Você não precisa abraçar o mundo para ser um protagonista juvenil

Raphaele Godinho
InspiraSonho
Published in
3 min readAug 24, 2018

Agora eu gostaria que você lesse isso com toda a calma existente em seu coração e que abrisse sua mente o máximo que conseguisse. Não vá se assustar, em? Eu sei que é complicado, mas podemos encarar essa realidade todos juntos, certo? Então vamos lá. Um, dois, três. Eis aqui uma verdade irritante para alguns e traumatizante para outros: você não precisa abraçar o mundo para ser um protagonista juvenil. Já pode voltar a respirar no mesmo ritmo novamente, mas mantenha a mente aberta, pois esse tema não é lá muito fácil de encarar.

Não precisa chorar nem parar de ler o texto, só vamos reconhecer os fatos, certo?

Nós sabemos que isso é verdade, e talvez essa seja a pior parte. Nós sabemos que não precisamos passar em todos os programas o tempo todo, nem que precisamos ganhar todos os prêmios e concursos, mas mesmo que inconscientemente nós desejamos isso, e pior: nós ficamos muito decepcionados com nós mesmos quando não conseguimos algo. E está tudo bem, porque isso é normal. É normal querer muito alguma coisa, se dedicar por ela e se chatear quando ela não dá certo. Mas isso não é o fim do mundo.

Não importa se você já viajou para representar seu estado, se você ganhou uma bolsa de estudo no exterior, nem se você somente faz ações pequenininhas no seu bairro ou na sua cidade: você será um jovem protagonista. Ser um jovem protagonista não tem a ver com quantos títulos você tem, não tem a ver com quantos lugares você já conheceu, com quantas línguas você fala, nem com quanta experiência você tem: ser um jovem protagonista tem a ver com querer mudar o mundo do jeito certo, tem a ver com tomar as rédeas da situação e fazer a diferença, e isso meus amigos, todos nós fazemos, aqueles que nunca saíram de suas cidades e participam de programas pequenos até aqueles que já tem uma coleção de títulos que muitos de nós demoraríamos 40 anos para colecionar.

“Seja a mudança que você quer ver no mundo”. A frase é de Gandhi, mas Selena ficou lindíssima repetindo!

Você precisa se aprimorar sim, não ache que meu discurso é contrário a isto, mas se, por algum motivo, você não conseguir, não tem o menor problema. Também não tem o menor problema não conquistar determinadas coisas por vontade própria, dê tempo ao tempo e o mais importante: faça aquilo que você quer fazer. Canso de ver estudantes que me pedem ajuda para redação X ou Y, não porque amam o tema, a ideia de protagonismo ou querem de fato mudar algo, mas por conta da viagem ou simplesmente para usar do título. Assim como você não precisa ser selecionado em tudo, você também não precisa obrigatoriamente participar de tudo se não quiser.

Além disso, pense em qualidade e não em quantidade, isso não vale só para coisas como trabalho remunerado ou amigos próximos, mas vale para a nossa suada vida de protagonistas juvenis. Não abrace mil projetos se seus braços só aguentam que você abrace, sei lá, uns quinhentos. Você não precisa estar em tudo o tempo todo, você pode descansar e focar no que tem agora, e isso, ao contrário do que sua mente pode te dizer às vezes, não é problema algum.

Se envolver em muitos projetos pode te deixar meio Lorelai Gilmore, e isso talvez não seja tão saudável…

Resumo da ópera: seja protagonista com o seu coração, não seja pela coleção de títulos, nem pela falsa obrigação. Das ações pequenas até às grandes, faça com amor, e abrace o que aguentar, isso sim fará de você um jovem protagonista.

O amor deve mover nossas ações protagonistas

--

--