Simulações Modelo ONU

Ana Thommen
InspiraSonho

--

O ano era 2018. Lembro de entrar na sala com um frio na barriga mal sabendo o que iria acontecer. Segurava a identificação com letras brilhantes que formavam a palavra Brasil. Pediram que eu levantasse. Eu deveria fazer o discurso inicial. Me atrapalhei com as palavras, porém aquele dia cheio de discursos, moções, acordos, amizades feitas e muito aprendizado acabou sendo incrível.

Mas para você que não tem ideia do que eu acabei de contar, eu explico. Essa experiência incrível que eu relatei anteriormente, é conhecida como simulação modelo ONU. Explicando melhor, o intuito das simulações modelo das Nações Unidas é expor os jovens a um ambiente de diplomacia para que experimentem na prática como funciona a política internacional. Assim, ocorrem pequenas reuniões onde é trabalhada a negociação, buscando defender os pontos de vista e ideais do país que você representa. Além disso, estratégias para tentar solucionar os conflitos existentes também fazem parte do papel de um delegado.

A estrutura da simulação é simples e funciona da seguinte forma: Existem diferentes comitês (normalmente pequenos órgãos integrantes das Nações Unidas) que abordam diversos temas e dentro do seu comitê, você acaba tendo que representar e defender os ideais do país que te foi designado . Dando um exemplo, na minha última simulação, fiz parte da Comissão de Direitos Humanos, com a temática de intolerância religiosa no século XXI e fui delegada dos Estados Unidos da América.

Simular, tem sido uma ótima experiência para mim. Desenvolvi diversas habilidades como oratória, a arte de negociar e argumentar e algo que no início foi um desafio, mas depois de um tempo simulando percebi que era uma das melhores partes: Defender coisas que não faziam parte das minhas crenças pessoais. Creio que a simulação além de me ajudar no desenvolvimento pessoal, me fez enxergar o mundo de forma mais humana e me fez querer entender cada vez mais realidades de outros países e as questões que assolam o mundo. Sou muita grata por ter tido a oportunidade de participar de eventos assim e incentivo a todos que experenciem ao menos uma vez o que é simular.

Se você adoraria participar de uma simulação, mas não sabe como, nesse período de pandemia existem vários projetos desse tipo ocorrendo online e que são ótimas oportunidades para um primeiro contato com as simulações. Um exemplo, é o GlobalMun que seguidamente divulga as suas simulações no instagram, sendo aberto para qualquer pessoa que tiver interesse. Ah, outra coisa, ficar nervoso(a) na primeira vez que você vai simular é normal, mas não deixe esse medo te impedir de viver essa experiência única. Espero que esse texto tenha motivado você a desenvolver as suas habilidades diplomáticas nas simulações e te prometo que você não irá se arrepender de participar!

Texto escrito por: Ágatha Crestani

--

--