Somos Todos Iguais

Redação — Instituto Mosaico
Instituto Mosaico
Published in
2 min readAug 8, 2017

Não podemos desqualificar o outro porque ele tem um pensamento ou a cor da pele diferente da nossa

Gravura de Geoff Mcfetridge

Tornou-se viral um vídeo que tem como título “Ninguém Nasce Racista. Continue Criança.” O objetivo era fazer com que as crianças lessem para uma mulher negra palavras e frases de cunho racista. Essas palavras foram retiradas das redes sociais, onde pessoas foram vítimas do preconceito. As crianças, que na sua maioria eram negras, não conseguiram falar, pois muitas tinham sofrido os mesmos ataques.

É inacreditável que, em pleno século 21, pessoas tenham atitudes tão abomináveis e aviltantes em relação ao seu próximo. Muitos sofrem violências físicas ou verbais por causa da sua cor, sua ideologia, sua opção religiosa ou sua sexualidade.

Na época de Jesus não era diferente. O preconceito era muito presente e real. Ele mesmo sofreu na pele a discriminação. Como não seguia os padrões religiosos do seu tempo, foi vítima dos intolerantes e invejosos. Sofreu ataques físicos e verbais.

Na sua época, a mulher era discriminada. Não tinha voz. Sofria calada. Um dia, Jesus encontrou com uma mulher samaritana à beira de um poço. Judeus não falavam com os samaritanos. Nesse encontro, Jesus quebra as barreiras raciais, religiosas, políticas e se aproxima dessa mulher de forma amorosa e respeitosa. Ele dá voz a essa mulher. Ele a valoriza.

Jesus, a face humana de Deus na terra, nos ensina que não importa a cor da pele, se eu pratico alguma religião ou não, o partido que eu defendo ou a forma como eu expresso a minha sexualidade, somos todos iguais. Fomos criados a sua imagem e semelhança.

Somos todos objetos do seu imenso amor.

Na sua simplicidade e ternura, Jesus ensinou que devemos amar o nosso próximo como amamos a nós mesmos, e que devemos fazer com os outros apenas aquilo que gostaríamos que fizessem conosco.

O grande desafio desse tempo é aprender a conviver com as diferenças. Não podemos desqualificar o outro porque ele tem um pensamento ou a cor da pele diferente da nossa. Foi isso que Jesus fez na sua caminhada. Ele soube se relacionar, amar e respeitar a todos. Parafraseando o título do vídeo, podemos dizer; “Ninguém Nasce Intolerante. Afinal, Somos Todos Iguais”.

Vicente Santarém é jornalista e pastor

--

--