? Pois então, me senti desse jeito. Foi uma sensação maravilhosa, onde nasceu o desejo de participar daquele programa. Não pensei duas vez: comecei a gritar pedindo que alguém me tirasse daquele depósito, e em seguida fui pra casa saber mais sobre o programa, com meu coração a mil e o pensamento repetindo várias vezes: Eu serei um Jovem Senador.

Cara de quem chorou quando entrou no plenário do senado, vendo um sonho sendo realizado.

Não pude participar de primeira, e não quis ficar parado esperando que um milagre acontecesse, e com isso corri atrás de outros programas e para minha alegria pude integrar a 13ª legislatura do Parlamento Jovem Brasileiro e a Delegação Brasileira do Parlamento Juvenil do Mercosul 2016–2018, o qual em uma viagem para Montevideo — Uruguay, recebi a ligação da equipe do Senado me parabenizando e dando a notícia sobre o programa e minha participação.

Queridos, esse é um momento mágico, que sinceramente não consigo explicar. Foram dois anos esperando essa bendita ligação e naquele momento, em lágrimas pude respirar aliviado com um sonho se realizando e vendo que todas as noite em claro valeram a pena.

Seguindo o bonde, cheguei dia 27 de novembro no Aeroporto da BSB às 06h20 da manhã, morrendo de fome e num pique que se me mandasse varrer cada rua do Plano Piloto eu faria. Já estive em BSB em outras ocasiões e programas, mas parecia que era minha primeira vez, minha primeira viagem e meu primeiro projeto. No hotel, esperando pelos Jovens senadores chegarem, eu olhava para as duas torreszinhas do Congresso Nacional e dizia: Eu consegui!

Em toda a nossa Jornada Parlamentar, trabalhamos de fato como os Senadores, elegemos a Mesa Diretora, onde para minha alegria fui eleito para o cargo de 1º Secretário, dando pela primeira vez a oportunidade de meu estado integrar a mesa, o que me deixou muito feliz. Meus colegas na Mesa foram a Bruna Neri (presidente), Sarah Evelyn (vice) e Victor Matheus (2º secretário). Nossa posse foi algo incrivelmente lindo e engraçado, com o Presidente Eunício errando o nome da galera, chamando a Sarah de Jane (kkkk), dizendo que eu vou aproveitaria para ser líder do governo (foi tenso essa parte), tirando foto com a galera e a gente de boas curtindo cada momento.

Depois disso, trabalhamos nas comissões para discutir os três projetos de leis do programa. Fiquei na Comissão Cecília Meirelles (vulgo melhor comissão) e o projeto que discutimos foi sobre a implantação de um Portal da Transparência no SUS. Nossa comissão contou com a ilustre presença de Tony Stark e Marília Gabriela, que estavam nos assessorando o processo.

E olha, vou dizer pra vocês que não haverá Comissão mais top e incrível como a nossa. Foram nove jovens senadores louquinhos por debate com sede de fazer algo importante pro seu país. Claro que os demais também, mas sendo puxa saco, dou a bola pra minha Love Comission.

Virão novas legislaturas e esta comissão sempre será a topissima. #ProntoFalei

Também tivemos algumas formações e cursos, recebemos presentinhos, fizemos city tour, tivemos um Baile topzeiro, onde dancei pela primeira vez na minha vida (foi insano), e váaarias outras coisas, mas a melhor parte com certeza é: COMIDA.

Gente, eu acho que você volta pra casa com uns 2 ou 4 kg a mais, pois é comida toda hora, todo minuto, todo segundo. Pra mim foi maravilhoso kkk ainda mais aquele cafézinho top.

COMIDA CARA, MELHOR PARTE SEMPRE!

Eu tenho que confessar pra vocês, que você fazer amizades com jovens de todo o país é algo maravilhoso e mais ainda você poder fazer parte da vida de cada um a partir dos momentos vividos.

Lembro como se fosse ontem, quando eu e meu grande amigo Victor Matheus (MT) ficamos malucos no corredor do hotel em tanto pensar no que aconteceria na eleição da Mesa Diretora. Lembro do sorriso mega hiper super engraçado da Judhy (AP), isso quando ela sorria né (hauahuahau). Lembro do micão que todos passaram quando na sessão plenária final foi aberta a palavra para os jovens senadores, todos se inscreveram e depois retiraram a inscrição deixando a Presidente pasma com isso. AAAAA! Que dias incríveis, que momentos maravilhosos.

Bom pessoal, o programa tem muita, muita coisa mesmo, e não quero dar spoiler de tudo que acontece. Quisera que TODOS os estudantes do Brasil pudessem participar desse programa ou pelo menos pudessem ter o gostinho do que é ser um Jovem Senador, e aqui neste mero post escrito em plena madrugada espero que possa ajudar e despertar o interesse de participação em vocês.

Mesmo não tendo uma “Fórmula Mágica” de participação, e baseado em minha experiência no programa vou dar uma dicas para vocês.

  1. Exercite bem o tema: eu sei que muitos ficam afoitos após a largada para se inscrever (eu também fiquei), mas é bacana ver que o prazo é um pouco grande, justamente para que você possa exercitar o tema em várias redações. Faça rascunhos, sem pressa. MAS NÃO DEIXE PRA FAZER EM CIMA DA HORA.
  2. Mentorias: há vários trabalhos que auxiliam e mentoram os jovens que precisam de tais programas, como é o caso da Impacta Jovem Brasil, a Rede de Protagonistas de Juvenis de Roraima, o Mais Alcance e vários outros, além do claro dos jovens que já passaram por esses programas e querem ajudar outros jovens.
  3. Veja modelos: Isso foi algo que fiz no processo de elaboração de minha redação, que é ver como foram as redações dos ex-jovens senadores, seus moldes e etc. Mas atenção: cuidado com plágios. É apenas para você ter base e se inspirar.
  4. NÃO DEIXE PROS 45 DO SEGUNDO TEMPO: Relaxe, faça tudo com calma. Porém, pelo amor do meu pai Oxalá, não deixe pra cima da hora, para que não hajam problemas e você faça sua inscrição. Não faça como eu, que entregou a redação e os documentos com uma hora para encerrar o prazo. NÃO SEJA O DARLAN NESSA HORA!
Faça tudo na calma, MAS NÃO DEIXE PRA CIMA DA HORA!

Bom pessoal, é isso. O Jovem Senador é incrível, mudou minha vida, foi a realização de um sonho, uma utopia construída coletivamente com outros jovens que também sonham com esse momento, e se você também deseja fazer parte dessa família, desejo toda a sorte do mundo em sua caminhada.

Vamos juntos fazer revolução, empoderando a juventude, promovendo e sendo a mudança que queremos no mundo. Não somos o futuro, somos o Agora, somos o Hoje. Voem!

Darlan Filho - Jovem Senador, RR 2017.

--

--