Nunca desista dos seus sonhos

Ana Thommen
InspiraSonho
Published in
5 min readJul 7, 2020

Eu sou uma pessoa muito persistente, sério, chego até ser um pouco teimosa. Essa motivação me ajudou a nunca desistir de sonhar mesmo quando eles parecem impossíveis ou dão tudo errado.Não existem limites para sonhar. A nossa imaginação pode nos levar dos sonhos mais “normais” aos mais loucos.

Quando eu era criança, eu queria ser uma modelo muito famosa, pois era o que a maioria das garotas da minha sala queriam também, mas por ser pequena não entendia muito bem como essa decisão poderia impactar a minha vida. Por exemplo,não consigo me imaginar fazendo dieta constantemente, não ligo para o que está na moda, prefiro usar o que sinto vontade, amo ir ao cinema sozinha, fazer palhaçada no shopping com minhas amigas e saber que ninguém fora do meu círculo de conhecidos vai se importar e compartilhar nas redes. Sinceramente, não sei como os famosos abrem mão de sua privacidade, são pequenas coisas que todos deveriam ter direito. Porém, ao mesmo tempo, é necessário ter em mente que para alcançar algumas coisas, outras devem ser deixadas de lado.

Minha tia até chegou a tirar algumas fotos minhas para o concurso da Xuxa, mas nunca as enviei, pois não estava pronta para desistir desses detalhes que fazem tanta diferença para mim. Aprendi que deixamos alguns sonhos irem para que possamos criar novos e que o mais importante é nunca desistir de sonhar.

Meu próximo sonho foi ser bailarina, iguais as meninas da TV. Só que descobri que ser bailarina profissional não era só dançar e aparecer bonita nos eventos, mas também continuar bailando mesmo quando seus pés doíam e seu corpo pedia para parar. Para mim, dançar era algo extremamente especial. Cada passo que eu dava era um sentimento. Dançava, dançava e dançava até sentir que estava apenas eu, meus passos e a música, todos isolados do resto do mundo. Porém, mesmo após ter sido bailarina por um bom tempo, notei que não era isso que gostaria de fazer para a minha vida.

Eu de bailarina no evento do curso de balé.

Mas ainda que era uma pequena garota que amava brincar de boneca e cor rosa, também adorava brincar com meu primo de carrinho, Nintendo Wii, luta, caminhão e bola. E essa paixão por esses brinquedos me fez ver o mundo de outra forma e sonhar em ser escoteira. Não sabia muito a respeito do que iria fazer lá, mas algumas pessoas me disseram que era pesado e que eu era muito meiga para participar, então decidi entrar para mostrar que não existem atividades de meninos ou meninas, todos podemos participar de tudo.

Lá estava eu, marchando e ajudando a representar esse nosso Brasil

Parece fácil, mas ficar o dia inteiro no sol quente, ajudando com atividades no batalhão, aprendendo a ser independente, ter disciplina, responsabilidade e que na vida tem horário para tudo era bem complicado às vezes. Nunca vou me esquecer daquele lugar, da experiência e dos amigos que lá fiz.

Provavelmente vocês devem estar cansados de tanto sonho, mas aqui vai um resumo, porque nem conseguiria lembrar de todos eles.

Sonhei em passar no Instituto Federal do Espírito Santo e quando descobri que entrei fiquei muito feliz. Isso não seria possível se eu não me empenhasse, estudasse e tivesse disciplina, pois é realmente difícil alcançar nossas metas, mas nada é impossível.

Nessa minha vida não me arrependo de nada, já tive sonhos que me deixaram destruída por não conseguir alcançá-las, mas uma coisa que digo para vocês é, vão aparecer outros que vocês não perceberam que tinham e que vão mudar sua vida completamente para melhor.

Eu era muito presa ao meu mundo de amigos e à minha língua nativa. Detestava inglês na escola, mas precisou alguém que amo muito ir embora do país para abrir meu campo de visão para outros países, vi que existem pessoas legais em vários lugares e elas têm diferentes culturas e que me surpreenderam muito. Essa pessoa me fez querer tanto aprender novas línguas que não me importava com o tempo que eu ia precisar para aprender, somente com o que eu teria que fazer para esse objetivo virar realidade. E este abriu portas para oportunidades que não sabia que existiam dentro de mim, como fazer mochilão, tirar meu passaporte, viajar para fora do país, viajar sozinha, conhecer várias cidades do Brasil, fazer atividades voluntárias, impactar o mundo, ajudar pessoas que nunca vi na vida, participar de ONGs, entrar no InspiraSonho onde conheci pessoas incríveis que também queriam ajudar o mundo a se tornar um lugar melhor.

E para ser sincera se eu não tivesse sonhado nada disso seria possível e eu não teria vivenciado essas experiências que me tornaram essa mulher que sou hoje que tenta e tenta mesmo quando tudo dá errado e quero pedir que vocês sonhem porque não sabemos o dia de amanhã. Segundo Charles Chaplin:

Para o ano que vem quero propor uma coisa muito legal: uma lista cheia de sonhos e mesmo depois de realizados guardem anotado no celular ou em um papel para ler daqui 20, 30, 60 anos e que vocês possam olhar para trás e ver o tanto de coisas que conquistaram. E também perceberem que as que não se realizaram era para que outras coisas muito melhores entrassem na sua vidas e aqueles que se realizaram, mas deixou de ser um sonho tenho certeza de que vai servir como experiência, tente quantas vezes for necessário e não escute pessoas que digam que você não vai conseguir porque a única pessoa capaz de determinar isso é você mesmo.

Com amor,

de alguém que entende vocês.

Texto escrito por: Lorhara Santos

--

--