O que é a Taxa SELIC? Porque ela te afeta?

Willian Ruivo
Instituto Empresarial
2 min readJul 12, 2018

A Taxa Selic é a taxa de juros paga pelo governo federal para pegar “emprestado” o dinheiro das pessoas e empresas, através de suas Letras e Títulos do Tesouro. É também chamada de taxa básica de juros, pois ela indexa direta ou indiretamente o preço do dinheiro na economia Brasileira.

Como o governo é tido como um dos pagadores mais confiáveis na maioria dos países, a taxa que ele paga de juros acaba sendo a taxa de menor risco, portanto alguém decidindo aonde alocar seu recurso, só emprestaria para outra pessoa ou empresa se esta pagasse uma taxa maior que a SELIC, ou bem maior.

Para se ter uma ideia do quanto é alta a taxa de juros básica brasileira, a taxa do Estados Unidos fica em torno de 0,25% a 0,75% a.a., enquanto no Brasil, a menor taxa das últimas décadas é a atual, 6,5% a.a..

Ou seja, a taxa mais barata de nosso “mercado de dinheiro” é cerca de 13 vezes maior que a taxa americana. Então é esperado que todo o resto do mercado de crédito seja bastante inflado, já que para emprestar com maior risco o credor irá provavelmente pedir facilmente o triplo e mais do que a taxa SELIC.

A taxa Selic afeta sua vida pessoal, seu trabalho, sua empresa. Pois quanto menos dinheiro disponível na economia para investimento, maior será a taxa de juros que você paga na compra de um eletrodoméstico, imóvel ou carro, e maior a taxa para as empresas, dificultando o empreendedorismo, a modernização de nossas empresas, a produtividade, e assim por diante.

Contudo, a taxa básica é um dos principais instrumentos disponíveis para a o Banco Central regular a economia, quanto maior a taxa de juros menor a expectativa de inflação, devido ao seu efeito de frenagem no consumo. A inflação é uma maiores males para a estabilidade da economia. Então, apesar da taxa de juros de ser um remédio ruim, o descontrole da inflação é ainda pior.

O ideal é que tenhamos um superávit fiscal, com aumento das reservas nacionais e consequente menor necessidade do governo em obter dinheiro de terceiro e oferecendo risco menor. Deste modo é possível a queda de juros e manutenção da inflação em patamares sustentáveis.

--

--

Willian Ruivo
Instituto Empresarial

Empreendedor - Administrador - Mestrando em Economia - Especialista em Estratégia, Marketing e Inovação - Entusiasta de tecnologia