LEMBRANDO QUE A FUNAI FOI ENTREGUE A PASTORES: Crianças Yanomami morrem de desnutrição e malária no Brasil

Redação — Instituto Mosaico
Instituto Mosaico
Published in
2 min readJan 23, 2023

Por Vínicius Cordeiro

Foto: Reprodução

LEMBRANDO QUE A FUNAI FOI ENTREGUE A PASTORES e retirada da tutela do ministério da justiça, para o ministério comandado pela evangélica Damares. Mas esse processo começou ainda no governo Temer, quando entregou o comando da FUNAI ao PSC, em 2017, pro pastor Toninho Costa, batista, ligado ao deputado Marco Feliciano e um diretor também evangélico, general, tirando funcionários de carreira.

Essa tragédia aprofundou-se no governo Bolsonaro, como pode se ver, do relato de Bruno Pereira, assassinado por grileiros — que se dizem ruralistas.

Esses fatos envolvendo os Yanomanis conta, além da omissão e participação da ministra Damares, da participação do general Mourão, que entrevista em abril de 2022, disse que os fatos sobre os indígenas eram exagerados, e mesmo tendo sido procurado, nada fez.

A fiscalização do IBAMA foi desmontada nos últimos 3 anos, e vimos a ação crescente de garimpeiros poluindo rios, matas.

Não suficiente, Bolsonaro editou medida durante a covid com 18 vetos, entre os quais, ações que garantiam ajuda universal de água e alimentação e saúde aos indígenas. O ministro Queiroga da saúde nada fez nos últimos 2 anos, mesmo sendo crescente a mortalidade entre crianças indígenas e idosos.

Muita gente vai ter que prestar contas à Justiça Brasileira. Mas a Deus também. Espero que alguns queridos equivocados irmãos que não tem ideia da maldade desta gente, entenda como foram iludidos com o discurso moralista fajuto, e o anticomunismo de araque.

Vínicius Cordeiro

Advogado, Secretário Municipal de Proteção e Defesa dos Animais na Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Vice-Presidente nacional e Presidente do Partido Avante/RJ

--

--