#13 Nós por nós — Samuel Santana

Paola R. Fernandes
Instituto Taqtile
4 min readAug 19, 2022

--

1. Me conte um pouco sobre você..

Me chamo Samuel, tenho 20 anos, sou de Itapecerica da Serra, faço curso de analise e desenvolvimento de sistemas pela Fatec. Meu primeiro contato com programação foi em 2019, na Etec em Embu das Artes, mas depois trabalhei como porteiro e assistente administrativo. Agora (2022) é que estou trabalhando na área e aprendendo cada vez mais.

2. Há quanto tempo está no Instituto?

Uns 7 meses

3. Como conheceu a gente?

Através de um professor meu da Etec de Embu, o qual me falou sobre a oportunidade e me proporcionou o contato com o Yugo Miyahara.

4. Quais atividades desempenha aqui?

Sou desenvolvedor front-end.

“Um meme que te representa”

5. Como é um dia típico seu?

Eu normalmente acordo por volta das 7:00, 8:00, tomo café e já vou pro PC. Estudo alguma coisa até a hora da Daily e, depois de alinhar o que será feito, começo as tarefas do Instituto. Paro por volta de 12:00, 13:00 para almoçar, dou uma pausa e logo depois volto a fazer as tarefas. Em dias comuns eu paro por volta das 17:00 para ir à faculdade, mas nas férias ou quando não tem aula aproveito para assistir alguma série, jogar algo ou aprender alguma coisa diferente.

6. Quais coisas te fazem realmente feliz?

No geral novas experiências como aprender coisas novas e se superar, comer comidas diferentes, conhecer novas pessoas e conhecer novos lugares (principalmente esse último).

7. E o que mais te incomoda?

Pessoas que acreditam serem donas da razão, que estão certas o tempo todo e que não escutam as outras.

8. Quem/o que mais te inspira?

Histórias de superação, pessoas esforçadas e dedicadas, que fazem bem seu trabalho, bons profissionais e referências na área.

9. O que você pensa que as pessoas pensam sobre você?

Acho que principalmente ao me conhecerem devem me achar meio tímido e na minha, mas com o tempo isso tende a mudar para alguém que é mais brincalhão e que gosta de conversar.

Texto e ilustração por Davi Batista

10. Conte uma coisa sobre você que poucas pessoas sabem

Eu comecei a estudar música e ler partitura com 7 anos e depois aprendi a tocar flauta transversal.

11. Qual é o seu sonho?

(Pode ser um sonho atual ou o sonho da sua vida, ainda que pareça distante)

Ser um bom profissional, referência na área, compartilhar conhecimento e conhecer vários lugares e culturas diferentes no mundo.

12. Que livro/filme/série marcou sua vida? E por quê?

Hmm, não sei bem se tenho uma cena assim que tenha me marcado ou se é apenas minha memória falhando (isso acontece com certa frequência, kk), mas sou muito muito fã de Harry Potter 💜.

13. De que forma o Instituto impacta sua vida?

O Instituto surgiu na minha vida em um momento muito oportuno, onde eu estava em dúvida de que área seguir e se desenvolvimento era realmente pra mim. Mas com essa oportunidade pude me desenvolver de uma forma que nem imaginava, aprendendo coisas novas todos os dias e me superando, tendo direcionamento das coisas que ainda faltam estudar e por quais caminhos ainda posso evoluir em direção ao meu objetivo. Vejo o Instituto como uma oportunidade única que eu estou tendo de me desenvolver, não só em habilidades técnicas, como pessoais e que vão me agregar muito como profissional e pessoa.

14. Se você fosse dar um conselho para o seu eu do passado, qual seria?

Foque o quanto antes em se desenvolver, tenha perseverança e não desista de estudar algo por que no começo pode ser difícil ou alguém tenha dito que você não conseguiria.

15. Qual dica você daria para quem deseja fazer parte do Instituto?

Se esforce, se dedique, dê o seu melhor e tenha paciência. Com esforço e dedicação, o conhecimento virá.

Conecte-se com o Samuel no LinkedIn 🌐

--

--