177 MULHERES SÃO ESPANCADAS POR HORA NO BRASIL

Redação — Instituto Mosaico
Instituto Mosaico
Published in
2 min readSep 25, 2019

Por Dercinei Figueiredo

Foto: Ikon Republik, Canva

Sábado passado a Cristiane rolou escada a baixo — sim, eu sei que ninguém rola escada a cima, mas obrigado por seu sarcasmo — no prédio onde cursa uma sedutora, encantadora e estimulante pós-graduação em contabilidade. Nada de mais grave aconteceu. Contudo o resultado é que ela está com o lado direito do rosto igual a de uma lutadora de MMA. Lutadora que apanhou todos os rounds, e perdeu por pontos.

E aí, as piadinhas são inevitáveis. Como jamais toquei em uma mulher contra a vontade da mesma. Como jamais tive relações sexuais com uma mulher sem o consentimento da mesma. Como jamais surrei uma mulher… nenhuma mulher apanha feito um Judas em Sábado de Aleluia porque deseja ou permite. E como a CriX é, excepcionalmente, uma mulher que nunca sofreu quaisquer violências físicas, essas “brincadeiras” não nos ofenderam.

Entretanto, deveriam nos causar mal-estar, deveriam nos incomodar. Não deveria ser motivo de piada e brincadeira, enquanto 177 mulheres são espancadas por hora no Brasil, 42% das vezes em casa, e 24% das vezes pelo marido ou namorado. Alguém, e ninguém fez isso, deveria ter chamado a CriX em particular, e perguntado: “Querida, o que realmente aconteceu? Alguém fez isso com você? O Dercinei bateu em você?”.

Hoje a CriX chegou atrasada à empresa. Às 08:33 h ela enviou-me a seguinte mensagem: “Mo cheguei… Ninguém percebeu!” E eu respondi: “Não sei se isso é para comemorar ou para lamentar!” E ela: “Pois é…” Em briga de marido e mulher, meta a colher. Não importa quem é a mulher. Não importa quem é o marido. Repare. Importe-se. Pergunte. Intervenha. E se, por qualquer razão, não puder fazê-lo, procure ajuda.

Dercinei Figueiredo

Muitos foram os meus fazeres ao longo dos últimos 52 anos, mas o fazer pastoral é minha vocação hegemônica. É isto que vocês lerão aqui no MOSAICO: o olhar de um pastor artesanal com 26 anos de saberes sobre os movimentos e os engajamentos da fé, da esperança e do amor na vida e para o viver.

--

--