PAUL SINGER: UMA GRANDE REFERÊNCIA PARA JUDEUS DE ESQUERDA

Redação — Instituto Mosaico
Instituto Mosaico
Published in
2 min readApr 18, 2018

Por Guilherme Cohen

Foto: Divulgação

Conheci Paul Singer no movimento juvenil judaico sionista-socialista Habonim Dror. Em conversas com os nossos madrichim (monitores), mas principalmente em textos do próprio Singer, descobri nele um judeu, orgulhoso de sua identidade, socialista e muito preocupado com o avanço do antissemitismo em todo o mundo.

Paul Singer e sua família emigraram para o Brasil em 1940 fugindo do nazismo em seu país recém-anexado por Hitler. Seu contato com o judaísmo brasileiro se deu através da Congregação Israelita Paulista (CIP). Em meados de 1948, ano da fundação do Estado de Israel, Singer se engajou no Partido Socialista Brasileiro e também no Dror, onde conheceu Bernardo Cymeryng, uma das grandes lideranças do movimento naquela época.

Para além de uma atuação muito intensa no Dror, Singer se engajou na política brasileira. Em 1953, foi um dos líderes da greve dos 300 mil, que durou quase um mês, participou da fundação do PT em 1980, junto com outros intelectuais como Perseu Abramo e Plínio de Arruda Sampaio e também foi um dos precursores do conceito de economia solidária no país, baseada na produção com autogestão.

Após a sua morte, eu disse que cada vez tenho mais orgulho de ter me formado no mesmo movimento juvenil que ele. Transcrevo aqui algumas lindas palavras de Singer sobre a importância do movimento em sua vida.

“O Dror foi responsável pela minha formação intelectual questionadora e crítica, definiu meu destino, fazendo de mim quem me tornei, pois quando sai de lá já estava formado politicamente e isso foi graças ao movimento e seus membros mas, especialmente, a Bernardo Cymeryng.”

Enfim, a história de Paul Singer é uma grande referência para os judeus de esquerda, que hoje são questionados o tempo todo sobre a contradição de militar na esquerda sendo judeu. Paul mostra que não há contradição nenhuma nisso. Eu, como judeu, sionista e de esquerda, me inspiro no exemplo dele para seguir em frente em busca de um mundo melhor.

Descanse em paz Singer, e muito obrigado!

Guilherme Cohen

Graduando em Psicologia, militante dos direitos humanos e juventude. Integrou desde cedo o movimento juvenil judaico Habonim Dror e atualmente é assessor do Deputado Federal Jean Wyllys (Psol-RJ).

--

--