Programação Científica

Ana Thommen
InspiraSonho
Published in
2 min readJun 1, 2020

Ao ingressar no ensino médio em uma escola técnica, fui introduzida à lógica de programação durante o meu primeiro ano lá. Após conhecer a base da área de Ciência da Computação e me apaixonar por ela no meu primeiro ano, passei a procurar atividades fora da sala de aula relacionadas à programação.

A partir dessa busca, consegui descobrir no meu segundo ano do ensino médio (2018), a programação competitiva e as oportunidades que ela tem a oferecer. Inicialmente, treinava para competições de programação de maneira independente. No entanto, no segundo semestre de 2018, dois professores da minha escola passaram a oferecer um curso com foco nessa área, e eu, muito empolgada, me inscrevi imediatamente. Após ingressar nele, continuei praticando fora da sala de aula e os resultados foram chegando aos poucos.

Entre as experiências que pude vivenciar graças à programação competitiva,
destaco minha participação na CRIA 2018 (Copa Rio Info de Algoritmos). Ao ficar entre os três primeiros colocados da primeira fase da competição, representei minha escola e o Rio Grande do Norte (meu estado) na sua segunda fase realizada no Rio de Janeiro, com todas as despesas pagas. Além de fazer a prova, ganhei o credenciamento para a Rio Info 2018,
evento de negócios e de TI (Tecnologia da Informação) e ainda pude conhecer um pouco da cidade nos momentos vagos.

Outra competição da qual gostei muito de participar foi a OBI (Olimpíada Brasileira de Informática). Apesar de não ter obtido um resultado espetacular nela, pude aprender bastante resolvendo (ou, em alguns casos, tentando resolver) as questões das provas (a olimpíada possui três fases, ou seja, três provas: a local, a estadual e a nacional). Com a programação competitiva, noto que os problemas virtuais que resolvo podem me ajudar (e já me ajudaram) a resolver impasses reais. Acredito muito no impacto que
essa área da computação pode causar em qualquer indivíduo, visto que ela treina, essencialmente, a capacidade de resolução de problemas, habilidade fundamental para os jovens do século XXI.

Para os que se interessam por essa atividade, minha maior dica é: PRATIQUEM! Estudar a teoria é essencial, mas os conteúdos só costumam ser fixados após uma série de problemas resolvidos (ou, pelo menos, tentados). Além disso, é importante consultar as ferramentas das competições e tentar ao máximo dominar os conteúdos contidos nela.

Algumas oportunidades relacionadas à programação competitiva
● OBI (Olimpíada Brasileira de Informática);
● CRIA (Copa Rio Info de Algoritmos);
● Google Kickstart;
● Google Code Jam;
● Maratona de programação — ICPC (para estudantes universitários);
● Maratonas de programação locais: vários(as) estados/cidades/escolas organizam suas próprias competições de programação

Alguns sites que já usei/uso e que podem ajudar no aprendizado de lógica de
programação:
● URI Online Judge
● CodCad
● Neps Academy
● CodeForces

Texto escrito por: Ana Ribeiro

--

--