Maria, mãe de uma criança com necessidades específicas

Redação — Instituto Mosaico
Instituto Mosaico
Published in
3 min readDec 24, 2017

Canto de Natal

Diante da recusa da agência de modelos que alegou que não estava procurando crianças com necessidades especiais, a mãe de Asher, a norte-americana Meagan Nash, fez uma campanha expondo a descriminação das das agências de publicidade. O resultado foi surpreendente. Foto: Reprodução/Facebook

A minha alma engrandece ao Senhor

Entre tantas Marias não me confundiu

A minha alma engrandece ao Senhor

Num dia normal, o meu caminho obstruiu

O meu espírito se alegrou em Deus

Surpreendeu-me com a notícia boa

O meu espírito se alegrou em Deus

Inclinou-se sem receio de cair a coroa

Contemplou-me na minha humildade

Exaltou gente acostumada a ser esquecida

Contemplou-me na minha humildade

Aguçou as esperanças adormecidas

Todas as gerações me considerarão bem-aventurada

Porque Deus tomou a iniciativa de uma conversa franca

Todas as gerações me considerarão bem-aventurada

Pois diante da humildade os arrogantes se espantam

Mãe de uma criança com necessidades específicas se considera comum

Corre nas noites frias quando a saúde do rebento sofre ameaças

Mãe de uma criança com necessidades específicas se considera comum

Rompe com todas as convenções previsíveis das massas

Mãe de uma criança com necessidades específicas pergunta até quando

Quando a saudade doída brotará

Mãe de uma criança com necessidades específicas pergunta até quando

Quando a salvação de Deus romperá

Filho do meu ventre que me encheu o peito de seiva

Nascido frágil sem que eu possa protegê-lo do mundo mal

Filho do meu ventre que me encheu o peito de seiva

O amarei tanto que nunca me ressentirei do “anormal”

Já que as suas misericórdias duram para sempre

Amanhã estarei serena nos seus braços

Já que as suas misericórdias duram para sempre

Não alimentarei pensamentos drásticos

Bendito o fruto do meu ventre

Alimentado pelo frágil cordão umbilical

Bendito o fruto do meu ventre

Para quem canto acalanto e componho madrigal

Sou mãe de uma criança especial

Aprendi a reconhecer outras temporalidades

Sou mãe de uma criança especial

Quedo-me à profundidade da espiritualidade

Jesus quebrou todas as minhas expectativas de um filho

Como eu poderia imaginar a excepcionalidade?

Jesus quebrou todas as minhas expectativas de um filho

É a partir dele que hoje olho para a humanidade

O menino excepcional não suportaria uma mãe especial

Sou apenas mais uma Maria em ação

O menino excepcional não suportaria uma mãe especial

Maria ao seu dispor, prostrada em oração

A minha alma engrandece ao Senhor pelo acolhimento

Isabel, Zacarias, José e outros tantos

A minha alma engrandece ao Senhor pelo acolhimento

Fui consolada e ajudada pelo Espírito Santo

Engravidar das ideias de Deus

Conviver com as consequências

Engravidar das ideias de Deus

Duvidar das evidências

Deus poderoso, a prima preparou um chá de hortelã

Entra, senta e bebe

Deus poderoso, a prima preparou um chá de hortelã

Sou Maria, a que serve

Que se cumpra em mim conforme a sua palavra

Prefiro a instabilidade da fé à certeza dos omissos

Que se cumpra em mim conforme a sua palavra

Plainar na leveza do Espírito para cumprir meu compromisso.

Valdemar Figueredo (Dema). Professor, Escritor e Diretor/Editor do Instituto Mosaico. Doutor em Ciência Política (IUPERJ) e doutorando em Teologia (PUC-RJ)

--

--