O que a Latin American Leadership Academy me ensinou

João Fray
InspiraSonho
Published in
4 min readMar 28, 2019

e ainda está me ensinando

Até hoje eu consigo me lembrar do dia em que eu abri o meu e-mail e li as seguintes palavras:

“Parabéns João! Tenho o prazer de informar que você foi escolhido para o Brazilian Leadership Bootcamp”

“Congratulations João! I am pleased to inform you that you have been chosen for the Brazilian Leadership Bootcamp

A “Latin American Leadership Academy” [Academia de Liderança da América Latina] é um programa de uma semana que seleciona jovens líderes de toda a América Latina, oferecendo a eles uma experiência ligada com liderança em diferentes lugares da América Latina, em países como Brasil, Argentina, Costa Rica… entre muitos outros! A instituição oferece bolsas e os programas acontecem em Inglês, Espanhol ou em Português. A edição de que eu participei, chamada “Brazilian Leadership Bootcamp”, foi em Inglês e aconteceu em São Paulo entre os dias 20 e 26 de janeiro de 2019.

Quando eu recebi esse e-mail foi um choque, sério! Durante o processo de admissão eu tinha gostado das minhas redações e dos materiais que eu havia enviado, mas eu não imaginava que eu iria ser aceito. Eu não achava que as minhas conquistas e atividades com que eu havia me engajado eram boas suficientes, especialmente para um programa como o da Latin American Leadership Academy.

Confesso que tinha esse medo porque eu sabia que esse programa era incrível. A Latin American Leadership Academy ou “LALA” foi inspirada na African Leadership Academy [Academia de Liderança Africana] ou “ALA” e tem a colaboração de docentes e organizadores incríveis que realmente fazem um impacto enorme na América Latina de suas maneiras.

Essa ideia de “suas maneiras” é parecida com aquela coisa que as mães falam: “Você não é todo mundo! 😠”. O que eu quero dizer é que cada um faz o impacto que consegue no mundo; todos nós somos diferentes uns dos outros, e é isso que torna a Latin American Leadership Academy incrível: as diferenças. Todas as pessoas que participam da LALA têm histórias diferentes e formas distintas de interpretar a palavra “liderança”. Por exemplo, durante aquela semana eu conheci pessoas que criaram ONGs, participaram de intercâmbios, faziam parte de clubes, lideravam ou participavam de algum projeto na cidade delas etc.

Sendo assim, não fazia sentido eu achar que as minhas conquistas eram “menores” do que as conquistas de outra pessoa, pois nós, como seres humanos, temos histórias diferentes. Por exemplo, em 2018 eu tive a incrível oportunidade de participar em um programa de verão na Universidade de Stanford, na Califórnia, chamado Stanford Pre-Collegiate Summer Institutes. Eu tive que arrecadar muito dinheiro, mesmo ganhando uma bolsa de 100% para participar do programa, para estudar “Tópicos em Psicologia”. Portanto, uma forma de demonstrar liderança naquele momento além de ser aprovado no programa, foi o ato de tentar arrecadar aquele dinheiro e não desistir no meio do processo.

Foto durante a minha participação no Stanford Pre-Collegiate Summer Institutes

Além de reunir esses jovens líderes, a “LALA” tenta durante esta semana inseri-los em diversas experiências ligadas a liderança, como dinâmicas, palestras, encontros e outras experiências organizadas por líderes de todas as partes da América Latina. Uma semana parece ser pouco tempo, mas pode ter certeza: a LALA vai te surpreender a cada segundo. A todo tempo você poderá participar de debates incríveis e será inspirado por diversos pontos de vistas sobre o mesmo assunto.

Processo

No site do LALA você pode encontrar informações mais detalhadas sobre o programa, datas, depoimentos de ex-alunos etc, além do formulário para se candidatar. (Link atualizado em 27 de março de 2019)

Esse formulário pede o envio de redações, boletins e um vídeo, e depois, se você for aprovado nessa primeira parte, você será convidado para uma entrevista via Skype. Eu sei que todas essas partes parecem muito assustadoras, mas tenho algumas dicas para você:

- Seja você mesmo em todas as partes do processo.

- Escreva e fale sobre coisas que você realmente ama e se importa.

- Pesquise muito sobre o programa e como ele funciona.

- Peça a opinião de pessoas que são do seu convívio social sobre as suas criações durante o formulário.

- Durante a entrevista, tente se acalmar! A entrevista é muito mais como uma conversa do que uma entrevista de emprego.

- Pesquise sobre os valores da LALA e o que eles buscam nos seus candidatos.

- Não tenha medo de citar e escrever sobre suas conquistas!

Essas são algumas das diversas dicas que não só eu, mas vários ex-alunos poderiam te dar. A boa notícia é que o programa ainda está recebendo inscrições até o dia 31 de março de 2019! Mas se você perdeu essa data, fique tranquilo(a) que eles abrem as inscrições novamente no final do ano.

Eu realmente espero que o meu relato tenha te inspirado para que você se inscreva nessa oportunidade incrível! Com certeza, a LALA vai mudar a sua vida!

Abraços,

João Fray

Embaixador 2019 — Itapira/SP

E-mail: joaofraya@gmail.com

--

--