SERENIDADE É PARA OS FORTES!

Redação — Instituto Mosaico
Instituto Mosaico
Published in
2 min readJan 15, 2020

Por Valdemar Figueredo (Dema)

Foto: Norberto Bobbio, Divulgação

Embora Bobbio não estivesse tratando sobre os ambientes das redes sociais da Internet, suas assertivas ajudam-nos a clarear o tema em tela.

Vivemos numa era digital de superexposição em que predomina o show do Eu. A vida vivida como narrativa. Diário com chave é para os fracos. Os diários são escancarados para o grande público em tempo real. Notas no blog, fotos no Instagram, vídeos no canal do YouTube, opiniões no Twitter e um pouco de quase tudo no Facebook.

O EU é a grande estrela de uma vida editada para ser assistida.

A vida privada tem paredes de vidros sem cortina. Tudo é do interesse do público, principalmente a vida privada.

Paula Sibilia foi muito feliz no título do seu livro: O show do Eu: a intimidade como espetáculo.

O trabalho empírico de Paula Sibilia mostra-nos o quanto na contemporaneidade a vida íntima é ficcionalizada e midiatizada. O saber do uso não passa apenas pela capacidade técnica do manuseio, mas sobretudo pela capacidade ética do discernimento.

Diríamos que a discussão teórica de Bobbio sobre a distinção entre virtudes fortes e fracas vai ao encontro dos contornos apresentados por Paula Sibilia sobre os aspectos éticos das sociedades performáticas. Em síntese, um glossário do que disse Bobbio:

Arrogância, a opinião sobre si mesmo maximizada.

Insolência, a arrogância ostentada.

Prepotência, abuso de potência ostentada e exercida.

Serenidade, aquele que deixa o outro ser o que é, ainda que o outro seja o arrogante, o insolente, o prepotente (BOBBIO, 2002, p. 40).

É possível confundir serenidade com fraqueza ou passividade. Mas, segundo Bobbio e tantos outros e outras que conhecemos, serenidade é para os fortes!

BOBBIO, Norberto. Elogio da serenidade e outros escritos morais. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

SIBILIA, Paula. O show do Eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2016.

Valdemar Figueredo (Dema). Editor do Instituto Mosaico, professor universitário e pastor batista. Doutor em Ciência Política (IUPERJ) e em Teologia (PUC-RJ).

Twitter: @ ValdemarDema2

www.institutomosaico.com.br

--

--