ENTRE NOTÍCIAS E FATOS ALGUNS PREFEREM AS MENTIRAS

Redação — Instituto Mosaico
Instituto Mosaico
Published in
2 min readJan 31, 2019

Por Valdemar Figueredo (Dema)

O discurso de Barack Obama sobre anti-intelectualismo e promoção do politicamente incorreto não é novo. Mas, como podemos constatar, é atualíssimo entre nós. Não sabemos se alenta ou assusta o fato de que o fenômeno político brasileiro contemporâneo é um efeito RETARDADO da política estadunidense. Dias terríveis de inversão dos valores democráticos em que ditos patriotas se satisfazem com a indústria da pós-verdade.

A pós-verdade é uma religião que não se baseia na razão nem na fé. A pós-verdade alimenta-se da mentira para gerar ativistas cheios de ódio. A pós-verdade não é uma religião do livro, prefere vídeos espetaculosos com linguagens inflamadas. O culto dessa expressão religiosa acontece com a violência como liturgia. A crença de que a santidade se adquire com derramamento de sangue.

A tacanha leitura da realidade baseada em slogans pode gerar pessoas convictas, obstinadas, fanáticas e irônicas. Não obstante, as tais pioram como pessoas e se tornam cúmplices de sistemas tirânicos em que a lei maior é a vingança.

Barack Obama foi muito feliz na sua fala.

De onde vem essa pressão de anti-intelectualismo?

Na política e na vida, a ignorância não é uma virtude.

Não é legal não saber do que você está falando.

Isso não é desafiar o politicamente correto.

A REJEIÇÃO DE FATOS, A REJEIÇÃO DA RAZÃO E DA CIÊNCIA…

Esse é o caminho para o declínio!

Valdemar Figueredo (Dema) Professor, escritor, pastor e editor do Instituto Mosaico. Doutor em Ciência Política (IUPERJ) e doutorando em Teologia (PUC-RJ)

Opinião política. Siga no Twitter: @ValdemarDema2

Vídeos. Inscreva-se no canal: https://www.youtube.com/channel/UC_cKKTKKmoLk7Ax-aFKLPNQ

--

--